Guerra criminosa

Duas mortes e dois feridos em briga de facções em São José de Ribamar

Policias Militar e Civil realizaram ontem um cerco na cidade balneária e conseguiram prender 13 faccionados e apreender quatro armas de fogo e droga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(morte turiuba)

SÃO LUÍS - Guerra de integrantes de facções criminosas ocorrida durante a noite de quarta-feira (23) na cidade de São José de Ribamar resultou na morte de Luís Guilherme Mendes Araújo, de 19 anos, e Natanael Mendes Rodrigues, de 28 anos, e em dois baleados. Entre os feridos, um adolescente, de 14 anos. As Policias Militar e Civil realizaram ontem um cerco nesse município e conseguiram prender 13 faccionados e apreender quatro armas de fogo, droga, dinheiro e apetrechos para embalar entorpecente.

A polícia informou que os faccionados primeiramente tomaram de assalto um veículo Cobalt branco de um taxista, na Vila São José, em São José de Ribamar, logo após, promoveram tiroteio em Mojó, São Benedito e no Residencial Turiúba. Neste ponto, Luís Guilherme e Natanael Mendes foram baleados e vieram a falecer. Eles tinham passagem pelo Poder Judiciário por diversos crimes.

Também foi baleado Ryan Lucas Barbosa Lopes, de 27 anos; e levado para o hospital. Já, o Cobalt foi localizado pela polícia na praça Verde, área central dessa cidade, durante o período da madrugada de ontem.

Ainda na noite do último dia 23, os criminosos roubaram um estabelecimento comercial, localizado na rua do Mangue. Os criminosos durante a fuga efetuaram vários tiros em plena via pública com o objetivo de instalar o clima de terror e acabou baleado nas costas um adolescente, de 14 anos. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) levaram a vítima para o hospital da cidade e até o período da tarde de ontem continuava hospitalizado em estado grave.

Outras ocorrências

Os criminosos durante o período da tarde de quarta-feira (23) roubaram um veículo Corola, na Pirâmide, em Raposa, de um motorista de aplicativo e, em seguida, realizaram vários assaltos na Grande Ilha. A polícia informou que um posto de combustível, localizado no Laranjal, em São José de Ribamar, foi alvo desses bandidos.

Eles, além de roubarem o dinheiro desse estabelecimento comercial, ainda atiraram no abdômen de um dos frentistas, nome não revelado. A vítima foi levada para o Hospital Municipal Socorrão II, na área da Cidade Operária, onde passou por tratamento cirúrgico. Os militares foram acionados e encontraram o Corola, na Pirâmide.

Um policial militar, nome não revelado, teve o celular roubado por uma dupla criminosa, no bairro J. Câmara, em São José de Ribamar, no último dia 22. Guarnições da Polícia Militar realizaram incursões na localidade e prenderam os acusados. Em poder deles, os militares recuperaram o celular e apreenderam uma pistola.

Incursões

O delegado Jader Alves, titular da delegacia de São José de Ribamar, declarou que ainda ontem policiais civis e militares, inclusive, do Choque e do Bope estavam realizando incursões em São José de Ribamar e cidades adjacentes para prender os faccionados, armamento e droga. “A polícia está realizando um cerco de mais de 20 horas em Ribamar para prender esses criminosos”, frisou Jader Alves.

Ele disse que até o período da tarde de ontem um total de 13 faccionados tinham sido presos e sendo que um deles, identificado como Pitoco, acusados de homicídio e tráfico de droga. Também apreenderam armas de fogo, munições, droga, dinheiro e apetrechos para embalar entorpecente. Os detidos foram autuados em flagrante por vários crimes como associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de droga e outros.

O coronel Aritanã Lisboa, comandante do Policiamento de Área Metropolitana II, afirmou que o trabalho integrado entre as Policias Militar e Civil vão continuar nessa cidade para combater essa onda de violência realizada por faccionados. “A polícia vai continuar com esse trabalho para prender esses criminosos e com isso proporcionar a paz e a segurança nessa cidade”, frisou Aritanã Lisboa.

Já, o comandante do Batalhão do Choque, tenente-coronel Wellington de Araújo, disse que somente os militares localizaram duas armas de fogo, um simulacro de arma de fogo, uma porção de droga e dois criminosos foram presos somente durante uma varredura no Residencial Turiúba.

Policiais militares e civis também realizaram um trabalho integrado nessa cidade, no dia 24 de julho, e resultou na prisão de 18 integrantes de facções criminosas como ainda apreenderam armamento, maconha, cocaína, carregadores de pistola e munições de calibres diversos. Entre os detidos estava o Dezenove, que segundo a polícia, “Torre” de uma das facções.

Saiba mais

Ruberval Pacheco de Matos, de 43 anos, foi assassinado ontem a golpes de faca. A polícia informou que a vítima residia no Conjunto São Raimundo e acabou sendo esfaqueado durante uma briga com o vizinho, identificado como Márcio. Eles tinham uma rixa antiga devido vazamento de água para o quintal de uma das casas e a Polícia Civil está investigando o caso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.