Artimanha

Assaltantes de ônibus driblam barreiras policiais para agir em São Luís

Criminosos passaram a agir em locais diversos de onde a polícia está, fugindo dos cercos montado com o intuito de coibir ataques a coletivos; média de um roubo por dia demonstra êxito da artimanha da bandidagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Polícia Militar abordaram ônibus e revistaram passageiros durante os itinerários em diferentes pontos de São Luís
Polícia Militar abordaram ônibus e revistaram passageiros durante os itinerários em diferentes pontos de São Luís (baculejo)

Assaltantes de ônibus não escolhem mais pontos estratégicos para agir na Ilha e estão migrando de uma área para outra, conforme a intensificação do trabalho realizado pela Polícia Militar para combater a onda criminosa. Segundo dados da polícia, somente no ano passado, 379 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana de São Luís, resultando em uma média superior a uma ocorrência por dia. No último dia 19, o motorista Francisco Carlos da Silva Teixeira, de 47 anos, foi assassinado durante o roubo ao ônibus que conduzia, que fazia a linha Bequimão/Ipase, no elevado da Cohama. Dois suspeitos foram presos em flagrante.

“Os assaltantes de coletivos migram de um ponto a outro e, no momento, agem praticamente em toda a Ilha”, declarou o comandante do Batalhão Tiradentes Cutrim. Ele ainda disse que no momento não há pontos críticos de assaltos a ônibus na Região Metropolitana. “Os militares intensificam as incursões em locais onde está acontecendo com uma certa frequência esse tipo de ocorrência, pois, os criminosos acabam agindo em uma outra área de São Luís. A polícia prende os criminosos, mas, acabam sendo soltos por meio do Poder Judiciário”, frisou o tenente-coronel.

Cutrim contou que houve um período em que vários coletivos estavam sendo assaltados no Canto da Fabril e na Avenida da Camboa, mas, com as incursões policiais intensificadas nessa área e o policiamento motorizado acabou diminuindo bastante esse tipo de crime. Também esse tipo de ocorrência houve diminuição no Mercado Central, ao longo da Avenida dos Franceses, dos Africanos como ainda nas proximidades do Ceprama e da rodoviária, no bairro do Santo Antônio.

O comandante do Batalhão Tiradentes disse que na tarde de terça-feira (22) houve uma reunião com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA) com o comando dos batalhões da Ilha e discutiram como também traçaram ações de combater a onda de assaltos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís.

Tiradentes

Tenente-coronel Cutrim informou que, no momento, o Batalhão Tiradentes é responsável pelo policiamento ostensivo de onze bairros da cidade. Entre eles estão Liberdade, Camboa, Floresta, Promorar, Fé em Deus, Bom Milagre, Retiro Natal, Ivar Saldanha e Parque dos Nobres, Monte Castelo e Alemanha.

Ainda segundo Cutrim, o Tiradentes quando foi criado tinha como uma das missões de combater os assaltos a coletivos como também se estendia no combate ao tráfico de entorpecentes, roubos, porte ilegal de arma de fogo e outras práticas criminosas. “Havia o patrulhamento de rotina nas paradas dos coletivos para garantir segurança aos usuários do transporte público”, disse o tenente-coronel.

Resultado

Logo no primeiro ano de atuação do Batalhão Tiradentes houve redução dos assaltos a coletivos na Ilha. Nos meses de janeiro de 2017 ocorreram 77 assaltos a ônibus, enquanto, em 2018, o registro foi de 55 assaltos. Já, no ano de 2019 foram somente 32 assaltos. Havendo uma redução percentual de 41,81% de 2019 se comparado com 2018, e de 2018 em comparação a 2017 foram 35,93% o índice de redução desse tipo de ocorrência na cidade.
Nos meses de fevereiro no ano de 2017 foram 64 assaltos a coletivos, em 2018, um total de 41 casos e no ano seguinte foram 19 assaltos. Apresentando um percentual de redução desse tipo de modalidade criminosa de 2019 para 2018 a cifras 53,65%, enquanto, de 2018 para 2017, o registro de redução de 35,93%.

Catraca

Os policiais militares realizaram, na noite de segunda-feira (21), a Operação Catraca, com o objetivo de reprimir os assaltos a ônibus. Vários coletivos foram parados e passageiros revistados nas avenidas dos Portugueses, dos Africanos, dos Franceses, Getúlio Vargas, as proximidades do Ceprama e a bairro Anil.

Baleados

George Santos Silva e uma mulher, nome não revelado, foram baleados em uma tentativa de assalto em uma parada de ônibus situada na Avenida dos Holandeses, no Calhau, anteontem à noite.

A polícia informou que esse ato criminoso foi cometido por dois bandidos e chegaram ao local a pé. A dupla criminosa anunciou o assalto e as vítimas saíram correndo. Logo após, os assaltantes efetuaram vários tiros.

George Santos foi baleado no abdômen e levado pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Socorrão I, no Centro, onde passou por tratamento cirúrgico, enquanto, a outra vítima foi baleada na perna e socorrida pelo próprio esposo. Os militares foram acionados, mas, até o período da tarde de ontem não tinha registro de prisão e a Polícia Civil investiga o caso.

Saiba mais

Dicas para evitar ser assaltado no sistema transporte público

- Mantenha sua atenção, não cochile ou se distraia;

- Redobre sua atenção com as pessoas que desembarcam com você. Caso desconfie de algo, dirija-se ao primeiro lugar habitado e peça ajuda;

- Dentro da condução coloque seus objetos pessoais (celulares, carteiras e etc) assim como bolsas e sacolas na frente de seu corpo;

- O uso de joias ou objetos de valor atraem a atenção de oportunistas;

- Pendurar objetos como celulares, tocadores portáteis na sua roupa ou cintura, não é recomendado para sua própria segurança;

- Durante a noite, pontos de ônibus isolados devem ser evitados;

- Em ônibus com poucos passageiros, sente-se próximo ao motorista;

- Preferencialmente utilize pontos iluminados, com grande movimento de pessoas, em frente a centro comerciais, universidades, etc;

- Ao verificar uma movimentação estranha de pessoas dentro e fora do coletivo, desça no ponto mais próximo e avise a Polícia Militar;

- Caso o coletivo que você ocupa seja vítima de roubo, mantenha-se calmo. Não encare diretamente os assaltantes, não tente dialogar ou interferir no roubo, não faça movimentos bruscos e não reaja.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.