Inclusão

Pesquisadores desenvolvem máscara que permite leitura labial

As máscaras faciais em 3D foram constituídas por material inteira ou parcialmente transparente, deixando à mostra a região da boca, o que permite a leitura labial e a visualização das expressões faciais para pessoas com deficiência auditiva

Com informações da Agência Fiocruz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Máscara )

Rio de Janeiro - Pesquisadores do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) desenvolveram Equipamentos de Proteção Individual inclusivos (EPIs). As máscaras faciais em 3D foram constituídas por material inteira ou parcialmente transparente, deixando à mostra a região da boca, o que permite a leitura labial e a visualização das expressões faciais, fatores importantes na comunicação das pessoas com algum tipo de deficiência auditiva.

“Deve ser realizado um trabalho incessante, em todos os âmbitos, de combate à pandemia para mudar esta realidade sem se esquecer de ninguém, com empatia e respeito às dificuldades de cada indivíduo. Precisamos permitir a acessibilidade aos meios físicos, sociais, de saúde, educação e à comunicação para possibilitar que pessoas com deficiência gozem plenamente de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais com segurança”, ressaltam Renata Dalavia, do setor de Artigos de Saúde do INCQS/Fiocruz, e Filipe Quirino, do setor de Produtos Biológicos da unidade. “As máscaras são fundamentais, porque funcionam como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas, conferindo proteção no dia a dia. Entretanto, as máscaras opacas impossibilitam a leitura labial, por isso a importância deste EPI em 3D”.

A confecção e o uso das máscaras devem seguir os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A higienização é feita com água e sabão ou com hipoclorito de sódio (produto obtido a partir da mistura do cloro com uma solução diluída de soda-cáustica). Entretanto, devido ao material plástico, deve-se evitar torcer a máscara e evitar passá-la com ferro quente. Já na parte de plástico, é recomendável passar álcool 70% para fazer a desinfecção da superfície.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.