Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Visita técnica ao Porto

Alunos da Faculdade de Negócios Faene, dos cursos de graduação em Administração e de Logística e, também, dos cursos de pós-graduação em Logística e de Logística Portuária, estiveram nas dependências do Porto do Itaqui, para uma visita técnica, acompanhados de três professores da instituição. O cronograma de visitas técnicas está sendo retomado neste início de outubro, depois de uma pausa por causa da pandemia do novo coronavírus.

FLÁVIA BITTENCOURT cumpre nesta quarta-feira uma agenda afetiva e especial: a cantora vai fazer a entrega das doações de 10 cadeiras de rodas a portadores de deficiências contemplados pela Live Solidária e Inclusiva que a cantora promoveu recentemente. Com transmissão via YouTube, a Live teve além de show da cantora e músicos convidados, algumas participações especiais de diversos artistas portadores de deficiências. Os participantes mostraram a beleza de suas respectivas atividades artísticas e o evento serviu para dar protagonismo e visibilidade para a arte produzida por pessoas portadoras de deficiências. Na foto, Flávia Bittencourt entre a violonista Thaynara Oliveira e o músico Jean, que fizeram participações especiais na Live Solidária da cantora
FLÁVIA BITTENCOURT cumpre nesta quarta-feira uma agenda afetiva e especial: a cantora vai fazer a entrega das doações de 10 cadeiras de rodas a portadores de deficiências contemplados pela Live Solidária e Inclusiva que a cantora promoveu recentemente. Com transmissão via YouTube, a Live teve além de show da cantora e músicos convidados, algumas participações especiais de diversos artistas portadores de deficiências. Os participantes mostraram a beleza de suas respectivas atividades artísticas e o evento serviu para dar protagonismo e visibilidade para a arte produzida por pessoas portadoras de deficiências. Na foto, Flávia Bittencourt entre a violonista Thaynara Oliveira e o músico Jean, que fizeram participações especiais na Live Solidária da cantora

Bazar beneficente
Jacira Haickel (presidente do Conselho da Mulher Empresária) e Rosely Vieira (consultora de imagem e estilo) estão à frente do bazar beneficente que acontecerá neste sábado, no Blue Tree São Luís Hotel.
Mais de 300 peças, incluindo de marcas famosas, estarão à venda.
O público terá à disposição roupas, calçados e acessórios (bolsas, lenços, semi-joias, óculos escuros entre outros) em perfeito estado de conservação e por um preço bem especial.
Todo o valor arrecadado com as vendas será destinado à compra de caixas de leite em pó, a serem destinadas às instituições de proteção à infância.

“Pão” no Oito
A comédia “Pão com Ovo” aporta mais uma vez no Oito Bar, nos jardins do Blue Tree São Luís Hotel, na noite de hoje.
Depois de sete meses sem temporada aberta ao público, os atores estão em curta temporada em um novo formato, adaptado para um palco em um bar.
Indo para nove anos de sucesso e vista por mais de um milhão de espectadores, a comédia apresenta novos quadros e uma nova história.
Desta vez, Carlos Alberto, marido de Clarisse Milhomem, lança sua candidatura à prefeitura de São Luís e a socialite quer ser a primeira-dama da Capital.
O espetáculo conta sempre com a participação especial de um convidado.

Mascarado
Cinco pontos de um cenário no qual a hospitalização ajudaria Donald Trump a vencer a eleição:
1. Se Trump sair caminhando pela porta do hospital daqui a poucos dias e afirmar que nem doeu;
2. Se ninguém próximo a ele morrer ou tiver sintomas graves;
3. Se algum dos próceres da campanha democrata pegar covid-19 até a eleição. Se pegar, ajudaria parcialmente a absolver Trump por sua falta de cuidado;
4. Se, depois de sair do hospital, Trump parar de debochar do uso de máscaras e do distanciamento social;
5. Se inverter a lógica e copiar Bolsonaro. Às vezes, de boca fechada, é mais fácil ganhar uma eleição.

Mais eleitores que moradores
Levantamento do site G1 mostra que dos 5.560 municípios brasileiros 493 têm mais eleitores do que habitantes.
A defasagem mostra mais um prejuízo da pandemia: seria corrigido se o Censo 2020 tivesse acontecido, como inicialmente previsto.
Maetinga, que, segundo o IBGE, é a menor população da Bahia, tem 2.764 moradores e 7.175 eleitores.
Só perde para Rio do Meio (RN), que tem 2.088 moradores e 6.482 eleitores.

Operação de guerra
Definida pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral como “operação de guerra”, a distribuição de 19 milhões de itens de higiene e EPIs, que serão usados durante as eleições em todo o Brasil, envolve 140 carretas e 5 voos.
Só de álcool gel, são 2,1 milhões de frascos.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar uma grande dama de nossa sociedade: Dona Cacilda Bernardes Albuquerque, que está completando bem vividos 93 anos. A comemoração vai ficar restrita a um grupo de cinco amigas, suas vizinhas no Olho d´Água.

Dona Cacilda é mãe de Murilo, Vera, Fernando, Ana Lúcia e Antonio. E com o saudoso Francisco Albuquerque formou um dos casais mais presentes na vida social de São Luís. Juntos, percorreram o mundo visitando muitos países.

Quem circula desde ontem em São Luís é o vereador André Jardins, de Presidente Dutra, que está no pico da campanha tentando se reeleger para a Câmara Municipal daquela cidade. Ontem foi visto com amigos jantando no Cabana do Sol.

Um dado importante: André conheceu outro jovem político que está fazendo sua estreia como candidato a vereador de São Luís. Trata-se de Juninho Luang, que ouviu muitos conselhos do já experiente André.

Em Assis, no sábado, o papa Francisco assinou a sua terceira encíclica, Fratelli tutti. É dedicada à fraternidade e à amizade social.
Kleiton & Kledir lançam música nova na sexta-feira. "Uma canção de esperança no meio desta loucura que estamos vivendo", explica Kledir. Paz e Amor foi gravada junto com o MPB 4.

O mundo político maranhense foi surpreendido ontem com o teste positivo para Covid-19 feito pelo ex-governador e ex-senador João Alberto, que nesta eleição é candidato a uma cadeira de vereador em Bacabal, único cargo eletivo que ainda não ocupou.

No assunto: é claro que a corrente positiva é grande, tanto dos parentes e amigos quanto dos numerosos eleitores do veterano político, que torcem para que o vírus faça uma passagem rápida por ele e sem maiores consequências.

A celebração do Dia das Crianças em 2020 pode representar muito mais do que uma data especial para o varejo maranhense. É uma oportunidade fundamental para que os lojistas tentem recuperar parte dos graves prejuízos que tiveram ao longo deste ano complicado.

No Maranhão, o Dia das Crianças se apresenta como a primeira data comemorativa do ano em que a quase totalidade das lojas podem trabalhar sem as restrições impostas entre março e agosto à atividade comercial.

Homem, negro, casado, com 46 anos e ensino médio completo. Esse é o perfil médio dos candidatos a prefeito e vereador que disputam as eleições municipais deste ano em todo o Brasil. No total, há mais de 548 mil candidatos registrados para participar do pleito, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

No assunto: de todas as candidaturas registradas, 49,9% são de pessoas que se declaram pardas ou pretas. Juntos, pardos e pretos formam os negros, segundo classificação do IBGE. Já os brancos representam 47,8% do total. Além disso, 0,4% se declaram indígenas e outros 0,4%, amarelos.

A propósito: não há informação de raça de 1,6% dos registros. A proporção de candidatos negros nas eleições deste ano é a maior já registrada pelo TSE. Além disso, é a primeira vez em que os brancos não são mais de 50% dos candidatos.

Em tempo: os candidatos são predominantemente casados (51%), com ensino médio completo (38%) e com uma média de 46 anos. Em relação ao gênero, 67% são homens e 33% são mulheres.

DE RELANCE

Eleição e redes sociais
A disputa nos Estados Unidos é uma oportunidade para Facebook e Twitter provarem que aprenderam alguma lição sobre responsabilidade após um ano em que foram chamados à realidade por movimentos contra o racismo e discursos de ódio e por anunciantes que rejeitam suas marcas associadas a conteúdos tóxicos.

Eleição e redes sociais 2
Na semana que passou, a companhia de Mark Zuckerberg afirmou que apagou anúncios de campanha do presidente e candidato Donald Trump, que diziam que seu rival, Joe Biden, é “perigoso” para o país por querer permitir imigração maior. O gerente de produtos do Facebook, Rob Leathern, prometeu proibir anúncios que façam declarações prematuras de vitória ou que busquem deslegitimar a eleição.

Eleição e redes sociais 3
De promessas, o inferno virtual está cheio. A menos de um mês do pleito, os gestos das companhias do Vale do Silício são insuficientes para conter a desinformação. Enquanto o Facebook anunciava suas medidas contra alguns anúncios, o que se via nas redes nas 48 horas após o debate entre Trump e Biden era a disseminação de histórias falsas sobre a saúde do candidato democrata, incluindo propaganda enganosa promovida pelos republicanos e um viral no TikTok.

Eleição e redes sociais 4
Uma falsa história sobre Biden usando um fone de ouvido, durante o duelo na TV, na terça-feira, seguia ganhando força, com o slogan “Por que Sleepy Joe (Dorminhoco Joe, como Trump o chama no Twitter) não se compromete com a inspeção do fone de ouvido” tinha sido visto por mais de 250 mil pessoas. No TikTok, quem diria, plataforma chinesa que o presidente americano quer banir dos EUA, quatro vídeos que repetiam que Biden estava usando fone para trapacear acumularam meio milhão de visualizações.

Eleição e redes sociais 5
Antes do debate, executivos de Facebook e Twitter disseram ter revisado hashtags, trends e contas que poderiam violar as regras. Mas, ao que parece, não estariam controlando o monstro que elas próprio criaram. Uma comissão do Senado decidiu, por unanimidade, convocar os responsáveis de Facebook, Google e Twitter para questioná-los sobre suas medidas às vésperas da eleição.

Despertando fantasias
No Dia das Crianças, 12 de outubro, O Boticário quer encorajar a criatividade e o emponderamento. Além de proporcionar alegria para os pequenos, que é muito importante, o Boticário trouxe novas fragrâncias e outras novidades. Com a nova colônia Sophie Miraculous, da linha Sophie, a marca pretende incentivar o emponderamento feminino desde a primeira infância. Além disso, a nova colônia Poção da Força, lançada pela linha Dr. Botica, vem com a ideia de entusiasmar os pequenos a descobrirem sua força e serem emponderados.

Doação de máscaras
O diretor da Fiema, João Batista Rodrigues, acompanhado do diretor regional do Senai, Raimundo Arruda, e do superintendente da Fiema, César Miranda, representando Senai e Sesi, doaram 2 mil máscaras de tecido ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) para serem distribuídas no dia das eleições, 15 de novembro.

Doação de máscaras 2
As máscaras, fabricadas pelos alunos e instrutores das unidades do SENAI em São Luís, Bacabal e Imperatriz, foram doadas ao diretor geral do TRE, Gustavo Araújo Vilas Boas, que esteve na Casa da Indústria Albano Franco, juntamente com a secretária de Administração e Finanças do TRE, Débora Márcia Soares Veras, e o coordenador de Infraestrutura e Serviços Gerais da instituição, Arthur Milhomens Gualberto.

Para escrever na pedra:
“Não há um ponto fixo, parado, a ser alcançado, o que há é a prática para ser praticada, é a vida para ser vivida”. De Antônio Carlos Rocha, jornalista e escritor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.