Samba

Claudio Lima lança música para falar de discriminação

Cantor e compositor Claudio Lima lança, neste sábado, nas plataformas digitais, seu novo single, "Ser o Mano"

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Claudio Lima fará live “Qualhira” dia 10
Claudio Lima fará live “Qualhira” dia 10 (claudio lima)

São Luís - O cantor e compositor Cláudio Lima lança, neste sábado (3), em todas as plataformas digitais, o samba “Ser o Mano”, de sua autoria. O novo single é um dos novos trabalhos do artista, que cita Caetano Veloso e Torquato Neto. A música também ganhou um clipe a ser lançado no dia 16 deste mês.

O clipe tem direção de Emanuell Rebelo, Mateus Rizoka, Tairo Lisboa e Thaís Lima. As imagens mostram o cantor em sua própria casa em tom intimista e diante do contexto da pandemia. “Fala sobre desigualdade, discriminação, crueldade, mas também sobre ser gente que é pra brilhar e pra desafinar o coro dos contentes”, diz o artista explicando a composição.

Antes do lançamento do clipe, no dia 10 deste mês, o artista apresenta a live “Qualhira”, no projeto Quintal Cultural, na Casa d’Arte (Raposa), às 17h. A transmissão terá como um dos destaques a música que nomeia a apresentação e que marca a estreia de Claudio Lima interpretando uma composição de Zeca Baleiro. “A canção tem tudo a ver com aquilo que eu quero dizer nesse momento”, afirma o cantor. A transmissão terá participação especial de Baleiro que enviou uma versão em voz e violão, a ser mostrada na live.

O repertório traz canções que buscam uma representatividade homoafetiva. Além de composições de Johnny Alf, Renato Russo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Gilberto Gil, Cazuza, Ângela Rorô e Caio Prado, Claudio Lima vai interpretar a canção nova, “Ser o Mano”, e, claro, “Qualhira”, feita especialmente para a estreia do show, em 2019.

O artista será acompanhado por Japona e Luís Cruz (violão, guitarra, percussão e bateria). “O show será basicamente o mesmo do ano passado, com alguns retoques no repertório e na interpretação. Ele conta a história dos meus 47 anos de qualhiragem por meio de canções que fizeram parte da minha vida numa época em que ninguém falava sobre o assunto. Mas a música popular falava, embora através de códigos, não abertamente como hoje”, afirma o artista.

Para cobrir os custos do show, Cláudio Lima criou novas camisetas, máscaras e ecobags da coleção “Qualhira”. A venda dos produtos servirá também para a construção de uma identidade visual, bem como para promover engajamento. “Qualhira” é mais uma faceta de uma carreira marcada pela diversidade. Em seus três discos, o artista cantou clássicos da música americana, como “My Funny Valentine” e grandes compositores brasileiros, entre eles TomZé, Tom Jobim e os maranhenses Josias Sobrinho, Cesar Teixeira e Bruno Batista, entre outros.

Serviço
O quê

Lançamento do single “Ser o Mano”, de Caludio Lima

Quando

Neste sábado

Onde

Nas plataformas digitais

Ser o Mano

Claudio Lima

o que adianta ser humano
se os mano não tá bem
nem mesmo pra lutar?

o que adianta ter dinheiro
e ser um prisioneiro
morando numa bolha
de falsos privilégios?

dia após dia resistindo
contra essa crueldade
de quem só quer ver à margem
os que lhe são diferentes

olho no olho, gente é gente
e gente é pra brilhar
e pra desafinar
o coro dos contentes

o que adianta ser humano
se os mano não tá bem
só mesmo pra lutar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.