Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Suspensão de pagamento

Estudantes que têm contratos do Fies por meio do Banco do Brasil ou da Caixa, poderão requerer a suspensão do pagamento enquanto durar a vigência do estado de calamidade pública, decretado por causa da pandemia da Covid-19. A medida vale para clientes em situação de inadimplência com seus contratos, antes do dia 20 de março, data em que foi aprovado o estado de calamidade pública no país, pelo Congresso Nacional.

O CANTOR Ronnie Von recebeu para almoço, ontem, em São Paulo, o empresário maranhense Emmanuel Márcio Barbosa (leia-se Class Eventos), a quem apresentou sua coleção de vinhos, entre os quais várias safras do icônico e caríssimo Chateau Petrus
O CANTOR Ronnie Von recebeu para almoço, ontem, em São Paulo, o empresário maranhense Emmanuel Márcio Barbosa (leia-se Class Eventos), a quem apresentou sua coleção de vinhos, entre os quais várias safras do icônico e caríssimo Chateau Petrus

Introspecção reúne poesias de Fátima Travassos

No próximo dia 1 de outubro, a Academia Vianense de Letras lançará o livro de poesias intitulado ‘Introspecção’, de autoria da Presidente da Academia Vianense de Letras e Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Fátima Travassos, na Livraria e Espaço Cultural AMEI, no São Luís Shopping, das 18h às 22h.
A obra poética Introspecção nasceu das poesias escritas pela autora, em diversos momentos de sua vida. Dividido em duas partes, a primeira delas enaltece o amor universal, enquanto a segunda, contempla o amor maternal, uma homenagem à mãe da autora, a saudosa Maria José Rodrigues Travassos, com quem deu seus primeiros passos na poesia.
Introspecção foi prefaciada pelo escritor Daniel Blume, que, em suas palavras, muito bem a descreve: “A primeira parte é composta de poemas de onde emergem o sublime amor mulher/homem, bem assim a visceral paixão fêmea/macho, muitas vezes, com contornos de proibição moral ou de asfixia social — no convívio do desejo com a razão, na eterna peleja do sim com o não. […] A segunda parte de ‘Introspecção’ cuida do amor pela mãe dos nove filhos de Viana, capaz de transpassar gostos amargos da vida. Também conta a dor daquela partida que ficou com a saudade latente.”
Sob a apresentação do Professor Joaquim Gomes, a obra poética revela a poesia de Fátima Travassos que “aterrissa no campo poético, com o seu voo de gaivota, para dizer do coração, em cor, em brasa, porque a vida realizada em amor é plena de canto de pássaros, tardes-de-por-de-sol, nostalgia e encantamento poético.”
Para ele, Introspecção “é um livro que fala de amor, da beleza do amor e da beleza de amar, mesmo quando este amor se concretiza e causa desordem na alma. É com e na poesia que a poeta encontra seu lugar de afeto – Meu dilema / E meu apelo / Meu poema!, para dizer do que padece (o dilema), cobrar em apelo e salvar-se com o seu poema, que, embora tenha dito que é seu, não é só mais dela, já é de todos nós.”
Além de todo o conteúdo poético apresentado na obra ‘Introspecção’, impressa em papel couché 115g, os leitores contemplarão as aquarelas que ilustram os poemas de Fátima Travassos, produzidas pela artista plástica maranhense Susana Pinheiro, que interpreta cada verso escrito em imagens coloridas, eivadas de profunda e delicada sensibilidade artística.
Para a autora Fátima Travassos, Introspecção “representa uma reflexão que eu faço sobre o que acontece no íntimo a respeito das minhas experiências como ser individual e coletivo. É ato de observação e descrição do conteúdo dos pensamentos e sentimentos experimentados em ciclos diversos de minha vida. Esta obra reflete ‘a mulher das leis que ousa se despir em versos’, nas palavras do poeta Daniel Blume; revela a filha, a mãe e a profissional das normas, que não deixou o rigor do exercício das letras jurídicas esmaecer o olhar poético sobre a vida, as emoções e, sobretudo, o amor que, nas palavras do apóstolo João, nos diz: ‘Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor’ (Jo 4,8). Nas sábias palavras de Colossenses: ‘Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito’ (3,14). Agora, compartilhado com o leitor.”

FÁTIMA Travassos está com um belo livro de poesias saindo do forno: Introspecção, com prefácio do poeta Daniel Blume. Na foto, ela é vista entre Eveline Cunha e Núbia Zeile Pinheiro Gomes
FÁTIMA Travassos está com um belo livro de poesias saindo do forno: Introspecção, com prefácio do poeta Daniel Blume. Na foto, ela é vista entre Eveline Cunha e Núbia Zeile Pinheiro Gomes

Vitória da estética
Esta semana passei pela Praça João Lisboa e pelo Largo do Carmo e me orgulhei de ver a imensa área com uma roupagem nova, de volta ao seu passado original.
A bela obra me remete à doce lembrança daquele adolescente tímido, que ficava fumando à espera do olhar da moça pela qual estava apaixonado.
Não vou negar que gosto de passar por ali, principalmente à noite, devagar, morrendo de saudades de mim mesmo.
À noite, naquela área do Centro Histórico parcamente iluminada, as moças passeavam em grupo exibindo-se aos rapazes que as observavam, com elas flertavam, de pé, geralmente também em grupo e queimando seu cigarrinho. Às vezes, elas davam bola. Uma delas fazia um par enamorado que, sob tanta vigilância, não tinha espaço para seus amassos.
A Prefeitura está concluindo a restauração do largo e da praça que está ficando uma beleza. De dia, a praça ainda é muito frequentada por causa do comércio. No passado, homens de paletó e gravata se reuniam ali para discutir política e os rumos que a cidade deveria tomar. Quando o sol permitia, claro!
Hoje, gente espera nos bancos por amigos ou para que chegue a hora dos compromissos.
De qualquer modo, ganhou a estética. Embelezar a cidade é algo que todos aplaudem.

Dois tempos
Dizem que uma das habilidades mais louváveis na política é a dissimulação, como tanto ocorre nestes dias em que velhos adversários se unem num mesmo lado.
Se assim o é, convém lembrar essa que o jornalista baiano Sebastião Nery conta em 1950 no Histórias do Folclore Político brasileiro.
Ernesto Geisel, presidente da ditadura, baixou o Pacote de Abril, que mudava a Constituição passando por cima de tudo e de todos. O jornalista Mauro Santayana encontrou o deputado mineiro José Bonifácio de Andrada e Silva, tetraneto de José Bonifácio, o patriarca da independência, da Arena, líder do governo:
– Deputado, em 1929, quando Washington Luiz apresentou Júlio Prestes, teve um deputado que subiu a tribuna e fez um brilhante discurso dizendo que o Executivo não deveria tomar para si as tarefas das forças políticas nacionais.
– Quem foi o imbecil que disse isso?
– Foi seu pai.
– Ora, meu filho!... Quando o meu pai falou isso a lua era dos namorados, era de São Jorge, hoje é base espacial!

Vôlei de praia
Ontem, as duplas masculinas de vôlei de praia entraram em ação para os primeiros jogos da fase classificatória da etapa inicial do Circuito Brasileiro 20/21. As partidas seguem até este domingo, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Esse é o primeiro torneio do naipe masculino após a paralisação do calendário pela pandemia do novo coronavírus e tem diversos protocolos de prevenção, inclusive a ausência de público. Uma das presenças confirmadas na competição é a do campeão mundial e atleta olímpico Evandro, que junto de Bruno Schmidt representará o Brasil nos Jogos de Tóquio, em 2021.

DE RELANCE

Fluxos e rotinas
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, instituiu o Programa de Implementação e Acompanhamento de Fluxos e Rotinas nas Varas Especializadas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, como igualmente nas demais unidades judiciais com competência na matéria. Dentre as ações a serem desenvolvidas para dar efetividade ao programa estão o diagnóstico, a partir de instrumental elaborado para fins de mapeamento das necessidades das unidades judiciais, e a elaboração de manual de procedimentos, fluxos e rotinas, com base no rito processual adequado a cada tipo de processou procedimento administrativo.

Mais um vitima da Covid 19
A Covid 19 levou na semana passada mais um amigo dos tempos de estudante: o professor Fran Figueiredo, radicado há muitos anos em Brasília. Ele estava em São Luís e morreu no Hospital São Domingos.

Operação Verde Brasil
Com apoio das Forças Armadas, a Operação Verde Brasil 2 vem colhendo resultados importantes no enfrentamento de crimes ambientais cometidos na Amazônia. Quarta-feira, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que coordena as ações do governo na Amazônia, destacou a importância do trabalho determinado pelo presidente Jair Bolsonaro e apresentou um balanço preliminar.

Operação Verde Brasil 2
Os números chamam a atenção: apreensão de 29,5 mil m³ de madeira e mais 33 mil ações desenvolvidas (inspeções, patrulhas navais e terrestres, vistorias, revistas). Mais de 8 mil toneladas em minerais (ouro, manganês, pedras preciosas, etc) apreendidos, 98.982 hectares embargados e 3.071 multas aplicadas. Segundo Mourão, “prosseguimos na missão!”

Operação Verde Brasil 3
Mas, como sempre, tem quem seja contra as ações firmes das Forças Armadas para combate aos criminosos que atuam na Amazônia. O Partido Verde, por exemplo, contesta no STF presença das Forças Armadas naquela região. A ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia é a relatora da medida, contra decreto presidencial e portaria do Ministério da Defesa que autorizam a atuação das Forças Armadas no combate a crimes ambientais e focos de incêndio.

Contra feminicídio
A Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, coordenada pela deputada Daniella Tema, realizará, na próxima quarta-feira, a V Reunião de Trabalho Virtual. Com o tema “Os números da violência x sugestões de combate e prevenção”, a reunião terá como focos os dados estatísticos e o histórico de violência contra as mulheres.

Contra feminicídio 2
A participação ocorrerá por meio de sala virtual, cujo acesso se dará pelo link a ser enviado pela equipe da frente parlamentar, quando confirmada a participação por meio de e-mail. A Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio tem realizado as reuniões virtualmente para dar continuidade aos trabalhos e debater os temas de grande importância para o combate à violência contra as mulheres no Maranhão.

Para escrever na pedra:
“Muitas das falhas da vida acontecem porque as pessoas não percebem o quanto estavam perto do sucesso quando desistiram”. De Thomas Edison (1847-1931), inventor americano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.