Confusão

Assembleia: Costa cobra divulgação de contratos "suspeitos" da Seinc

Requerimento de Roberto Costa já foi aprovado solicitando informações sobre contratos da Seinc com empresas para manutenção de "parques industriais"

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Deputado Roberto Costa endureceu tom em discurso criticando o secretário de Indústria Simplício Araújo
Deputado Roberto Costa endureceu tom em discurso criticando o secretário de Indústria Simplício Araújo (Roberto Costa)

O deputado estadual Roberto Costa (MDB) cobrou, ao utilizar o Pequeno Expediente da Casa ontem, a apresentação de documentos firmados pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Estado do Maranhão (Seinc) para execução de serviços de manutenção de “parques industriais”.

Segundo Costa, o envio dos processos foi aprovado no dia 25 de maio deste ano, por meio do Requerimento nº 180 de sua autoria, no entanto, jamais fora cumprido.

De acordo com o emedebista, o secretário titular da Seinc, Simplício Araújo, alegou que não fora notificado acerca da decisão do Legislativo, argumento que fora rebatido por Costa.

Segundo o parlamentar, dois e-mails foram encaminhados à pasta estadual nos dias 26 de maio deste ano (um dia após a aprovação do Requerimento) e 4 de agosto de 2020. “O que nós queremos, o que esta Casa já requereu a ele são exatamente cópias dos processos de licitação e de pagamentos, é isso que nós queremos”, afirmou.

Costa elevou o tom ao se referir ao gestor estadual e chegou a defini-lo como “mentiroso”. “Eu quero até fazer um pedido a ele. Se ele [Simplício] tem dificuldade de encontrar o caminho da Assembleia Legislativa do Maranhão, eu quero me colocar à disposição dele, que ele marque o dia, o horário e o local, que eu irei pessoalmente receber a cópia de todos os processos”, afirmou.

A informação acerca da suspeita na contratação dos serviços por empresas via Seinc surgiu no dia 22 de maio deste ano, em publicação em um blog da capital. De acordo com a denúncia, o desvio de recursos públicos chegaria à casa dos mais de R$ 7,3 milhões. À época, Simplício Araújo divulgou nota e afirmou que “ a licitação cujo objeto é manutenção deste patrimônio é realizada dentro da lei, com total isonomia, publicidade, transparência”.

Dados do Portal da Transparência apontam que somente uma das empresas cujos contratos foram firmados com a Seinc recebeu, em 2020, R$ 1.957.674,74. Durante o discurso de Costa, nenhum dos membros da bancada governista na Casa se manifestou.

Investigação

Roberto Costa disse ainda que, caso os documentos não sejam remetidos ao Legislativo, ele ingressará com pedido de abertura de uma CPI para investigar o caso.

“Se ele não encaminhar, nós vamos entrar com um pedido de CPI nesta Casa para investigar as bandidagens que o Senhor Simplício Araújo e o Secretário Adjunto, Expedito Júnior, que assinou os processos junto com o Simplício, fizeram com os recursos do Fundo Industrial”, disse Costa.

Mais

Esclarecimentos

O secretário Simplício Araújo enviou nota de esclarecimento sobre a denúncia do deputado Roberto Costa. Segundo o gestor de Indústria e Comércio, a atuação de Costa se deve a disputa eleitoral em Bacabal. E que não recebeu qualquer tipo de notificação da Assembleia Legislativa sobre o assunto.

“Até o dia 25 de setembro, data em que entrei de atestado médico por Covid, nunca fui formalmente notificado pela Assembleia sobre o assunto, apenas soube pela imprensa do pronunciamento, que inclusive cheguei a responder em maio pelas redes sociais. Portanto, estando comprovado que a “denúncia” é um mero factoide político plantado e impulsionado apenas para atingir o candidato a prefeito de Bacabal Expedito Jr, pois o mesmo que atira calúnias difamatórias usando a imunidade da tribuna, vende que é aliado de primeira linha do governo nas ruas de Bacabal, onde está prestes a obter uma gigantesca derrota nas urnas”, disse Simplício.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.