Violência contra a mulher

49 casos de feminicídio registrados este ano no Maranhão

Somente em setembro foram sete casos, em Santa Luzia, Turilândia, Carolina, São Domingos do Maranhão, Imperatriz, Lagoa do Mato e Barra do Corda

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

[e-s001]São Luís - Um total de 49 feminicídios foi registrado pela Polícia Civil neste ano, no Maranhão. Entre os casos, sete ocorreram durante o mês de setembro. A polícia, ainda ontem, não tinha efetuado a prisão de Adailson Fialho, conhecido como José Alhão, suspeito de ter assassinado sua companheira, Ireny Pereira do Nascimento, de 22 anos. Ela foi encontrada morta, no último dia 29, em um igarapé, localizado na zona rural do município de Santa Luzia.

Ainda segundo a polícia, o casal foi a uma festa, que aconteceu no sábado (26), no povoado Santo Antônio, em Santa Luzia. Em um determinado momento, Ireny Pereira teria dançado com um homem, de nome não revelado, o que deixou José Alhão com ciúmes. A vítima foi retirada à força do evento pelo companheiro e colocada em uma motocicleta.

[e-s001]Somente na terça-feira (29), o corpo de Ireny Pereira foi encontrado, dentro de um igarapé. A polícia foi acionada e informou que havia sinais de violência no corpo, havendo a possibilidade de ela ter sido torturada. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), de Imperatriz, para identificar a causa morte. A Polícia Civil está investigando o caso.

Também ainda não foi preso um homem, identificado como Jhommy, acusado de ter matado a golpes de faca a ex-namorada, Gisele Maria Azevedo Pereira, de 17 anos. O crime ocorreu no último domingo (27), no povoado Vila da Paz, no município de Turilândia. Segundo a polícia, o suspeito não aceitava o fim do relacionamento, uma das principais motivações de crimes desta natureza.

Prisão
A polícia prendeu João Carlos dos Santos Silva, no último dia 29, acusado de feminicídio, em Carolina. De acordo com a polícia, ele é suspeito de ter estrangulado sua companheira, Irene Guimarães da Silva, de 44 anos, durante uma discussão na residência do casal, naquela cidade.

Os moradores ainda escutaram gritos provenientes do interior da casa, e encontraram Irene da Silva sem vida, com marcas de estrangulamento. Guarnições da Polícia Militar realizaram rondas pela localidade e prenderam em flagrante o criminoso. Ele foi apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Carolina, onde tomaram as devidas providências.

Outras ocorrências
A polícia registrou um caso de feminicídio em Imperatriz, no dia 12 de setembro, e a vítima foi identificada como Rosa Silva Lopes, de 39 anos. O delegado Praxíteles Martins, da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), declarou que o esposo da vítima, Flávio Sousa da Silva, fez a sua companheira e uma outra pessoa, de nome não revelada, reféns, na Vila Nova.

Uma das reféns aproveitou a distração do suspeito e conseguiu fugir. Policiais militares tiveram de invadir o local e encontraram o agressor desferindo os golpes de faca na companheira. A polícia precisou usar força e o acusado acabou falecendo. Rosa Silva ainda foi levada ao hospital, mas faleceu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico.

No dia 13, em Lagoa do Mato também houve um crime de feminicídio e a vítima foi identificada como Sebastiana. O acusado foi seu ex-companheiro, Pedro Fulega, que ainda se encontra foragido. O caso é investigado pela Polícia Civil. A polícia prendeu um homem, identificado como Agenor, no último dia 9. Ele é suspeito de ter assassinado a ex-mulher, Jovenira Alves dos Santos, em um povoado do município de Barra do Corda.

Outro caso de feminicídio ocorreu no dia 21 de setembro, em São Domingos do Maranhão, e teve como vítima Elane Sousa, de 27 anos. A polícia informou que o acusado, Luís Carlos, nunca aceitou o fim do relacionamento com a vítima e fez várias ameaças de morte a ex-companheira, que passou uma temporada morando no Distrito Federal. No último dia 21, ciente que a ex-mulher estava de volta na cidade, o criminoso a executou. A vítima foi baleada cinco vezes dentro de sua residência e Luís Carlos tomou rumo ignorado.

SAIBA MAIS

A polícia prendeu Josimar Vieira, de 33 anos, no último dia 29, acusado de manter em cárcere privado e ameaçar de morte sua companheira e a filha, de 1 ano. Ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Santa Inês.

Cronologia dos feminicídios em setembro de 2020

Dia 9: Jovenira Alves dos Santos, em Barra do Corda
Dia 12: Rosa Silva Lopes, em Imperatriz
Dia 13: Sebastiana, em Lagoa do Mato
Dia 21: Elane Sousa, em São Domingos do Maranhão
Dia 27: Gisele Maria Azevedo Pereira, em Turilândia
Dia 29: Irene Guimarães da Silva, na cidade de Carolina; e Ireny Pereira do Nascimento, em Santa Luzia

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.