Estado Maior

Fora da disputa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

O primeiro dia de campanha eleitoral em São Luís foi marcado pela surpresa da desistência de Adriano Sarney (PV) de disputar a Prefeitura da capital. Em carta, o deputado estadual alegou não ter o espaço suficiente para apresentar suas propostas e mostrar aos eleitores que é o mais preparado para o
desafio de administrar São Luís pelos próximos quatro anos. Essa falta de espaço a que se referiu o parlamentar vem do próprio partido dele, o PV, que não tem mais do que 6 segundos para propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Adriano contava - ao decidir pela sua candidatura - com os espaços nos debates,
principalmente, o da Mirante.

No entanto, o planejamento do então candidato não tinha como avançar porque devido a análise interna, a TV Globo pode restringir ou mesmo barrar debates eleitorais em 2020. A pandemia é o motivo para tal decisão.

Outras emissoras locais decidiram adotar como critério para participação nos debates a questão da representatividade de cada partido na Câmara dos Deputados. O que excluiria Adriano do enfrentamento com seus adversários porque o PV tem somente um deputado federal na Casa.

Sem o espaço necessário, o deputado do PV decidiu retirar sua candidatura. Ficam mantidas as candidaturas a vereador da capital. São 40 nomes no total querendo uma das vagas na Câmara Municipal de São Luís.

Resta saber se, como membro da oposição, os votos de Adriano Sarney irão migrar para outro nome da oposição como Eduardo Braide (Podemos).

Da parte de Adriano, ele não direcionará apoio para qualquer dos nomes que permanecerão na disputa.

Bom percentual
Adriano Sarney apareceu na pesquisa Ibope/TV Mirante com 4% das intenções de votos. Ele foi o quinto no levantamento.

Com este bom percentual, os candidatos que se mantêm na disputa estão de olho nos votos do candidato do PV.

A questão é que com um nome a menos, aumentam as chances do pleito na capital se encerrar ainda no dia 15 de novembro.

Primeiro dia
A campanha eleitoral teve início ontem e os candidatos a prefeito de São Luís foram às ruas para mostrar força.

Carreatas, caminhadas, adesivação de veículos, visitas em bairros e feiras foram algumas das atividades que marcaram o primeiro dia de campanha.

Os jingles e vídeos em redes sociais também marcaram este primeiro dia de campanha. A história de cada candidato e a divulgação do número foram os objetivos principais dos vídeos.

Reeleição
Também se apressaram a divulgar os seus números os vereadores de São Luís que buscam a reeleição.

Dos 31 integrantes da Câmara Municipal, 29 estão em busca de renovar o mandato por mais quatro anos.

Somente Bárbara Soeiro (PSC) e Honorato Fernandes (PT) não estão buscando a reeleição.

Visitação
O prefeito Edivaldo Junior (PDT) vistoriou no fim de semana as obras de reconstrução do Mercado da Cohab, cuja previsão de entrega é dezembro deste ano.

A obra integra o maior pacote de intervenção já realizada em mercados de São Luís. No total, a capital maranhense contará com 10 mercados novos até o fim do ano.

Do pacote, dois já foram entregues, o Mercado do Coroadinho e o do Anil. Os serviços integram o programa São Luís em Obras que com intervenções
estruturais tem mudado o aspecto urbano da capital.

Para inglês vê
Com centenas de policiais militares “presos” em serviços administrativos, a Polícia Militar do Maranhão deixa as ruas com contingente menor de homens.

No entanto, devido à crise de segurança com guerra entre facções, o comandoda PM tira das “tocas” os policiais para fazer número nas ruas.

A estratégia é mostrar para a população que há policiamento no período de crise. Na prática mesmo, a ação do comando da PM somente gastar combustível com viaturas rodado sem ação com resultados de fato.

DE OLHO

11 é o número TOTAL DE candidatos a prefeito de São Luís na disputa eleitoral de 2020. Esta mesma quantidade de postulantes foi registrada nas eleições de 2012 na capital.

Segurança de fachada
Com tantos policiais do chamado ADM, seria a hora do comando da corporação e do próprio governador Flávio Dino (PCdoB) rever o uso dos policiais para serviços administrativos.

Tanto porque os policiais do ar condicionado tem pouca ou quase nenhuma experiência de combate nas ruas quanto para evitar privilégios e favores dentro da corporação.

O que se percebe, no sistema de segurança é frágil ou quase nada de inteligência e investigações e pouco policiamento nas ruas. Cenário ideal para uma guerra de facções.

E MAIS

• O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Tyrone Silva, visitou o prédio onde em breve funcionará a nova sede da 56ª
zona eleitoral (Barreirinhas).

• Ele foi acompanhado do membro da Corte Bruno Duailibe, do diretor-geral Gustavo Vilas Boas e assessores.

• No novo local, o cartório eleitoral terá mais espaço disponível e, por este motivo, proporcionará maior comodidade aos servidores e eleitores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.