Eleições 2020

Candidatos iniciam campanha lançando jingles e com ações de rua em SL

Lançamento de jingles e filmetes com as histórias dos candidatos e uma série de atividades de rua marcaram o início da campanha eleitoral para prefeito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Rubens Júnior iniciou campanha com carreata
Rubens Júnior iniciou campanha com carreata (Rubens Jr)

SÃO LUÍS - Com a decisão do deputado Adriano Sarney (PV) de abrir mão da sua candidatura, 11 postulantes ao cargo hoje ocupado pelo prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT), seguem na disputa. A maioria realizou ações logo no primeiro liberado para campanha pela Justiça Eleitoral.

Líder em intenções de votos, segundo pesquisa Ibope/TV Mirante divulgada na semana passada, o candidato Eduardo Braide (Podemos), da coligação "Pra frente, São Luís", iniciou oficialmente sua campanha logo nos primeiros minutos do domingo.

Ao lado da candidata a vice-prefeita, Esmênia Miranda (PSD), e de sua esposa, Graziela Braide, ele esteve no Comitê Central de sua campanha e adesivou os primeiros veículos.

Agradecendo a todos que colaboraram com a construção do plano de governo e apoiam a sua candidatura, Braide reafirmou que fará uma campanha limpa, sem ataques aos adversários.

Segundo a assessoria do candidato, durante a manhã de domingo, mais de 400 pessoas foram ao comitê, que ainda será inaugurado oficialmente, para adesivar seus carros.

Caminhada

Uma grande caminhada, também na manhã de domingo, marcou o início da campanha do candidato Neto Evangelista (DEM). A agenda ocorreu no São Francisco, bairro onde o democrata tem vínculos.

O evento contou com a participação do senador Weverton (PDT), do deputado federal Juscelino Filho (DEM), dos deputados estaduais Glalberth Cutrim (PDT) e Roberto Costa (DEM), e outras lideranças políticas e comunitárias aliadas ao candidato.

Neto Evangelista recebeu apoio de moradores e da população que já beneficiada com ações realizadas por ele enquanto deputado estadual.

Já o do PCdoB, Rubens Júnior, iniciou sua campanha percorrendo bairros da capital em uma carreata que começou na Av. dos Portugueses, na área Itaqui-Bacanga.

Além da participação de eleitores e militantes, Rubens foi acompanhado do candidato a vice-prefeito Honorato Fernandes (PT), da senadora Eliziane Gama (Cidadania) e do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

Mais

Campanha

Em ação na Praça Maria Aragão, pela manhã, o candidato da coligação “Resgate o amor pela ilha”, Duarte Júnior (Republicanos), realizou um “adesivaço” de veículos de apoiadores da sua campanha. O candidato do PSOL, professor Franklin Douglas, inciou a campanha em reunião com moradores do Cajueiro, onde imóveis foram desapropriados para a construção de um porto chinês. Yglésio Moyses, do Pros, promoveu um café da manhã com apoiadores em seu comitê de campanha. Bira do Pindaré (PSB) realizou caminhadas no João Paulo e no São Bernardo, e uma reunião na Assembleia de Deus do São Cristóvão. Não conseguimos confirmar as agendas de Hertz Dias (PSTU) e Apóstolo Sílvio Antônio.

Candidatos pregam independência

Candidatos da parte de baixo da tabela, segundo pesoquisa Ibope/TV Mirante divulgada na semana passada, Carlos Madeira, do Solidariedade, e Jeisael Marx, da Rede, iniciaram a campanha ressaltando que são independentes.

“Chegamos aqui sem as chamadas coligações em um cenário de independência plena para fazer uma campanha dialogando e ouvindo o povo”, afirmou o ex-juiz federal.

Madeira considerou “perversa” a “política praticada pelos jovens herdeiros dos cargos públicos e pelos velhos coronéis que colocam a administração municipal a serviço dos seus interesses”.

Ele diz apostar em uma gestão pública sem amarrações políticas.

O candidato Jeisael Marx, deu a largada para a campanha eleitoral no São Bernardo, bairro onde cresceu. Ao lado candidata a vice-prefeita Janicelma Fernandes, Jeisael conversou com moradores, falando de suas ideias e da forma como pretende mudar o “modelo arcaico” de administração de São Luís.

A caminhada de abertura da campanha de Jeisael encerrou na União de Moradores do Bairro, onde funcionava uma escola comunitária, na qual Marx estudou na infância e hoje funciona a escola municipal da UEB Justino Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.