eleições 2020

Desistência de Adriano desidrata projetos opostos a Flávio Dino

Com a saída do candidato do PV da disputa, apenas Eduardo Braide (Podemos), Hertz Dias (PSTU) e Franklin Douglas (PSOL) permanecem na disputa se colocando de forma aberta contra a gestão estadual

Thiago Bastos Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Adriano Sarney)

SÃO LUÍS - Com a desistência anunciada no domingo (27) do então candidato Adriano Sarney (PV), da disputa eleitoral majoritária deste ano na capital, o conjunto de projetos contrários ao atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), ficou desidratado e perdeu força.

Apenas os candidatos Eduardo Braide (Podemos), Franklin Douglas (PSOL) e Hertz Dias (PSTU) já se colocaram contrários à linha administrativa e política do atual chefe do Executivo Estadual e se mantém na corrida. O candidato Sílvio Antônio (PRTB) mantém, por ora, postura mais neutra e que tende mais a uma linha contrária à de Dino.

O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), que chegou a lançar pré-candidatura de forma autônoma e quase sempre é crítico ao governador, não teve a candidatura homologada pelo seu partido.

Todos os demais candidatos restantes (7 no total) têm ligação direta ou indireta com o Palácio dos Leões. Alguns de forma aberta, como Rubens Júnior (PCdoB) por exemplo, que partiu para a estrategia de ligar o seu nome ao do aliado político durante a campanha. Outros como Neto Evangelista (DEM) e Duarte Júnior (Republicanos) registram ligação com Dino, seja por aparições anteriores, por declarações de apoio ou pela ligação com aliados que fazem a ponte entre as candidaturas e o Palácio.

No caso de Neto, por exemplo, esse canal é feito por dirigentes democratas e membros que compõem o palanque do partido. Quanto à Duarte, a ligação com o governador é feita pelo padrinho político e atual vice-governador do Estado, Carlos Brandão (Republicanos). O candidato Bira do Pindaré (PSB), apesar de integrar “chapa pura”, é visto como um dos mais fiéis defensores do governador, Flávio Dino.

Os demais candidatos, em algum momento, mostraram afinidade com pautas ligadas ao governo ou que pertencia à sua base. É o caso, por exemplo, de Dr. Yglésio (PROS) – que fora o relator do projeto de lei aprovado em maio do ano passado que concedeu, via Legislativo, o empréstimo de R$ 623 milhões para os cofres estaduais. À época, o líder do Governo na Casa, Rafael Leitoa (PDT), abriu mão da relatoria e a concedeu para o atual candidato do PROS.

O candidato Carlos Madeira (SD), apesar de pautar sua campanha em causas isentas de grupos políticos, também demonstra ligação com o atual governo. Em janeiro deste ano, quando o partido do ex-magistrado anunciou sua pré-candidatura, Madeira – acompanhando pelo secretário de Indústria, Simplício Araújo – fez uma visita ao governador. O ato, na ocasião, foi definido como um claro aceno de Madeira ao Palácio.

No fim do ano passado, quando foi anunciada sua pré-candidatura pela Rede, o candidato Jeisael Marx agradeceu ao governador pela citação de seu nome em uma lista feita pelo chefe do Executivo de postulantes na corrida eleitoral deste ano. “Enquanto parte da imprensa tenta nos boicotar, a maior liderança política do estado demonstra respeito pela nossa pré-candidatura a prefeito de SLZ. [...] Obrigado pelo respeito, governador”, comentou à época.

SAIBA MAIS

O deputado estadual e uma das fortes lideranças do PV no Estado, César Pires, publicou em suas redes sociais mensagem comentando acerca da desistência da candidatura do colega de partido e de parlamento, Adriano Sarney, a prefeitura da capital. Para Pires, a cidade “perde a oportunidade de ter um jovem competente e compromissado no debate de ideias para transformar São Luís em uma cidade moderna e desenvolvida”. Ainda de acordo com o deputado, Adriano “não teria espaço na mídia para apresentar suas propostas”.

Com menos um candidato, disputa será por votos de Adriano

Sem a presença de Adriano Sarney (PV) na disputa majoritária deste ano, as análises giram em torno da migração dos aproximadamente 4% de votos estipulados ao parlamentar na primeira pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada na semana passada (que ouviu 602 pessoas entre os dias 12 e 14 deste mês, com índice de confiança de 95% e margem de erro de 4 pontos).

Em um primeiro momento e por sintonia política, os votos de Adriano podem migrar para o candidato Eduardo Braide (Podemos). No entanto, outros projetos acreditam que esta margem pode ser diluída entre os candidatos mais alinhados com a atual gestão municipal.

Questionado na Mirante AM ontem (28) pelo radialista Jorge Aragão, Adriano Sarney não confirmou a procura de outros candidatos visando seu apoio em uma futura aliança. Ele agradeceu à pontuação atingida nas prévias de pesquisa e disse que irá continuar com seu trabalho no Parlamento. “A postura será a mesma, ou seja, firme e de cobrança”, pontuou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.