Cidades | Acidente

Um morto e oito feridos em acidente grave em supermercado de São Luís

Prateleiras carregadas de produtos desabaram sobre clientes e funcionários, no interior da loja do Grupo Mateus, na Curva do 90, na noite desta sexta-feira
03/10/2020 às 06h49
Prateleiras desabam sobre clientes e funcionários

São Luís - O Corpo de Bombeiros confirmou um óbito e oito pessoas feridas ao encerrar a operação de socorro e resgate de vítimas, na manhã de hoje, após grave acidente ocorrido no interior da loja do Mix Atacarejo Mateus, na Curva do 90. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira, 2, quando prateleiras carregadas de produtos de atacado desabaram sobre clientes e funcionários. O Ministério Público do Maranhão (MPMA) e Ministério Público do Trabalho (MPT) anunciaram, em notas, que vão instaurar inquérito civil público para apurar as causas do acidente.

Elane de Oliveira Rodrigues faleceu em decorrência do acidente

A funcionária da loja, Elane de Oliveira Rodrigues, morreu no acidente. Ela tinha 21 anos, era natural do Pará, e trabalhava há cerca de dois meses na loja. Seu velório acontece por todo o sábado e o sepultamento será no domingo, 4.

Os feridos não tiveram sua identificação informada e conforme o Corpo de Bombeiros, seis deles foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios.

Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam no local durante toda a noite e madrugada, na retirada dos produtos e prateleiras retorcidas e busca de vítimas. Em alguns momentos, foi pedido silêncio absoluto para que pudessem tentar ouvir algum pedido de socorro. Várias pessoas que estavam no local no momento do acidente se mostraram solidárias e auxiliaram nos resgates. Equipes da saúde também auxiliaram com atendimento a feridos e remoção para unidades.

Produtos e prateleiras impediam o resgate de pessoas

Ambulâncias e unidades de saúde foram colocadas à disposição para receber feridos.

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas e serão analisadas em perícia do Corpo de Bombeiros.

Nota do Corpo de Bombeiros:

"O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que foram confirmadas uma vítima fatal e oito pessoas com ferimentos leves no acidente no supermercado Mateus da Curva do 90, em São Luís.

Seis feridos foram levados a hospitais pelas equipes do CBMMA/SAMU; e dois foram por meios próprios.

Os bombeiros, as forças de Segurança Pública, a Secretaria de Saúde, o Gabinete Militar do Governo e a Secretaria de Direitos Humanos mobilizaram seus efetivos para localizar e socorrer as vítimas, além de prestar assistência a familiares.

Às 20h15 de sexta-feira (2), o Corpo de Bombeiros foi acionado para atuar na ocorrência no supermercado, onde cinco prateleiras do local caíram com todos os produtos enquanto havia pessoas no local.

O CBMMA planejou e executou a operação envolvendo 14 viaturas dos bombeiros, além de ambulâncias e viaturas de outros órgãos, 144 bombeiros militares e 131 bombeiros civis.

Durante mais de 11 horas de operação, foram feitas buscas com a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Saúde, SAMU e Gabinete Militar do Poder Executivo.

Foi montado o Sistema de Comando de Incidentes, onde sistematicamente, todas as medidas inerentes à ocorrência foram devidamente executadas."

Solidariedade
Em suas redes sociais, o governador Flávio Dino (PC do B) confirmou os números do Corpo de Bombeiros e se solidarizou diante dos fatos. "Minha solidariedade com todos e com suas famílias. Meu reconhecimento aos bombeiros, policiais e profissionais de saúde pela dedicação."

Em nota, os Supermercados Mateus lamentou o ocorrido e se solidarizou com os familiares da colaboradora falecida. Conforme a nota, equipe de gestores e colaboradores acompanhou de perto os trabalhos de resgate, dando suporte solicitado.

Em luto, todas as lojas do grupo permanecem fechadas neste sábado, 3.

Corpo de Bombeiros trabalhou toda a noite e madrugada em resgate

Íntegra da nota do grupo Mateus

"É com profundo pesar que o Grupo Mateus vem a público se solidarizar com a família da colaboradora Elane de Oliveira Rodrigues que, infelizmente, faleceu no acidente ocorrido na loja Mix Atacarejo da Curva do 90, em São Luís nessa sexta feira, 02.

De acordo com dados oficiais do Corpo de Bombeiros, até a madrugada deste sábado, 03, houve registro de 8 (oito) pessoas feridas sem gravidade e o óbito já citado.

Nosso time de gestores e colaboradores está acompanhando de perto os trabalhos das equipes de resgate e dando todo suporte solicitado para facilitar o trabalho das autoridades.

Diante de tamanha fatalidade, em respeito às famílias, colaboradores, clientes, e como forma de respeitar o luto compartilhado por todos nós, as lojas do Grupo Mateus em São Luís (Mix Atacarejo, Supermercados Mateus, Hiper Mateus, Camiño e Eletro Mateus) estarão fechadas neste sábado, 3 de outubro.

Estamos profundamente abalados e pedimos a todos que se unam a nós em uma corrente de orações por todos os envolvidos. Não mediremos esforços para dar assistência às famílias atingidas.
Grupo Mateus"

A Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) também emitiu nota sobre o acidente.

Nota Amasp

"Foi com muito pesar que a Associação dos Supermercadistas do Maranhão acompanhou a fatalidade ocorrida na loja Mix Atacarejo da Curva do 90, do Grupo Mateus.

Emitimos os nossos sentimentos às famílias de todos os envolvidos e nos solidarizamos também com os colaboradores e diretoria da empresa que não mediram esforços para dar suporte às autoridades em um momento de tamanha dor.

Antonio Iris de Oliveira
Presidente"

Inquérito administrativo
Na manhã de hoje, o Ministério Público do Trabalho (MPT), divulgou nota oficial sobre o acidente.

Leia a íntegra da nota do MPT:

"Sobre o acidente ocorrido na noite de sexta-feira (2), no Mix Mateus Atacarejo, no bairro Vinhais, em São Luís, o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) informa que irá instaurar inquérito civil para apurar as causas.

O órgão ministerial ressalta que envidará esforços para que ocorra o cumprimento rigoroso das normas de saúde e segurança de trabalho a fim de evitar novos acidentes.

O MPT-MA se solidariza com familiares e amigos das vítimas e reforça seu compromisso de atuar na defesa dos direitos trabalhistas e na garantia de um meio ambiente de trabalho seguro e saudável.

São Luís, 3 de outubro de 2020.
Maurel Mamede Selares Procurador-chefe do MPT-MA"

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão

NOTA DE SOLIDARIEDADE

"A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) lamenta o falecimento da comerciária Elane de Oliveira Rodrigues, ocorrido na noite desta sexta-feira (02) no trágico acidente na Loja Mix Atacarejo da Curva do 90 em São Luís.

Com pesar, a Fecomércio solidariza-se com os familiares e amigos de Elane, assim como reforça o apoio a todos os colaboradores, funcionários e diretores do Grupo Mateus neste momento de profunda dor e consternação.
Unimo-nos em orações a todos e desejamos a plena recuperação das pessoas envolvidas no acidente."

Ministério Público do Maranhão (MPMA)

NOTA

"O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, instaurará um inquérito civil público para investigar o acidente de consumo, ocorrido no Supermercado Mateus, no Vinhais, nesta sexta-feira (2.10.2020). A Delegacia do Consumidor investigará o aspecto criminal do acidente.

O MPMA manifesta solidariedade à família da funcionária Elane Rodrigues, que morreu na noite desta sexta-feira no cumprimento de seu trabalho, e às pessoas feridas em decorrência do acidente."

Mais informações a qualquer momento

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte