Ação Social

Cruz Vermelha realiza ação de saúde preventiva no Anjo da Guarda

Atendimentos médicos foram realizados em parceria com o SINCS; equipe de voluntários ficará no bairro até o dia 8; média de atendimentos diários vária entre 100 a 150

Kethlen Mata/ O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Voluntários farão atendimentos no bairro Anjo da Guarda até o dia 8
Voluntários farão atendimentos no bairro Anjo da Guarda até o dia 8 (ação social)

São Luís – A Cruz Vermelha Maranhão, em parceria com o Sistema Integrado de Cuidados à Saúde (SINCS) cartão assistencial realizou nesta terça-feira, 6, mais uma ação social de medicina preventiva, desta vez, no bairro do Anjo da Guarda. Com início às 8h e término às 11h30, a equipe de 13 voluntários de diversas áreas ficará no bairro até amanhã, quinta-feira, dia 8. Entre os serviços ofertados gratuitamente estão a testagem de HIV-Sífilis-HCV-HBV; aferição de pressão arterial; consultas com médicos e nutricionistas e testes de glicemia.

Essas ações são feitas em parceria com clínicas privadas, que cedem o espaço para que a Cruz Vermelha se instale e faça os atendimentos. Existe uma parceria entre essas unidades, unidas pelo Cartão Cruz Vermelha, que por sua vez, oferece descontos em consultas, exames, farmácias, seguro acidentes pessoais e auxílio-funeral, dentistas, cursos, e academias. O cartão pode ser adquirido no valor de R$ 30,00.

Uma parte do dinheiro arrecadado com o Cartão Cruz Vermelha é revertido em ações sociais como a que vem acontecendo no Anjo da Guarda.

Atendimentos
A técnica de enfermagem, Ubenilde da Silva, é diabética hipertensa, e foi surpreendida com a ação da Cruz Vermelha no seu bairro. Ela estava voltando do supermercado e viu os voluntários. “Eu desci do ônibus para ver, porque eu gosto de estar sempre verificando”, ressaltou.

Se algum indivíduo testar positivo para algum exame, durante os atendimentos, ele é encaminhado para profissionais responsáveis e recebe diretrizes, dependendo da cidade. A Cruz Vermelha não acompanha o paciente, apenas apresenta os laudos e relatórios das doenças que forem identificadas. Qualquer pessoa pode participar, basta apresentar um documento de identificação para que um registro seja feito.

Ivanilde de Jesus, que trabalha com construção civil, decidiu participar pela primeira vez dos atendimentos. “Vou consultar com o clínico geral, mas, primeiro eu vim procurar um cardiologista na clínica, e aproveitei”, conta.

Voluntários
Até ontem, foram feitos 1500 atendimentos pela Cruz Vermelha em parceria com o SINCS. Thalita Cunha é estudante de Metalurgia, e está há 1 ano na Cruz Vermelha, ela conta que achou a entidade, por meio de pesquisas. “Não sabia que qualquer um poderia participar, achava que só pessoas da área da saúde. Então, eu fui lá e fiz meu cadastro na instituição”, frisa. Ela trabalha com recreação dos pacientes nas ações sociais.

Todos os profissionais que participam dessas ações humanitárias são voluntários da entidade. A quantidade de profissionais que participam dos atendimentos é variável, já que depende da disponibilidade dos mesmos, mas, geralmente, a equipe é composta por cerca de 30 pessoas.

Para ser um voluntário da entidade, é necessário se dirigir até a sede do movimento, que fica na Avenida Getúlio Vargas, n° 47, Monte Castelo. O profissional, assim que fizer sua inscrição, deve passar por um treinamento básico, e posteriormente, começará a ser incluído nas ações.

SAIBA MAIS

Principais ações da instituição:

  • Projetos e campanhas contra Zika e Febre Amarela;
  • Campanha do agasalho e arrecadação de cestas básicas;
  • Ajuda às famílias vítimas das enchentes de rios no estado;
  • Distribuição de mantimentos para famílias carentes em bairros maranhenses;
  • Atenção a moradores de rua e usuários de drogas;
  • Ensino de Primeiros Socorros;
  • Oferta de cursos em diversas áreas.
Cartão Cruz Vermelha: o Cartão assistencial da Cruz Vermelha foi feito para pessoas que não possuem condições de adquirir um plano de saúde. Esse cartão pode ser adquirido por uma taxa de R$ 30,00 por mês e incluir até mais cinco dependentes no plano. Quem for portador do cartão, vai ter atendimentos com valores mais acessíveis, em exames, consultas, farmácias, academias e cursos.

O cartão pode ser adquirido pelo site Cartão Cruz Vermelha ou pelas centrais de venda: 4009 3888; (98) 99222-6876; (98) 99234-5908.

SINCS: o Sistema Integrado de Cuidados à Saúde (SINCS), é um cartão assistencial de descontos em consultas, exames de imagem e laboratoriais, em farmácias e academias. É parte integrante do Grupo Mercúrio, conglomerado de empresas que atua há 39 anos no mercado maranhense.

Os seus beneficiários são assistidos por um seguro para acidentes pessoais premiáveis, auxílio-funeral, entre outros benefícios. Além disso, é um serviço sem a necessidade de carência, com utilização imediata após a adesão.

NÚMEROS

1.500 atendimentos
500 voluntários no estado
13 Anjo da Guarda

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.