Programação

Primavera de Museus ocorre este ano em ambiente virtual

Museu de Artes Visuais, Fundação da Memória Republicana Brasileira, casas de Nhozinho e Josué Montello, entre outras instituições, integram a programação do evento que ocorre até domingo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Obra de Edson Mondego usada em ação educativa no MAV
Obra de Edson Mondego usada em ação educativa no MAV (obra mondego)

São Luís - Com o tema “Mundo Digital: museus em transformação”, ocorre até este domingo a 14ª Primavera de Museus que este ano, em decorrência da pandemia de Covid-19 está sendo feita de forma virtual. Museus e casas de cultura dde São Luís estão com programações voltadas para o evento que reúne instituições culturais de todo o Brasil.

A programação é composta por lives, webinários, visitas virtuais, exposições e outras ações que propõem interatividade com a sociedade. O Museu de Artes Visuais (MAV) lançou pelo Instagram uma ação educativa voltada para o público infantil com o objetivo de transformar uma obra do acervo do MAV em quebra-cabeça.

A obra escolhida é uma pintura que faz referência a dois personagens tradicionais do Carnaval maranhense, o Urso e o Fofão. O óleo sobre tela é do artista Edson Mondego. Para o domingo está prevista uma live com a participação de duas gestoras de museus e suas considerações e perspectivas sobre as transformações ocorridas durante a pandemia.

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) anunciou a exposição virtual “#SOSAmazonia”. A mostra apresenta obras de arte sobre a Amazônia, seus povos originários e suas atividades produtivas. São diversas peças, entre artefatos e telas, oriundas do Brasil, Venezuela, Suriname e Colômbia. A exposição pode ser vista por meio das redes sociais da instituição.

A Casa de Nhozinho está com exposições em suas redes sociais (Instagram @Casadenhozinho, e Youtube Casa de Nhozinho). No ambiente virtual o público pode conferir a mostra “Fazendo Casas de Taipa”, de Aricélia Cantanhede Sales. É um projeto sobre o processo de construção das casas de taipa na cidade de Central do Maranhão. A série é composta por 10 painéis em acrílico. A outra opção é a exposição de fotografias sobre armadilhas de pesca no Maranhão.

A Casa de Cultura Josué Montello traz para a programação exposição, ação educativa e sarau. A programação conta com leituras de poesia, exposição de caricaturas de escritores brasileiros, e curiosidades sobre os museus brasileiros. O material está disponível nas redes sociais.

O Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão e o Museu do Palácio dos Leões também participam da 14ª Primavera de Museus com exposição virtual do acervo permanente e visita mediada.

A programação virtual do evento, de acordo com os organizadores, são formas não só de dar visibilidade aos museus, mas proporcionar experiências de intercâmbio entre as instituições de memória e a sociedade visto que com a pandemia, a experiência de acesso aos museus, suas ações e bens culturais digitalizados tornou-se, mas que em outros momentos, onipresente.

Serviço

O quê

14ª Primavera de Museus

Quando

Até domingo

Onde

Redes sociais de museus do Maranhão



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.