Focos de incêndio

Bombeiros intensificam monitoramento em áreas suscetíveis a queimadas

Na terça-feira (22), um foco de queimadas em trecho de morro na Av. Litorânea mobilizou uma equipe da corporação, com três viaturas de combate a incêndio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Bombeiros atuando em combate a incêndio na Avenida Litorânea, em SL
Bombeiros atuando em combate a incêndio na Avenida Litorânea, em SL (queimadas)

SÃO LUÍS - O Corpo de Bombeiros do Maranhão está intensificando o trabalho de monitoramento de queimadas na capital e nas cidades do interior do estado. As ocorrências são diárias e mobilizam as equipes deslocadas para a “Operação Maranhão sem Queimadas”, deflagrada no ano passado e focada no segundo semestre, sempre mais propício a incidentes dessa natureza.

Na noite da última terça-feira, os homens da corporação foram chamados para controlar o fogo numa área de morro da Avenida Litorânea, próximo ao parquinho. Segundo informações do major Lisboa, porta-voz do Corpo de Bombeiros, foram empregadas três viaturas de combate a incêndio e um caminhão com aporte de 25 mil litros para debelar as chamas.

“Ainda não sabemos as causas dessa queimada, mas incidentes desse tipo geralmente ocorrem devido à ação do homem, em conjunto com fatores naturais, como o vento forte, o calor intenso e a vegetação seca. Nenhuma área próxima, no entanto, foi afetada nessa ocorrência, pois nós empregamos uma estratégia para que não houvesse perigo e o fogo não se espalhasse rapidamente”, disse o major.

De acordo com o major, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão está em estado de alerta constante e informou que, na Região Metropolitana de São Luís, há uma sala de monitoramento 24 horas. “As ocorrências são diárias na capital e, também, no interior, principalmente nos biomas Serrado e no Amazônico. Ele explicou que o período crítico se estenderá até o mês de novembro, época em que fica proibida, conforme decreto estadual, a utilização de fogo em terrenos e no manejo da agricultura”, explicou.

Major Lisboa informou ainda que as unidades operacionais atuam de forma descentralizada. “Em Balsas, por exemplo, nós reforçamos a atuação do Corpo de Bombeiro por ser uma área”, revelou, acrescentando que a população deve fazer também a sua parte e que, a qualquer sinal, deve ligar, imediatamente, para o número 193.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo, informou que o incêndio na Avenida Litorânea foi de médias proporções, mas que exigiu todo o cuidado e aparato da corporação. “Nós conseguimos um tempo-resposta de, aproximadamente, 7 minutos para chegar até o local do incêndio e o combate durou cerca de 40 minutos. Nós temos ali uma vegetação muito seca, com todos os fatores climáticos propícios. Tudo isso é provocado pela estiagem das altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, sobretudo na Avenida Litorânea”.

Parceria

Ele disse ainda que o projeto “Maranhão sem Queimadas” consiste de um conjunto de intervenções em parceria com órgãos estaduais, fazendo um trabalho no estado como todo, voltado para a prevenção e, também, divulgando os cuidados e chamando atenção da população, além do trabalho repressivo. “Nós, inclusive, assinamos um termo de cooperação técnica com as secretarias de Segurança Pública e de Meio Ambiente, que nos dará plenos poderes para fazer as autuações no caso de ilícitos ambientais, principalmente no que tange às queimadas criminosas. Essa ferramenta vai possibilitar, ainda, a aplicação de multa por parte dos bombeiros”, adiantou o coronel.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.