Investigação

Lava Jato: CEO de empresa que tem acordo com Gasmar é alvo

Eduardo Antonello, CEO da Golar Power, é investigado por suposta participação em esquema de pagamento de propina envolvendo a empresa de navegação marítima Sapura e a Petrobras, em contrato de quase R$ 3 bilhões

Gilberto Léda/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Empresa tem relação com a Gasmar desde o mês de fevereiro quando foi assinado protocolo de intenções no Maranhão, na área de gás natural
Empresa tem relação com a Gasmar desde o mês de fevereiro quando foi assinado protocolo de intenções no Maranhão, na área de gás natural (gasmar)

Um dos alvos da 75ª fase da Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal na quarta-feira, 23, foi Eduardo Antonello, CEO da Golar Power, empresa de gás natural liquefeito e energia que tem acordo fechado com o Governo do Maranhão via Companhia Maranhense de Gás (Gasmar).

Antonello teve bens bloqueados e é investigado por suposta participação em um esquema de pagamento de propina envolvendo a empresa de navegação marítima Sapura e a Petrobras, em um contrato de US$ 2,7 bilhões, quando ainda representava o Grupo Seadrill.

Em agosto, já sob comando de Antonello, a Golar fechou parceria com a BR Distribuidora, em que a Petrobras é acionista, para distribuição de gás natural liquefeito.

No Maranhão, um protocolo de intenções foi assinado em fevereiro deste ano. Segundo o Governo do Estado, o acordo deve viabilizar o fornecimento de gás natural para uso veicular e industrial, por meio do gás natural liquefeito (GNL). O protocolo para o início do projeto - entre a Gasmar e a Golar Power - foi assinado durante o “Fórum Maranhense de Distribuição de Gás Natural”, em São Luís.

Benefícios

Na ocasião, o vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) representou o governador Flávio Dino (PCdoB) no evento e falou dos benefícios que a ampliação do uso do gás natural a outros segmentos trará para o Estado.

“Nós vamos interiorizar o gás não só para atender os pequenos e grandes veículos, mas também para as pequenas e médias empresas. Isso vai garantir uma energia limpa, renovável e mais barata; o que, consequentemente, vai impactar positivamente os investimentos das empresas, gerando mais empregos e renda”, destacou o vice-governador.

Já o diretor-presidente da Gasmar, ex-deputado e ex-prefeito Deoclides Macedo (PDT), garantiu que ainda em 2020 o estado contará com o GNL para uso veicular e industrial.

“O que se propõe hoje, de forma concreta e factível, é a inserção do gás natural de maneira mais ampla na matriz energética maranhense, beneficiando diretamente e de forma decisiva a sociedade. Com isso, conseguiremos melhorar a economia do estado, gerar oportunidades e fazer com que a população maranhense possa perceber, tanto na capital como nas principais regiões do interior, a presença do gás natural como impulsionador do desenvolvimento do Maranhão”, frisou Macedo.

O presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago, enfatizou no evento que o Porto do Itaqui também estaria envolvido no projeto, garantindo infraestrutura dos seus terminais para a chegada de equipamentos e insumos.

“É uma nova carga que vem se incorporar à dinâmica de operações do Itaqui, principalmente em combustíveis, na geração de energia e outras possibilidades. Estamos preparados para movimentar essa nova carga que vem fomentar o crescimento do Itaqui e do nosso estado”, afirmou Ted Lago.

“Nós contamos muito com a infraestrutura do Porto do Itaqui para essa operação”, afirmou o vice-presidente da Golar Power, Marcelo Rodrigues na ocasião. “Nossa ideia é iniciar a operação em outubro deste ano, trazendo o GNL em nosso navio que está em Sergipe para movimentação de cabotagem no Itaqui”, completou.

Mais

Sem contato

O Estado entrou em contato com o Governo do Maranhão e questionou se o envolvimento do CEO da Golar Power em investigação da Polícia Federal no âmbito da Lava Jato pode ter alguma influência no desenrolar do acordo firmado pela Gasmar em fevereiro.

Não houve posicionamento até o fechamento desta edição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.