Estado Maior

Perspectivas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A Pesquisa Ibope, divulgada pela TV Mirante, traz mais dados que mostram o cenário atual da disputa eleitoral em São Luís. Além dos números já divulgados, o
levantamento mostra a perspectiva de vitória que o eleitor tem para o pleito deste ano.

Segundo a pesquisa, 52% dos eleitores disseram que o próximo prefeito da capital será Eduardo Braide (Podemos), independentemente em quem o eleitor votará.

São 12% aqueles que citam Duarte Júnior e 8% acreditam que Neto Evangelista será o próximo prefeito. Outros nomes recebem até 3% das menções
de votos e 19% não souberam responder.

Este dado se une a outro ponto da pesquisa que merece destaque: trata-se da perspectiva para o próximo prefeito. Neste questionamento, o Ibope revela que, aproximadamente dois em cada cinco eleitores (39%) gostariam que fosse eleito alguém que não seja do grupo do atual prefeito Edivaldo Júnior, que é do
PDT.

Por sua vez, outros 26% disseram que esperam alguém que seja do grupo do atual prefeito, enquanto 22% querem algum candidato de fora da política. Os que não sabem ou não opinaram somam 13%.

Estes dados mostram como, neste momento de início da campanha, o eleitor de São Luís está se posicionando e o que ele espera do resultado das urnas em novembro.

Mais pesquisa
A pesquisa Ibope/TV Mirante, com registro MA-01425/2020 e feita entre os dias 12 e 14 deste mês, mostra uma vantagem considerável para Eduardo Braide (Podemos).

No entanto, os projetos de Duarte Júnior (Republicanos) e Neto Evangelista (DEM) são vistos como de fortes "potenciais", visando a um cenário de segundo turno.

O qual, com base na pesquisa divulgada pela TV Mirante, não ocorreria. Mas vale lembrar que a campanha ainda nem começou de fato.

Esperança
Outro candidato que aposta no tempo de propaganda e massificação de conteúdos nas redes sociais é Rubens Júnior (PCdoB).

Além disso, Rubens acredita na ligação forte que dará o tom de sua campanha com o PT (com a indicação inclusive de seu vice).

Por enquanto, a candidatura segue com margem bem "abaixo" da expectativa de votos, segundo o Ibope.

Chapa pura
Outro fator que chamou a atenção na pesquisa Ibope/TV Mirante foi o fato de que dois projetos "chapa pura" - Adriano Sarney (PV) e Bira do Pindaré (PSB) - estariam mais bem colocados do que Rubens Júnior, do mesmo partido do governador Flávio Dino.

Adriano, segundo a pesquisa, teria 4% dos votos enquanto Bira teria 5% dos votos.

Sobre Bira, ele foi um dos poucos pré-candidatos que fizeram atividades políticas no período de pré-campanha. Mesmo assim, vem em melhor colocação do que quem teve até secretaria para tentar emplacar o nome em São Luís.

Uso
A Pesquisa Ibope/TV Mirante foi usada de todas as formas pelos candidatos a prefeito de São Luís.

Teve o que mostrou que aumentou quatro pontos. Outro mostrou uma “consolidação no segundo lugar”.

Outro candidato até apostou no empate técnico para conseguir mostrar que pode chegar em segundo lugar na disputa na capital.

Grave
O Ministério Público Federal (MPF) acredita que respiradores que seriam adquiridos pelo Consórcio Nordeste seriam pagos como propina à Prefeitura de Araraquara.

A informação e da coluna Radar, da Revista Veja. Segundo a publicação, os procuradores descobriram que o secretário do consórcio, o ex-ministro Carlos Gabas, poderia ter intermediado o envio de 30 unidades para Araraquara (SP).

A cidade paulista é governada pelo petista Edinho Silva.

DE OLHO

5 candidatos a prefeito de São Luís já registraram suas candidaturas na Justiça Eleitoral.

Overdose de Procon
Em entrevista no jornal Da Mira, da rádio Mirante FM, o candidato Duarte Júnior usou e abusou do exemplo de sua gestão no Procon.
A cada questionamento, o republicano lembrava que foi presidente do Procon e que ampliou o número de Vivas em sua gestão. Isto fez com que ele acabasse “esquecendo” de responder questões pertinentes sobre a administração municipal, problemas no transporte público e até sobre a saúde.

E MAIS

• O entrevistado de hoje do jornal Da Mira será o candidato da Rede Sustentabilidade, Jeisael Marx.

• Na semana passada, na abertura da série de entrevistas com os candidatos a prefeito da capital, foi entrevistado Hertz Dias, que disputa o Palácio de La Ravadière pelo PSTU.

• Além dos candidatos a prefeito de São Luís, o jornal Da Mira ouvirá os postulantes à Prefeitura de Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.