Poesia

Das letras jurídicas para as poéticas

Procuradora de Justiça Fátima Travassos, presidente da Academia Vianense de Letras, lança hoje, às 18h, na Livraria e Espaço Cultural Amei, o livro "Introspecção", onde canta o amor em suas diversas facetas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Fátima Travassos é presidente da Academia Vianense de Letras
Fátima Travassos é presidente da Academia Vianense de Letras (Fátima Travassos )

São Luís - A Academia Vianense de Letras lança hoje, às 18h, na Livraria e Espaço Cultural Amei (São Luís Shopping), o livro de poesia “Introspecção”, de autoria da presidente da instituição e procuradora de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Fátima Travassos. A obra, que apresenta poesias escritas pela autora em diversos momentos da vida, é dividido em duas partes, sendo a primeira enaltecendo o amor universal e a segunda contemplando o amor maternal, em homenagem à mãe dela, Maria José Rodrigues Travassos, que a inspirou em seus primeiros passos na poesia, ou seja, desde os cinco anos de idade.

A primeira parte de “Introspecção”, com prefácio assinado pelo escritor Daniel Blume, é composta de poemas de onde emergem o sublime amor mulher/homem, destacando a visceral paixão fêmea/macho, muitas vezes com contornos de proibição moral ou de asfixia social, no convívio do desejo com a razão. A segunda cuida do amor pela mãe dos nove filhos de Viana, capaz de transpassar gostos amargos da vida. Também conta a dor daquela partida que ficou com a saudade latente.

Com apresentação do professor Joaquim Gomes, o livro, totalizando 100 páginas e reunindo cerca de 60 poemas, revela que a produção de Travassos aterrissa no campo poético com o seu “voo de gaivota”. Culta e observadora, a autora revela seu sentimentalismo e criatividade a partir de um olhar perspicaz para o mundo, para as pessoas e as relações sociais. Desde a adolescência, ela escreve e recita poesias, sempre nutrindo uma relação harmoniosa com as artes cênicas.

O gosto pela literatura foi despertado por uma professora de Português, que explorava bastante os alunos em sala de aula, no município de Viana. Fátima Travassos conta que sempre foi uma menina observadora dos fatos sociais de sua cidade, o que passava para o papel de uma forma criativa. Essa sensibilidade a levou a cursar Letras e, posteriormente, descobriu a paixão pelo Direito. No Ministério Público, passou a ter um contato ainda mais constante com o cidadão e, consequentemente, a compartilhar de seus problemas.

“Isso muito nos toca e nos sensibiliza, nos inspirando na poesia. Além disso, eu sempre prezei pelo amor universal e não poderia ficar de fora o amor entre um homem e uma mulher. Para mim, o amor sempre foi a solução dos problemas emocionais. Tenho um olhar especial para as pessoas e, principalmente, para Deus. Esse livro revela, entre outras coisas, o meu amor pela história da minha cidade. São poesias multifacetadas, que enveredei por diversos caminhos, mas tudo redundando no amor. A poesia é fruto da inspiração da alma”, resume a autora.

Para ele, trata-se de um livro que fala de amor, da beleza do amor e da beleza de amar, mesmo quando este amor se concretiza e causa desordem na alma. É com e na poesia que a poeta encontra seu lugar de afeto. “Meu dilema / E meu apelo / Meu poema!, para dizer do que padece (o dilema), cobrar em apelo e salvar-se com o seu poema, que, embora tenha dito que é seu, não é só mais dela, já é de todos nós”.

Além de todo o conteúdo poético apresentado no livro, impresso em papel couché 115g, os leitores contemplarão as aquarelas que ilustram os poemas, todas produzidas pela artista plástica Susana Pinheiro, que interpreta cada verso escrito em imagens coloridas, eivadas de profunda e delicada sensibilidade artística. “Aquarelar ‘Introspecção’ é tentar interpretar cada mundo de verso escrito, cambiando-os em imagens coloridas, banhadas d’água. Do encontro ao desencontro, do medo ao contentamento, do amor ao dissabor, tece-se assim, este conjunto de ilustrações que correm para, ao menos, chegar, nem que seja de longe, mais perto destes poemas. O olhar, as percepções, enfim, todos os sentidos se voltam agora para a palavra, para as formas e para a cor”, diz Susana Pinheiro.

Para Fátima Travassos, a obra representa uma reflexão sobre o que acontece no íntimo, a respeito de suas experiências como ser individual e coletivo. “É ato de observação e descrição do conteúdo dos pensamentos e sentimentos experimentados em ciclos diversos de minha vida. Esta obra reflete ‘a mulher das leis que ousa se despir em versos’, nas palavras do poeta Daniel Blume. Revela a filha, a mãe e a profissional das normas, que não deixou o rigor do exercício das letras jurídicas esmaecer o olhar poético sobre a vida, as emoções e, sobretudo, o amor que, nas palavras do apóstolo João, nos diz: ‘Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor’ (Jo 4,8). Nas sábias palavras de Colossenses: ‘Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito’ (3,14). Agora, compartilhado com o leitor”, finaliza.

Serviço

O quê

Lançamento do livro “Introspecção”, de Fátima Travassos

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Livraria e Espaço Amei, no São Luís Shopping


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.