Estado Maior

Responsabilidade em pauta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Mais do que travar uma disputa política e eleitoral em decorrência do pleito marcado para 15 de novembro, os candidatos a prefeito de São Luís têm a obrigação de elevar o nível das discussões e do debate sobre a realidade e futuro da maior e mais importante cidade do estado.

São Luís tem uma Saúde Pública deficiente, com hospitais de urgência e emergência superlotados e sem estrutura, reformas inacabadas em unidades como o Hospital da Criança, terminais de integração já saturados e um transporte público cada vez mais caro, além de escolas municipais sucateadas e o engessamento da máquina pública, com pouco ou quase nenhum potencial para novos investimentos.

É preciso olhar para a cidade de forma descentralizada e pensar no que fazer para modernizar São Luís, potencializar o turismo, alavancar a educação e investir
em obras de grande porte que tenham potencial para melhorar a qualidade de vida da população.

E é justamente o que propõe O Estado, ao promover a terceira edição do programa Sabatina com todos os candidatos a prefeito.

O objetivo é justamente construir um debate de alto nível, apresentar ao leitor o que pensa cada um dos postulantes ao cargo de chefe do Executivo e trazer temas relevantes para a administração pública, para a sociedade.

Caberá a cada um dos atores assumir um papel responsável e de protagonismo. Pensar a cidade é um dever para quem almeja administrá-la pelos próximos quatro anos. É um novo momento.

Deferido
A Justiça Eleitoral deferiu o registro de candidatura de Carlos Madeira (Solidariedade) e Hertz Dias (PSTU).

Com isso, ambos estão liberados - sem qualquer restrição -, para a disputa do pleito eleitoral do mês de novembro.

O sistema DivulgaCand também já registra a renúncia de Adriano Sarney (PV) para a disputa eleitoral.

De volta
Com o início da campanha eleitoral - bem mais curta que o normal neste ano de pandemia -, candidatos a prefeito e a vereador vão tomando decisões para garantir melhores resultados.

Em São Luís, a novidade da semana é a entrada no jogo do ex-vereador e ex-deputado federal Pinto Itamaraty, que tentará voltar à Câmara Municipal pelo PTB.

Ele substituirá na disputa o próprio filho, Pintinho.

Mudança
Outra troca de candidatos que pode ocorrer na Ilha está prevista para São José de Ribamar.

Enquanto ainda debate judicialmente suas condições de elegibilidade, Dr. Julinho avalia retirar a candidatura e lançar o filho, também conhecido como Julinho.

Ainda não há, contudo, decisão sobre a medida, discutida nos bastidores.

Impugnou
O promotor eleitoral Carlos Allan da Costa Siqueira impugnou a candidatura de Nonato Pereira a prefeito de Buriti Bravo. O ex-prefeito tenta retornar ao comando municipal, mas deverá explicar na Justiça Eleitoral fatos envolvendo dois julgamentos de contas pela Câmara Municipal.

Em um dos casos, ele teve contas reprovadas pelo TCE-MA referentes ao ano de 2008. Depois disso, os vereadores mantiveram o parecer da Corte de Contas em julgamento realizado em novembro do ano passado.

Em maio de 2020, no entanto, a Câmara se reuniu novamente e, dessa vez, aprovou as contas do ex-gestor. O imbróglio agora está com a Justiça Eleitoral.

Energia elétrica
O deputado federal Edilázio Júnior (PSD) conseguiu, junto ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a instalação de um Sistema Isolado de Geração Fotovoltaica (SIGF) para comunidades de dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Tratam-se de comunidades que ainda não dispõem de energia elétrica e anseiam pelo serviço como forma de melhoraria da qualidade de vida.

O Ibama já realizou análise técnica e em breve o sistema deve ser instalado pela Equatorial, concessionária no Maranhão.

DE OLHO

R$ 3,5 milhões é o teto de gastos de campanha para candidatos a prefeito em São Luís.

Povoados
Inicialmente, os povoados que serão beneficiados com a instalação do sistema, em Barreirinhas, são: Lavada, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Vargem D'Água e Ponta Verde.

À coluna, Albérico Filho elogiou o trabalho em parceria com Edilázio Júnior e destacou a decisão do ministro Ricardo Salles, que vai elevar a qualidade de vida de milhares de pessoas no município.

Investimentos no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, segundo o Ministério do Meio Ambiente do Governo Federal, é uma das prioridades
da gestão Jair Bolsonaro.

E MAIS

• O Grupo Mirante atua de forma integrada, com todos os veículos, na cobertura das eleições municipais 2020.

• Candidatos a prefeito de São Luís vão intensificar atividades de rua neste fim de semana.

• Pressionado por Rubens Júnior, Flávio Dino afirmou na última sexta-feira que respeita todos os aliados que o ajudaram em 2018. Dino segue neutro
em relação à disputa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.