Anuário

Cimi lançará seu relatório anual de violência contra os povos indígenas

Trazendo os dados referentes a 2019, esta edição apresenta também análises sobre a realidade do Brasil indígena no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Anuário do Cimi sobre violência contra os povos indígenas será divulgado
Anuário do Cimi sobre violência contra os povos indígenas será divulgado (índios)

Brasília - O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) realizará nesta quarta-feira (30), às 10h, o lançamento do seu relatório anual Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil - dados de 2019. Pela primeira vez, o evento será feito no formato online.

Os dados do Relatório do Cimi são sistematizados em três capítulos principais que, organizados em 19 categorias, oferecem um retrato bastante significativo das diversas formas de violências praticadas contra os povos indígenas em todo o país. Desde violações relacionadas aos seus direitos territoriais, como invasões das terras indígenas, a violações contra a pessoa, como assassinatos e ameaças, e violações por omissão do poder público, como desassistência, mortalidade na infância e suicídios, são consolidadas na publicação.

Trazendo os dados referentes a 2019, esta edição apresenta também análises sobre a realidade do Brasil indígena no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro na Presidência do país.

O lançamento deste ano contará com a participação de três lideranças indígenas, que apresentarão um pouco da realidade vivida por elas no cotidiano de seus territórios, que sofrem com os incêndios criminosos e o aumento da violência: Maryelza (Makaya) Apurinã, da Terra Indígena (TI) Valparaíso, localizada em Boca do Acre (AM); Wagner Krahô-Kanela, da TI Krahô-Kanela, localizada em Lagoa da Confusão (TO); e Adelicia Paulino Guajajara, da Aldeia Mucura, na Terra Indígena Arariboia (MA), irmã de Paulo Paulino Guajajara, cujo assassinato em novembro de 2019 teve ampla repercussão nacional e internacional.

Também farão parte da apresentação do Relatório o presidente do Cimi e arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o secretário-executivo do Cimi, Antônio Eduardo Oliveira; e os organizadores da publicação, Lucia Rangel e Roberto Liebgott. A mediação será feita por Marline Dassoler, missionária do Cimi.

Serviço

O que: Lançamento online do Relatório Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil - Dados de 2019
Quando: 30/9 (4a feira), das 10h às 12h
Onde: YouTube do Cimi: http://bit.ly/RelatórioYouTube; Facebook do Cimi: http://bit.ly/RelatórioFB

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.