Eleições 2020

Escutec: pesquisa aponta reeleição de "Grandão" em Matões

Se as eleições fossem hoje, Ferdinando Coutinho "Grandão" seria reeleito com 59% dos votos; levantamento ouviu 400 eleitores nos dias 20 e 21 de setembro e tem registro com o número MA 08149/2020

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Ferdinando "Grandão" lidera a corrida eleitoral em Matões
Ferdinando "Grandão" lidera a corrida eleitoral em Matões (Pesquisa Matões)

Após as convenções, o quadro da disputa eleitoral na cidade de Matões já tem candidaturas definidas. E dentro deste cenário, novo pesquisa do Instituto Escutec mostra que se as eleições fossem hoje, o prefeito da cidade, Ferdinando Coutinho “Grandão”, seria reeleito com 59% dos votos.

O levantamento ouviu 400 pessoas nos dias 20 e 21 e setembro. O intervalo de confiança da pesquisa (registrada na Justiça Eleitoral com o número MA 08149/2020) é de 90% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto perguntou sobre o voto para prefeito não eleições de 2020 sem que nomes fossem apresentados ao eleitor. Neste cenário espontâneo, Ferdinando “Grandão” obteve 56% das intenções de votos conseguindo ser reeleito. Seu adversário, Gabriel Tenório aparece com 25%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 5% dos entrevistados e não sabe ou não respondeu somaram 14%.

No cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores), Ferdinando “Grandão” aparece com 59% das intenções de votos contra 26% de Gabriel Tenório. Neste cenário, o atual prefeito também conseguiria ser reeleito este ano.

Também foi questionado ao eleitor sobre a possibilidade de mudança de voto nesta eleição. Disseram que existe possibilidade de mudança de voto 13% dos entrevistados. A maioria (80%) afirma que não muda o voto. Não sabe ou não respondeu foram as opções de 7% os ouvidos.

Rejeição

Sobre a rejeição dos candidatos, 55% dos eleitores disseram que não votariam de jeito algum em Gabriel Tenório. Outros 23% afirmaram que não votariam em Ferdinando “Grandão”. Nenhum dos candidatos somou 5% e não sabe ou não respondeu, 17%.

Mais

Aprovação

O Instituto Escutec também questionou os eleitores sobre a aprovação ou desaprovação da gestão de Ferdinando “Grandão”. Neste quesito, 71% dos entrevistados disseram que aprovam a atual administração de Matões. Outros 26% afirmaram desaprovar e 3% não sabe ou não respondeu.

Já na avaliação conceitual, a gestão de Ferdinando “Grandão” é considerada ótima por 29% dos eleitores. Consideram boa a administração municipal 33% e regular, 24%.

Disseram considerar ruim 6%, péssima 5% e não sabe ou não respondeu, 3%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.