Emanuel Miguez

Vida dedicada aos avanços da engenharia brasileira

Ele atua numa área que sempre lhe chamou atenção e afirma que é sempre exigente consigo mesmo, para que, dessa maneira, possa lutar pela coletividade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Engenheiro Antonio Emanuel Miguez Dias fala de suas experiências
Engenheiro Antonio Emanuel Miguez Dias fala de suas experiências (Emanuel Miguez)

SÃO LUÍS - Um engenheiro civil que viu na sua vocação para a liderança a forma de atuar em prol dessa profissão no Maranhão e no Brasil. Assim é Antonio Emanuel Miguez Dias, um ludovicense que, quando o assunto é a sua categoria, parte para a luta e os obstáculos e dificuldades servem apenas de incentivo.

Apesar do nome de origem espanhola, Emanuel Miguez é maranhense. Nasceu em São Luís e, desde cedo, se interessou pela área das ciências exatas. “Sempre quis ser engenheiro e me esforcei para isso. Não conseguiria atuar em outra profissão, e, como sempre fui inquieto e quero melhorias não só para mim, mas para todos, após alguns anos exercendo a profissão e conhecendo as necessidades da categoria, comecei a enveredar pelo caminho da representação de classe”, conta ele.

Desde o ensino fundamental, que cursou no Colégio Conceição de Maria, ele já visualizava seu futuro na Engenharia. Tanto que, ao concluir o curso, optou pela Escola Técnica Federal do Maranhão (hoje Instituto Federal de Educação – IFMA) para continuar seus estudos e, em seguida, foi aprovado em Engenharia Civil na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), formando-se em 1986. Neste meio tempo, também praticava esportes, chegando a integrar a Seleção Maranhense de Handebol.

Boa parte da sua experiência profissional, Miguez obteve na Companhia Energética do Maranhão (Cemar), hoje Equatorial Energia, no Departamento de Operações e Construções, no setor de projetos e obras. “Mas foi no Pronosed, departamento criado na Cemar para o projeto e construção de sua futura sede, que tive um vasto aprendizado como profissional durante a construção do Centro Administrativo da empresa, numa área de quatro hectares, onde, atualmente, é a sede de Governo do Estado, o Palácio Henrique de La Rocque”, lembra.

Em 1995, ele resolveu inovar e se tornou empresário, fundando a empresa MPa Engenharia e Comércio Ltda. para prestação de serviços de engenharia para entidades públicas e privadas. Desde então, ele só vem acumulando experiência na engenharia, ramo ao qual se dedica de corpo e alma.

Liderança

Para buscar ainda mais avanços para a profissão que escolheu, Emanuel Miguez começou a exercer o seu potencial de liderança. Em 2015, foi eleito presidente do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), entidade de classe pioneira da engenharia maranhense e precursora do Sistema CONFEA/CREA. O trabalho foi tão relevante, que foi reeleito em 2018. “Nas duas gestões, fui responsável pela estruturação da sede do Clube de Engenharia. Profissionalizei o Clube de forma inovadora e empresarial”, afirma.

Um dos destaques das gestões foi a criação da estrutura permanente para treinamentos e capacitação de profissionais e estudantes de engenharia. “São mais de 30 anos de carreira como profissional de engenharia e há cinco anos venho trabalhando para o fortalecimento da nossa categoria, com atuação social e política com posicionamento para a defesa de trabalho da classe. Busco sempre fomentar a discussão de temáticas de interesse e defesa da classe, pois, para mim, a Engenharia é precursora do desenvolvimento do nosso estado e do País”, completa Miguez.

Foi essa sua vasta experiência e ideologia que o fizeram lançar-se candidato a presidente do Conselho de Engenharia, e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), cujas eleições ocorrerão no dia 1º de outubro. “Acredito que tenho muito a contribuir para um novo Crea, tornando-o uma entidade que realmente atue pelo desenvolvimento das categorias que representa e preste ótimos serviços à sociedade” conclui Emanuel Miguez.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.