Pandemia

Com protocolos, rede hoteleira de São Luís dá sinais de retomada

Gerentes de empreendimentos em atividade na capital afirmam que o setor está se recuperando e retoma as parcerias para eventos de pequeno porte

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Está aumentando a procura por hotéis em São Luís, segundo entidade da rede hoteleira
Está aumentando a procura por hotéis em São Luís, segundo entidade da rede hoteleira (Procura por hotéis)

SÃO LUÍS - A rede hoteleira de São Luís já demonstra sinais de soerguimento, com o aumento dos percentuais de hospedagem do mês de julho para cá. O segmento também já está retomando as parcerias para eventos de pequeno porte, mas seguindo todos os protocolos sanitários, ou seja, obedecendo à risca os decretos das autoridades locais.

Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Maranhão, Armando Ferreira, que também é gerente geral do Rio Poty Hotel (Ponta d’Areia), os empreendimentos hoteleiros estão recuperando o fôlego aos poucos, mas afirma que uma retomada mais significativa será presenciada apenas após a vacinação em massa da população.

“Os hotéis estão retomando a rotina, mas cada um dentro da sua particularidade. Os meses propícios seriam de julho a agosto, levando-se em consideração as férias escolares e a movimentação do setor de negócios internacionais. No entanto, por causa da pandemia, esse período foi bastante afetado e acreditamos que isso ocorre em todo o Brasil”, frisou Armando Ferreira.

Ele informou que no Rio Poty Hotel, por exemplo, a baixa para o período foi de 22% em relação ao ano passado. “Quando tratamos do aspecto lazer, é possível afirmar que ele tem ajudado bastante, principalmente quando nos aproximamos de feriados prolongados”, disse Armando Ferreira.

O gerente geral ainda informou que não há definição quanto à programação de Réveillon, principalmente devido à rigidez dos protocolos. “Nós tentamos fazer um planejamento, mas sabemos que ainda não há definição. Nossa ideia é fazer algo mais discreto, com um jantar e queima de fogos”, adiantou.

Hóspedes

De acordo com Dayane Santana, gerente de hospedagem do Hotel Luzeiros(Ponta do Farol), a retomada gira em torno de 5% a 8%, no que diz respeito ao quantitativo de hóspedes. “Ainda não aumentamos mais por conta da malha aérea, que ainda não voltou totalmente à normalidade Temos muitos clientes procedentes de Fortaleza (CE), por exemplo, e agora que os voos começaram a voltar a operar”, revelou.

Dos 243 apartamentos do Hotel Luzeiros, 35% estão ocupados. “Já teve dias, nesta temporada, em que conseguimos fechar em torno de 40%. No que diz respeito aos eventos, estamos respeitando os protocolos e permitindo aqueles de pequeno porte, para no máximo 100 pessoas. Além disso, as empresas já têm nos procurado para reuniões corporativas, para grupos entre 10 a 15 pessoas”, informou Dayane Santana.

A retomada também é paulatina no Brisamar Hotel, localizado na Península da Ponta d’Areia. “Principalmente aos fins de semana, conseguimos um porcentual de aumento em torno de 40% nos últimos meses, mas os eventos deram uma parada. Para as festas de fim de ano, pensamos em algo mais discreto, como um jantar especial”, disse a gerente comercial do empreendimento, Rosana Melo.

A gerente geral do Stop Way Hotel (Lagoa da Jansen), Suzana Cordeiro, informou que, após a reabertura do empreendimento, no mês de agosto, o movimento foi aos poucos voltando ao normal e agora experimenta um crescimento de 15%. “Já observamos uma melhora significativa em relação ao mês passado. Aos poucos, vamos nos reorganizando e voltando à normalidade, inclusive os eventos no hotel, que seguem tímidos, mas obedecendo aos protocolos de distanciamento social e higiene”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.