Informe

Barra do Corda: Rigo Teles lidera com 53,8% para prefeito

Pesquisa do Instituto INOP mostra o candidato Rigo Teles liderando para prefeito em todos os cenários pesquisados; levantamento foi realizado entre os dias 21 e 24 de setembro e ouviu 500 eleitores no município

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Segundo pesquisa do INOP, Rigo Teles lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Barra do Corda
Segundo pesquisa do INOP, Rigo Teles lidera a corrida eleitoral pela Prefeitura de Barra do Corda (Barra do Corda)

Uma nova pesquisa do Instituto Nacional de Opinião Pública (INOP) realizada no município de Barra do Corda mostra o candidato Rigo Teles consolidado para prefeito rumo às eleições de 15 de novembro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA- 04666/2020. Foram entrevistados 500 eleitores com idade acima de 16 anos dos sexos masculino e feminino, escolaridade e renda. A pesquisa foi encomendada por Romeu Rodrigues da Silva.

O levantamento ocorreu entre os dias 21 a 24 de setembro nas zonas urbana e rural. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, como consta no sistema da Justiça Eleitoral.

Segundo a pesquisa, se a eleição para prefeito de Barra do Corda fosse hoje, Rigo Teles seria eleito com quase 25 pontos de vantagem contra o segundo colocado.

Com a realização das convenções, apenas quatro nomes foram indicados para disputarem o pleito eleitoral e encontram-se com suas candidaturas registradas, sendo eles Adão Nunes, Gil Lopes, Júnior do Nenzin e Rigo Teles.

O Instituto INOP apresentou os nomes dos quatro candidatos e fez a seguinte pergunta ao eleitor: se a eleição fosse hoje para escolha do novo prefeito de Barra do Corda e sendo estes os candidatos, em quem o senhor(a) votaria?

Rigo Teles lidera com 53,80%, em segundo Gil Lopes com 30,60%, Júnior do Nenzin em terceiro com 3,40%, Adão Nunes em quarto com 1,40%, nenhum desses 9,40%, não sabem ou não quiseram responder 1,40%.

Em seguida o Instituto INOP realizou um confronto entre Rigo Teles e Gil Lopes com a seguinte pergunta: se a eleição fosse hoje, e sendo estes os dois candidatos ao cargo de prefeito em Barra do Corda, em quem o senhor(a) votaria?

Rigo Teles dispara com 59,80%, Gil Lopes em segundo com 32,20%, nenhum destes 7,20% e não souberam ou não quiserem responder 0,80%. Neste confronto, o candidato a prefeito Rigo Teles venceria Gil Lopes se a eleição fosse hoje com 27 pontos de vantagem.

O Instituto avaliou ainda o poder de voto do prefeito Eric Costa em benefício do seu candidato Gil Lopes e fez a seguinte pergunta: se a eleição fosse hoje em Barra do Corda, o senhor(a) votaria no candidato a prefeito apoiado pelo prefeito Eric Costa?

O resultado foi o seguinte: 65,20% disseram que não votam no candidato do prefeito Eric Costa, 33,80% disseram que votam e 1% não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa fez uma outra pergunta. Neste ponto, o Instituto sonda o pensamento do eleitor quanto a quem ele acha que vai ganhar a eleição. Ou seja, independentemente de quem ele vai votar.

Quem o senhor(a) acha que vai ganhar a eleição para prefeito de Barra do Corda no dia 15 de novembro? O resultado foi o seguinte; 64,60% disseram que Rigo Teles vencerá a eleição, 25% disseram que será Gil Lopes o vencedor, 0,40% disseram que será Adão Nunes, 0,40% disseram que será Júnior do Nenzin e outros 9,60% disseram não saber responder.

Rejeição

A pesquisa mostra ainda quais os candidatos a prefeito em Barra do Corda são mais rejeitados perante o eleitor e fez a seguinte pergunta: Em qual desses o senhor(a) não votaria DE JEITO NENHUM?

Júnior do Nenzin e Gil Lopes são os dois candidatos mais rejeitados pelo eleitor. O resultado da pesquisa foi o seguinte: Júnior do Nenzin em primeiro com 41%, Gil Lopes em segundo com 20,80%, Rigo Teles em terceiro com 13%, Adão Nunes em quarto com 10,80%, não souberam ou não quiseram responder 14,40%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.