Música

A Banda Que Nunca Existiu grava single com Pedro Mariano

"Essa Canção" é o segundo single da banda, que chega três meses após a estreia do projeto apadrinhado pelo maranhense Zeca Baleiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pedro Mariano foi convidado pela banda
Pedro Mariano foi convidado pela banda (Pedro Mariano)

São Paulo - A Banda Que Nunca Existiu (ABQNE) está reunindo grandes nomes da música para dar voz ao seu álbum de estreia, com repertório inédito dos compositores Humberto Lyra e Luiz Pissutto. O primeiro single, “Só Uma Vez”, chegou nas plataformas digitais em julho trazendo no vocal o guitarrista gaúcho Augusto Licks (ex- Engenheiros do Hawaii), que ainda encorpou o arranjo com suas guitarras em overdub. Agora, A Banda Que Nunca Existiu recebe Pedro Mariano, um dos grandes intérpretes de sua geração, para cantar a romântica “Essa Canção”, que está nos aplicativos de música.

Gravado em grande parte no estúdio NaCena, de João Marcelo Bôscoli, e programado para lançamento no início de 2021, o primeiro álbum da ABQNE reunirá nomes como Augusto Licks, Pedro Mariano, André Abujamra, Luana Camarah, Projeto Chumbo, Paulinho Moska e Zeca Baleiro, padrinho do projeto que tem uma causa social: parte da renda será revertida para uma instituição destinada a pessoas com câncer, em memória às mães dos compositores.

“Participar de um projeto repleto de canções inéditas é tudo o que um intérprete pode querer, pois a vida do intérprete é garimpar composições. Quando esse mesmo projeto reflete todo o amor que seu autor tem pela música e tudo o que ela representa, as coisas ficam ainda mais especiais. Fiquei muito feliz com o convite”, comenta Pedro Mariano.

A vida era outra no início dos anos 1990, quando Lyra escreveu “Essa Canção” pouco antes de conhecer outro adolescente, Pissuto, com quem idealizou A Banda Que Nunca Existiu naquele começo de década. O repertório autoral e a ideia do projeto começaram a ganhar nova forma em 2015, quando Lyra reencontrou numa faxina seu caderno repleto de letras manuscritas. “Como regra, deixamos nossos textos e canções na nuvem com livre acesso e transição entre nós, assim cada um pode trabalhar no seu tempo. Era domingo e Pissuto, procurando uma letra para levar pro estúdio, redescobriu ‘Essa Canção’”, conta Lyra.

Simples e romântica, a letra foi atualizada e a canção evoluiu. Como relembra Pissuto, “ficou apenas uma lembrança, uma saudade gostosa, e no estúdio o som ficou retrô. Já no meio da madrugada Fernando Nunes gravou o baixo com uma flanela para dar o efeito grave e retrô. A linha de metais trouxe um ar ainda mais elegante, uma ideia do Tiquinho (trombone), que gentilmente se ofereceu para arranjar os metais dessa canção. E é claro que não poderia ter um intérprete melhor para ‘Essa Canção’ do que o Pedro Mariano. Ele é impressionante, gravou a canção em apenas quatro takes”. A gravação ainda tem Tuco Marcondes na guitarra, Adriano Magoo nos teclados, Kuki Storlaski na bateria, James Müller na percussão, Hugo Hori na flauta e Paulinho Viveiro no trompete e horn.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.