Estado Maior

Debate político

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Como parte da estratégia de comunicação do Grupo Mirante para as eleições de 2020, o jornal O Estado iniciará amanhã seus programas eleitorais. O primeiro
que entrará no ar é o Eleições 2020, que trará, toda sexta-feira até o dia do pleito, em oestadoma.com, análises políticas dos acontecimentos da campanha eleitoral.

O programa será feito pelo diretor de Redação de O Estado, Clóvis Cabalau, e pela equipe de Política do matutino: Carla Lima (editora), Gilberto Léda, José Linhares Jr. e Ronaldo Rocha (repórteres de política).

Além desse programa, assim como vem ocorrendo deste 2016, O Estado trará a Sabatina, que entrevistará todos os candidatos a prefeito de São Luís. Serão 60
minutos de entrevistas com temas livres e sorteados. A transmissão será ao vivo pelo site do jornal e também pelo Portal Imirante, que assina o projeto conjuntamente com O Estado.

A novidade deste ano é que os candidatos a prefeito de São José de Ribamar também serão sabatinados.

O Grupo Mirante organizou uma programação com entrevistas não somente no jornal, mas também nas rádios AM e FM, além da TV, para dar oportunidade tanto aos candidatos, que enfrentam o desafio de uma campanha diferente devido à pandemia, quanto aos eleitores, que nos mais diversos canais de comunicação poderão acompanhar o que pensam cada postulante ao Palácio de La Ravadiere.

Visita
O senador Roberto Rocha (PSDB) esteve novamente com o presidente da República, Jair Bolsonaro, ontem. Com o senador, estava o também tucano Sebastião Madeira.

No encontro, o presidente acertou com o senador maranhense uma visita ao estado no mês de outubro.

Em tese, Bolsonaro viria para conhecer in loco as obras do Governo Federal que estão em curso no Maranhão.

Apoios
Na prática, Roberto Rocha quer buscar dividendos políticos do presidente Bolsonaro para os seus aliados e candidatos a prefeito.

Um exemplo é o próprio Sebastião Madeira, que disputa de novo a Prefeitura de Imperatriz.

Se a agenda se concretizar, esta será a primeira vez que Jair Bolsonaro virá ao Maranhão após assumir o comando do Palácio do Planalto.

Candidaturas
Levantamento do portal G1 apontou que São Luís é a décima capital do país no número de candidatos a vereador para as eleições deste ano aprovados nas convenções.

De acordo com a pesquisa, até o momento, 950 candidatos tiveram os seus nomes chancelados por suas siglas.

O número pode cair, já que - para se tornar apto - o candidato deve ter o seu nome apreciado pela Justiça Eleitoral a partir do pedido de registro.

Aumento
O mais provável é que haja um número maior de candidatos a vereador nas eleições deste ano.

Explica-se: com o fim das coligações, os partidos precisaram buscar o máximo possível de candidatos para tentar alcançar o coeficiente eleitoral.

Em São Luís, por exemplo, cada partido poderia disputar as cadeiras da Câmara Municipal com até 47 candidatos. Maioria das legendas foi com chapa cheia para a disputa.

Posse
A suplente da deputada estadual Detinha (PL), Ducilene Belezinha (PL), tomou posse ontem no lugar da colega parlamentar.

A substituição ocorre em razão da legislação eleitoral que obriga o afastamento de Detinha do mandato e posse de substituto. No discurso de posse, Belezinha agradeceu o apoio dos colegas parlamentares.

"Quero, no meu tempo de mandato fazer o melhor para a nossa população", disse.

DE OLHO

950 nomes foram oficializados por partidos políticos para concorrer ao mandato de vereador em São Luís.

Aprovação
Além da posse da nova integrante do Legislativo, outras pautas foram debatidas na Assembleia Legislativa ontem.

Uma delas foi o Projeto de Lei n° 572, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre os objetivos e sobre a redefinição dos limites do Parque Estadual do Bacanga.

A matéria foi aprovada pelos deputados estaduais e agora vai à sanção do governador Flávio Dino.

E MAIS

• O juiz eleitoral José Afonso Bezerra de Lima, do TRE, deferiu ontem liminar em mandado de segurança impetrado pelo Instituto Escutec e garantiu a divulgação de pesquisa eleitoral realizada em Pastos Bons.

• A divulgação do levantamento havia sido proibida após decisão do Juízo da 17ª Zona Eleitoral.

• Na decisão, o TRE reconheceu que não há fraude ou irregularidade na consulta, exatamente como já manifestado pelo Ministério Público Eleitoral
(MPE).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.