Dia das Crianças

Livros homenageiam universo infantil em publicações de escritora argentina

Histórias de Mónica Palacios abordam os medos na infância, o imaginário e a interação com os animais e são opções educativas de presente neste Dia das Crianças

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Capas dos livros  "Medos? Nunca Mais!", "Cartas de Manú" e "Aventuras de Filipo"
Capas dos livros "Medos? Nunca Mais!", "Cartas de Manú" e "Aventuras de Filipo" (livros infantis)

São Paulo - Apaixonada pelo universo infantil e como uma maneira de homenagear seus netos Filipo, Fernando, Marco e Manú, a escritora argentina e Mestre em Literatura, Mónica Palacios, lançou três livros que apresentam algumas das questões mais comuns da infância, como medos, inseguranças, superação, imaginação, aventuras e interação: "Medos? Nunca Mais!", "Cartas de Manú" e "Aventuras de Filipo", sugestões educativas da autora para celebrar e presentear neste Dia das Crianças.

"Medos? Nunca Mais!" conta as aventuras dos primos Fernando e Marco em suas férias escolares, na busca de vencerem seus medos. As temáticas da obra, com 32 páginas e ilustrações da artista plástica Taciana Ottowitz, são divididas em medo de água, do escuro, das sombras, dos animais peludos e de ficarem sozinhos. Todas as crianças, de certo modo, se deparam com essas situações que fazem parte da vida infantil, e Mónica as conduz de forma leve e encorajadora, para os personagens serem companheiros dos leitores e os ajudarem a vencer qualquer obstáculo que os impeça de seguir em frente, realçando a percepção de que nenhum pavor é maior do que a coragem e a bondade de uma criança.

'Cartas de Manú' descreve experiências divertidas, desabafos e expectativas de Manú - uma menina curiosa e criativa - em cartas escritas para seus amigos Saci, Coelho da Páscoa, Boneca Tia Cida, Pinóquio, Papai Noel, Zebra, Dentista e Doutor Plínio, para lhes contar segredos e compartilhar suas aventuras particulares. Também com 32 páginas, a obra apresenta ilustrações de Cris Spezzaferro, que trazem vida e animação a todos os personagens descritos por Manú.

"Aventuras de Filipo" finaliza a tríade de livros infantis da autora e narra a história de Filipo, um garoto curioso que, sozinho ou com seus primos, ama conviver com taturanas, formigas, abelhas e outros bichinhos que não são normalmente expostos em zoológicos. O personagem gosta de curtir roda de estrelas e viagens, usando meios de transporte diferentes como a pernapícola ou o aviãomiga.

Sobre a autora

Mónica Palacios é Bacharel em Castelhano, Latim e Literatura – Professorado Mariano Acosta (1976) e Mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000), atuando principalmente nos seguintes temas: espanhol, material didático para o ensino do espanhol e ensino de espanhol.

Medos? Nunca Mais!
Autora: Mónica Palacios
Páginas: 32; Formato: 24x24
Soul Editora, 2019

Cartas de Manú
Autora: Mónica Palacios
Páginas: 32; Formato: 24x24
Soul Editora, 2019

Aventuras de Filipo
Autora: Mónica Palacios
Páginas: 32; Formato: 30x13
Editora Livrus, 2015

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.