Eleições 2020

Pesquisa Ibope: Eduardo Braide venceria disputa no primeiro turno em SL

Braide aparece em um cenário de 1º turno com 43%, seguido por Duarte Júnior, com 14%; aparece na 3ª colocação o candidato Neto Evangelista, com 10%

Thiago Bastos/ Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Eduardo Braide aparece isolado na primeira colocação na Pesquisa Ibope/TV Mirante
Eduardo Braide aparece isolado na primeira colocação na Pesquisa Ibope/TV Mirante (Eduardo Braide)

São Luís - Em pesquisa Ibope/TV Mirante, divulgada na edição de ontem do Bom Dia Mirante, para a Prefeitura da capital maranhense, o candidato Eduardo Braide (Podemos) venceria a disputa no primeiro turno. Em duas simulações de um eventual segundo turno, Braide venceria com folga dois dos candidatos cujos partidos integram a base do atual Governo do Maranhão.

Em uma simulação de primeiro turno, Eduardo Braide - de acordo com a pesquisa - venceria as eleições sem a necessidade de novo pleito. De acordo com a estimativa, Braide teria - em um cenário com todos os candidatos - Duarte Júnior como o candidato mais próximo de sua margem de votos.

De acordo com o Ibope, Braide aparece em um cenário de primeiro turno com 43%, seguido por Duarte Júnior (Republicanos), com 14%. Aparece na terceira colocação o candidato, Neto Evangelista (DEM), com 10%. Na quarta colocação está Bira do Pindaré (PSB), com 5%. Em seguida, está Adriano Sarney (PV), com 4%.

Carlos Madeira (SD), Jeisael Marx (Rede) e Rubens Júnior (PCdoB) aparecem com 2% das intenções de votos cada. Franklin Douglas (PSOL) e Dr. Yglésio (PROS) com 1% cada encerram a pesquisa. Ao todo, 8% declararam voto branco ou nulo. Outros 8% não sabem em quem votar ainda ou não souberam responder.

O candidato do PSTU, Hertz Dias, foi citado mas não atingiu 1% das intenções de voto. Sílvio Antônio (PRTB) não aparece na pesquisa, pois seu nome fora anunciado pela sua sigla após o encerramento do prazo do levantamento de dados.

Segundo turno

Em projeções feitas com Duarte Júnior e com Neto Evangelista, Braide contabiliza 63 e 61% das intenções de votos, respectivamente, contra 25% de Duarte e 24% de Evangelista.

No total, foram ouvidas 602 pessoas entre os dias 12 e 14 de setembro deste ano, com margem de erro avaliada em 4% para mais ou para menos e índice de confiança de 95%.

Esta foi a primeira pesquisa de intenção de voto (com registro MA-01425/2020) divulgada após o fim do prazo para oficialização das candidaturas na majoritária via convenções partidárias, cujo prazo se encerrou no dia 16 deste mês.

Até o fechamento desta edição, cinco candidatos (Adriano Sarney, Bira do Pindaré, Hertz Dias, Neto Evangelista e Rubens Júnior) e seus respectivos vices haviam registrado seus nomes - que apareciam no banco de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - como postulantes ao cargo no Executivo ludovicense.

A pesquisa Ibope reforça a tese de encaminhamento do pleito ainda no primeiro turno, no entanto, especialistas apontam para fatores como início de campanha nas ruas e, principalmente, possibilidade de inserção de conteúdos nas mídias (rádio, TV e redes) - a partir do dia 27 deste mês - para o crescimento de projetos que contam com apoios partidários considerados fortes.

Estão neste cenário as candidaturas de Duarte Júnior (que conta por exemplo com aliança estabelecida recentemente com o PL), de Neto Evangelista (que aglutinou para o seu palanque siglas como o MDB, o PDT, o PSL e o PTB, com militâncias consolidadas na capital) e de Rubens Júnior (que recentemente anunciou aliança com o PT).

Rubens, por exemplo, aposta no apoio dado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para chegar a um eventual segundo turno. No entanto, por enquanto, a primeira referência técnica não indica esta realidade. Os percentuais de Bira do Pindaré e Adriano Sarney, com candidaturas “chapa pura”, também chamaram a atenção, já que não contam com outras siglas em seus palanques.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.