Oficinas

Formação on-line para a Sétima Arte no Festival Guarnicê de Cinema

Festival Guarnicê de Cinema, que ocorre em outubro em formato híbrido, está com inscrições abertas para oficinas on-line

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Atriz Áurea Maranhão ministrará a  oficina “Do teste ao set”
Atriz Áurea Maranhão ministrará a oficina “Do teste ao set” (Áurea Maranhão )

São Luís - Uma boa oportunidade para quem deseja se aprofundar no universo cinematográfico são as formações que serão realizadas durante o 43° Festival Guarnicê de Cinema. São 120 vagas em seis oficinas com 20 participantes e carga horária de 30 horas. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas pelo site guarnice.ufma.br até amanhã. As aulas ocorrerão de 13 a 21 de outubro.

As oficinas estão sendo ofertadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realizadora do festival, em parceria com a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), por meio da Escola de Cinema do Maranhão. As oficinas terão aulas on-line e integrativas, via plataformas de ensino da AIC e da Escola de Cinema do Maranhão. As vagas estão abertas para “Roteiro para cinema”, com Renata Mizrahi; “Direção cinematográfica”, com Jô Serfaty; “Produção audiovisual”, com Juliana Salazar; “Montagem”, com Marília Moraes, e “Som para cinema”, com Fabiana Quintana.

Além destas, o Iema realizará “Do teste ao set: o trabalho e a criação do ator no cinema”, com Áurea Maranhão. Áurea Maranhão é atriz, diretora e performer formada na Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP. Estreou na Globo em A Dona do Pedaço. No Netflix atua na série Cidade Invisível que tem estreia prevista para outubro. É protagonista do longa-metragem “Terminal Praia Grande” que teve sua estreia no Festival do Rio 2019. Dirigiu o curta-metragem “Carnavalha”, ganhador dos prêmios de melhor filme júri popular, melhor atriz para Áurea Maranhão nos festivais Maranhão na Tela e Guarnicê, entre outros prêmios e festivais.

Este ano, por conta da pandemia, o Guarnicê ocorrerá em formato híbrido, de 14 a 21 de outubro, com solenidades de abertura e encerramento em formato cine drive-in na concha acústica da Cidade Universitária Dom José Delgado, no Bacanga. As ações virtuais serão formadas por mostras competitivas nacional e maranhense, com exibição, exclusiva, na plataforma de streaming do festival, desenvolvida pela UFMA. Haverá ainda masterclass e webinários, que serão transmitidos no canal do festival no YouTube e redes sociais da UFMA.

A pró-reitoria de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, explica que os alunos terão três dias de aulas expositivas e práticas, em salas interativas, que permitem aulas ao vivo, exercícios de engajamento para fixação do conteúdo e exercícios práticos com feedback das professoras. “As oficinas visam em comum apresentar como resultado a produção de filmes curtas-metragens, feitos pelos participantes, e de forma totalmente on-line, por meio de metodologia inovadora”, disse a pró-reitora.

Para assegurar a eficácia da metodologia proposta, a UFMA recomenda aos interessados que se inscrevam apenas em uma oficina, tenham boa conexão de internet e disponibilidade nos dias 17 e 18 de outubro para a realização do exercício prático. Vale lembrar que as oficinas de “Montagem” e “Do teste ao set”, exigirão conhecimento prévio em suas respectivas áreas.

Novidades

Além da inovação com o formato virtual, o 43º Festival Guarnicê de Cinema terá mais três grandes novidades. As oficinas terão como proposta a produção de alguns filmes de curta-metragem, com duração de três minutos, no máximo, em que os participantes receberão esse desafio no quarto dia de aula. Os curtas serão exibidos ao público, no dia 21 de outubro, a partir das 9h30, no canal do festival no YouTube.

Serão sorteados, entre os participantes das oficinas, duas bolsas integrais de estudo para a Academia Internacional de Cinema (AIC), sendo uma para o curso Pitching Audiovisual on-line e outra o curso Roteiro on-line: diálogos e desenvolvimento de personagem. Ambos on-line, com duração de quatro semanas. Aos demais interessados, a AIC dará desconto de 20% aos participantes de Festival Guarnicê de Cinema, em qualquer um dos cursos oferecidos por essa instituição.

Serviço

O quê

Inscrições para oficinas on-line do Festival Guarnicê de Cinema

Quando

Até amanhã

Onde

Site guarnice.ufma.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.