Prêmio

Poetisa norte-americana Louise Gluck ganha Nobel de Literatura

Louise Gluck é também professora de inglês e já publicou 12 coleções e alguns ensaios individuais de poesias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Louise Gluck já recebeu outros prêmios
Louise Gluck já recebeu outros prêmios ( Louise Gluck )

Estocolmo - Louise Gluck, poetisa norte-americana, venceu o Prêmio Nobel de Literatura de 2020. O prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,1 milhão de dólares) foi criado pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel e é entregue desde 1901 por conquistas nas áreas das ciências, literatura e paz, de acordo com a vontade de Nobel.

O prêmio foi concedido, segundo a Academia Sueca, pela "sua inequívoca voz poética, que com austera beleza torna universal a existência individual". Nascida em 1943 em Nova York, Louise mora em Cambridge, Massachussets (EUA) e é professora de inglês. Ao todo, a norte-americana publicou 12 coleções e alguns ensaios individuais de poesias em sua carreira.

Desde 1901, o Nobel de Literatura premiou 117 escritores em 113 edições. Em quatro delas, dois nomes foram anunciados como vencedores no mesmo ano. Apenas 16 dos laureados são mulheres ao longo da história.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.