Eleições 2020

São Luís é a 10ª capital em número de candidaturas a vereador no Brasil

Levantamento é do portal G1, com base nos dados dos partidos e dos nomes aprovados em convenções; fim das coligações deve levar a mais candidaturas

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Número de candidatos a vereador na capital maranhense pode diminuir, após julgamento de registros
Número de candidatos a vereador na capital maranhense pode diminuir, após julgamento de registros (Candidaturas TSE)

A capital maranhense é a décima no país no número de candidatos a vereador para as eleições deste ano aprovados nas convenções partidárias. É o que aponta levantamento do portal G1, divulgado ontem. De acordo com a pesquisa, até o momento, 950 candidatos tiveram os seus nomes chancelados por suas siglas. O número pode cair, já que - para se tornar apto - o candidato deve ter o seu nome apreciado pela Justiça Eleitoral a partir do pedido de registro.

Até o fechamento desta edição, 441 pedidos de registros de candidaturas para uma vaga na Câmara Municipal de São Luís constavam no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para o procedimento de registro - que de acordo com o TSE deve ser feito mediante a apresentação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (Drap) - termina neste sábado, 26.

Além da capital maranhense, estão entre as com maior número de candidatos aprovados nas convenções para a disputa de uma vaga nas Câmaras as cidades de São Paulo (1.927 candidatos), Rio de Janeiro (1.788), Belo Horizonte (1.584), Salvador (1.544), Manaus (1.370), Fortaleza (1.358), Curitiba (1.190), Goiânia (1.112) e Belém (1.036 candidaturas).

Em 2016

Nas eleições de 2016, na capital maranhense, segundo o TSE, 669 candidatos a vereador foram registrados. Destes, 50 (ou 7,4%) foram considerados inaptos para participação no pleito.

Um dos fatores que condicionam um possível crescimento no número de candidaturas este ano para uma vaga no Legislativo municipal é o fim das coligações nas eleições proporcionais. Esta será a primeira eleição com a regra.

Devido às regras de preenchimento de vagas nas Câmaras, os partidos deverão pulverizar as candidaturas, sob a expectativa de atingirem, com maior facilidade, o quantitativo de votos necessários para atingir o chamado quociente eleitoral.

O quociente, segundo a lei, é o parâmetro de votação para que os partidos e seus respectivos candidatos ocupem um assento no Parlamento. Para isso, a Justiça Eleitoral deve calcular o quociente verificando o total de votos válidos dividido pelo número de vagas na Câmara. l

Mais

Candidaturas

Ainda de acordo com o portal G1, 24.133 candidatos tiveram seus nomes aprovados em convenções em todo o país para disputarem, em suas cidades, uma vaga a vereador. Em metade das capitais, o aumento de candidaturas a vereador deve ser superior a 40%. A maior alta é verificada em Maceió (AL), onde o número de candidatos a vereador passou de 233 para 563.

Oito dos 12 candidatos a prefeito já pediram registro

Até o fechamento desta edição, 8 dos 12 candidatos a prefeito da capital maranhense haviam registrado pedido de candidatura junto à Justiça Eleitoral. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Constavam no banco de dados do Tribunal os nomes de Eduardo Braide (Podemos), Hertz Dias (PSTU), Duarte Júnior (Republicanos), Adriano Sarney (PV), Neto Evangelista (DEM), Carlos Madeira (SD), Rubens Júnior (PCdoB) e Bira do Pindaré (PSB).

O Patriota liderava, até ontem, a estatística do número de pedidos de candidatura (considerando a eleição majoritária e proporcional) em São Luís, seguido pelo Avante, PV, PTB e PSC. Do total de pedidos, 67,6% eram de pessoas do sexo masculino.

O prazo para pedido de registro vai até o próximo sábado, 26. Os registros estão sendo feito pelo site do TSE. l

Números

São Paulo (SP) - 1.927

Rio de Janeiro (RJ) - 1.788

Belo Horizonte (MG) - 1.584

Salvador (BA) - 1.544

Manaus (AM) - 1.370

Fortaleza (CE) - 1.358

Curitiba (PR) - 1.190

Goiânia (GO) - 1.112

Belém (PA) - 1.036

São Luís (MA) - 950

Fonte: Portal G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.