Trânsito

Fiscalização eletrônica é instalada na Litorânea para inibir infrações

Equipamentos ainda não estão multando os condutores imprudentes de veículos, mas em 30 dias estarão; segundo a SMTT, mais fotossensores serão colocados em outras vias de grande fluxo, na capital maranhense

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Imprudências cometidas diariamente por muitos condutores de veículos comprometem a segurança nas vias de São Luís, em alguns casos resultando em acidentes graves e até com mortes. Para inibir esse tipo de ação e conter as infrações, os órgãos de trânsito, no momento, se utilizam da tecnologia. Ainda ontem estavam sendo instalados, ao longo da Avenida Litorânea, equipamentos de fiscalização eletrônica. Eles ainda não estão multando os motoristas imprudentes, mas em 30 dias estarão.

Radares foram instalados na orla das praias de São Marcos, Calhau e Caolho. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) informou que, por meio de um convênio com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os equipamentos de fiscalização serão instalados ao longo da Avenida Litorânea e em outras vias da capital, com grande fluxo de veículos, como Avenida dos Holandeses, Jerônimo de Albuquerque, Guajajaras e a Via Expressa.

Ainda segundo a SMTT, o objetivo dos novos equipamentos é reduzir acidentes causados pelo excesso de velocidade, garantindo um tráfego urbano mais seguro para condutores e pedestres. A velocidade limite marcada nos equipamentos será de 60 km/h, e serão diversos dispositivos em lugares estratégicos das vias, funcionando 24h por dia. Nos primeiros 30 dias, os radares estarão em fase de testes e não haverá autuações e multas aos condutores imprudentes.

Infrações no trânsito
Os frequentadores e comerciantes da Avenida Litorânea, denunciaram no mês passado algumas infrações no trânsito dessa via a O Estado. José Cícero, o JC, que possui um ponto comercial na localidade, ressaltou que há veículos, que transitam com velocidade acima de 150 km/h. “O carro passa com uma velocidade muito alta e não conseguimos nem observar a placa, principalmente no trecho da praia de São Marcos”, frisou JC.

Ele disse que não tem dia, nem hora para observar veículos transitando nesse ponto da cidade com uma velocidade acima do permitido, e acrescentou que existe a necessidade de fiscalização mais rígida dos órgãos competentes ou, até mesmo, a instalação de redutores de velocidade ao longo da via.

Ana Maria Silva é vendedora ambulante e trabalha há anos na praia, já presenciou acidentes de trânsito provocados por carros em alta velocidade. “Na hora de atravessar a via, o pedestre deve ter cuidado para não ser atropelado, porque os carros transitam com a velocidade acima da permitida, principalmente durante o período da noite”, comentou.

[e-s001]Retorno proibido
Na Via Expressa, diariamente condutores fazem retornos proibido e transitam com velocidade acima da permitida, que é de 60 km/h. O Estado identificou, ontem, três desses retornos irregulares ao longo da via, um deles em uma curva.

Os próprios motoristas são suspeitos de quebrar o meio-fio do canteiro central que divide as faixas, para construírem esses retornos, que contribuem para acidentes na área.

Fiscalização eletrônica
Foi no fim do ano de 2017 a Prefeitura de São Luís reimplantou o novo sistema de fiscalização eletrônica na cidade, monitorado pela SMTT, com o propósito de garantir uma maior segurança a motoristas e pedestres, além de organizar e controlar o trânsito nas vias.

Os novos fotossensores fazem a observação de ultrapassagem da velocidade permitida e o avanço do sinal vermelho nos pontos das vias Daniel de La Touche, Colares Moreira, Castelo Branco, São Luís Rei de França, Carlos Cunha e Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades da Forquilha. Nesses pontos da cidade a velocidade permitida é de 60km/h.

Tipos de fiscalização eletrônica

Radar: não denomina um aparelho, mas sim a tecnologia empregada nele e se restringe aos sistemas móveis. Os sistemas fixos usam tecnologias diferentes - entre elas, sensores eletromagnéticos - que são instalados na pista.

Detectores fixos: aparelho de fiscalização eletrônica, é um medidor de velocidade que é instalado em um local definido e em caráter permanente. Exemplos destes sistemas podem ser dados pelos “pardais” e lombadas eletrônicas.

Detectores Estáticos: medidor de velocidade e geralmente utilizado em ações pontuais, como fiscalizações esporádicas em feriados ou em casos especiais que exigem uma imediata fiscalização. Não são indicados para ações permanentes.

Radares móveis: ficam acomodados dentro do veículo do órgão fiscalizador. Com este tipo de aparelho, os agentes podem circular com o veículo, e ainda assim medir a velocidade dos veículos que passam por ele.

Radares portáteis: um aparelho que o agente de trânsito direciona manualmente para o veículo alvo, também utilizado em ações pontuais.

SAIBA MAIS

Dados do Departamento de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) mostram que somente neste ano 72.588 veículos foram multados, em São Luís, por transitarem em velocidade superior a máxima permitida, em até 20%, enquanto no ano passado o total foi de 89.214 multas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.