Eleição

Justiça Eleitoral está atenta aos protocolos contra o Covid, diz Tyrone

Durante conversa com a imprensa, magistrados do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão apontaram preocupação com as aglomerações e com o compartilhamento de fake news

Ronaldo Rocha/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O presidente do TRE, desembargador Tyrone Silva, fala sobre a atuação do órgão nas eleições 2020
O presidente do TRE, desembargador Tyrone Silva, fala sobre a atuação do órgão nas eleições 2020 (Tyrone coletiva)

SÃO LUÍS - O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), desembargador Tyrone Silva, afirmou ontem, durante encontro com profissionais da imprensa do estado, que a Justiça Eleitoral está atenta ao cumprimento de protocolos sanitários no enfrentamento ao Covid-19 durante o período de campanha eleitoral.

Além de Tyrone, participaram do encontro, o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos; o diretor-geral Gustavo Vilas Boas; além de outros magistrados, representantes do Ministério Público Eleitoral e assessores.

“Essa é uma integração importante para nós da Justiça Eleitoral, sem dúvida para a imprensa, para os eleitores, para a sociedade, principalmente nesse momento político, as eleições, que é o coroamento da nossa democracia, exercício de nossa cidadania”, disse Tyrone, sobre a relação da Justiça com a imprensa.

O magistrado afirmou que é necessário ter cautela no momento, em decorrência da pandemia do Covid-19. Tyrone disse que todos devem observar os protocolos sanitários e de saúde no enfrentamento ao vírus, que ainda mata no Maranhão, no Brasil e no mundo.

“Preocupa a todos. Nós, da Justiça Eleitoral, também estamos preocupados em encontrar os meios de repassar a orientação aos candidatos. É fundamental, aos candidatos, ter os cuidados, informar aos seus eleitores que precisam ter a cautela devida tanto nos comícios, quanto nas reuniões. Importante às autoridades sanitárias, também, ficarem sempre atentas no sentido de repassar as suas orientações, nós da Justiça vamos repassar as informações quando elas se mostrarem necessárias. Mas aviso também que estamos tomando todas as cautelas, tomando todas as providências”, destacou.

Alertou

O desembargador José Joaquim também chamou atenção para os cuidados contra o Covid durante o período de processo eleitoral.

“Infelizmente vivemos num momento pandêmico, onde teremos uma eleição atípica. E durante a pandemia, nós temos de cuidar de alguns fatos que são importantes, dentre eles, exatamente, a parte sanitária, demonstrar ao mesário que deva comparecer não só para contribuir com o civismo, mas para que possamos ter uma eleição tranquila, porque há a necessidade realmente de que tenhamos, em cada seção, pelo menos dois ou três mesários”, disse.

José Joaquim falou sobre o comprometimento do Tribunal Regional Eleitoral com o pleito marcado para o mês de novembro. “Portanto, isto é importante, e uma prova inequívoca de que nós estamos dando bom exemplo. São servidores dedicados, juízes, chefes de zona e a sociedade. Aqui eu sempre digo que nós somos gestores de um pleito e quem é exatamente o seu maior credor, é a sociedade, através dos partidos políticos, eleitores e candidatos”, concluiu.

Vilas Boas faz alerta sobre o risco das fake news

O diretor-geral do TRE, Gustavo Vilas Boas, apresentou um panorama à imprensa sobre o que são consideradas as fake news para a Justiça Eleitoral, os seus efeitos e as consequências para quem as comete, no âmbito da Legislação em vigor.

Vilas Boas fundamentou a sua apresentação com base num recente pronunciamento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, sobre o tema.

“No pronunciamento o ministro Barroso fez questão de ressaltar a existência de dois vírus: o vírus já de conhecimento de todos, o Covid-19, novo coronavírus - com as devidas cautelas e segurança sanitária, que devemos tomar -, e o vírus das fake news. Ele fez questão de dizer isso, num dia tão importante do período eleitoral [último domingo, primeiro dia de campanha eleitoral no país]”, afirmou.

Vilas Boas apresentou aquilo que a Justiça julga se tratar de fake news dentro do processo eleitoral, falou sobre os cuidados que o profissional de comunicação precisa adotar na hora de checar uma informação e alertou a sociedade para o cuidado em compartilhar notícias e informações que não dispõem de credibilidade.

“Esse vírus que é uma epidemia para a própria democracia, um vírus que esconde a verdade sobre candidatos maldosos e o que é pior, acaba com a reputação de candidaturas e de cidadãos que estão dentro dos costumes, dentro da mais estrita legalidade”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.