Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
ATUALMENTE a dupla sertaneja mais bem avaliada do Maranhão, os irmãos Fernando e Franco estão com agenda movimentada, já que os protocolos estão mais flexíveis e os eventos começam a pulsar. Além das apresentações em São Luís (hoje estreiam a Terça Gold, no Tapera, na Lagoa), eles participarão da Exponeja 2020, confirmada para o dia 6 de outubro, no Centro de Convenções de Goiânia. Trata-se de um evento de negócios exclusivamente ligado à música sertaneja. Na foto, os irmãos em recente apresentação no Rio Poty Hotel
ATUALMENTE a dupla sertaneja mais bem avaliada do Maranhão, os irmãos Fernando e Franco estão com agenda movimentada, já que os protocolos estão mais flexíveis e os eventos começam a pulsar. Além das apresentações em São Luís (hoje estreiam a Terça Gold, no Tapera, na Lagoa), eles participarão da Exponeja 2020, confirmada para o dia 6 de outubro, no Centro de Convenções de Goiânia. Trata-se de um evento de negócios exclusivamente ligado à música sertaneja. Na foto, os irmãos em recente apresentação no Rio Poty Hotel
COM CRISTIANE Brasil presa, o PTB deve indicar, segundo anunciou ontem a coluna do Ancelmo Gois, em O Globo, o ex-diretor do Teatro Municipal do Rio e do Teatro Arthur Azevedo, de São Luís, como candidato do partido a prefeito da Cidade Maravilhosa. Cristiane é filha do ex-deputado Roberto Jefferson e Bicudo já estava cotado para compor a chapa com ela, como candidato a vice-prefeito
COM CRISTIANE Brasil presa, o PTB deve indicar, segundo anunciou ontem a coluna do Ancelmo Gois, em O Globo, o ex-diretor do Teatro Municipal do Rio e do Teatro Arthur Azevedo, de São Luís, como candidato do partido a prefeito da Cidade Maravilhosa. Cristiane é filha do ex-deputado Roberto Jefferson e Bicudo já estava cotado para compor a chapa com ela, como candidato a vice-prefeito

Visita de Adriano
O presidente da Fecomércio-MA, José Arteiro da Silva, inaugurou a semana recebendo a visita do candidato a prefeito de São Luís, Adriano Sarney.
No encontro, Arteiro falou sobre a importância de ouvir os anseios da classe empresarial para o desenvolvimento econômico e social da cidade, destacando os principais entraves encontrados pelos empresários atualmente.
Participaram ainda do encontro, os vice-presidentes da Fecomércio-MA, Antonio Freitas e Maurício Feijó, o superintendente Max de Medeiros e os diretores
regionais do Sesc e Senac, Rutineia Amaral e José Ahirton Lopes, respectivamente.

Parlatório
A TV Assembleia (canal aberto digital 9.2) estreia, nesta quinta-feira, às 21h, o Parlatório, novo programa semanal de entrevistas criado pela emissora para debater temas eleitorais.
Participarão como convidados do programa de estreia o procurador regional eleitoral, Juraci Guimarães Júnior, e o procurador-geral da Assembleia Legislativa do Maranhão, Tarcísio Almeida Araújo.
O programa, que será conduzido pelo jornalista Juracy Filho, receberá especialistas para discutir temas técnicos referentes às eleições municipais de 2020.
O Parlatório irá ao ar todas as quintas-feiras, com reprise às sextas, às 13h30.

Testes negativos
Funcionando há uma semana, o serviço de testagem para a Covid-19, via drive-thru, já contabilizou a realização de 4.224 testes. Do total, realizados até a quinta-feira da semana passada, 84% foram negativos.
O drive-thru é mais uma estratégia para manter a pandemia do novo coronavírus controlada no Maranhão.
O serviço está disponível até o dia 30 e, além de atender gestantes e idosos, inclui no público-alvo pessoas com deficiência.

Pacotes turísticos
O Turismo Social do Sesc está de volta. Após cinco meses de suspensão das atividades, os pacotes turísticos estão abertos novamente ao público com a
facilidade das vendas on-line, mas com roteiros adaptados à nova realidade.
Para os meses de setembro e outubro, o Sesc oferece três passeios integrados que unem aventura, atividade física e lazer: São José de Ribamar e Raposa
como você nunca viu”, dia 27 de setembro, “Bem-estar e lazer na trilha ecológica da Raposa” no dia 10 de outubro e “Nas Águas do Rio Una” , previsto para o dia 25 de outubro.

O melhor do Sertão
A casa de shows Tapera, na Lagoa, trará de volta, a partir de hoje, a descontração das terças musicais regadas a muita música sertaneja, reeditando projetos vitoriosos que marcaram época em São Luís. Desta vez, o nome escolhido é “Terça Gold”, que terá como âncoras os irmãos Fernando e Franco, atualmente a melhor dupla do gênero no Maranhão. A cada edição, os cantores receberão um convidado no palco. A iniciativa está ouriçando a turma das baladas.

TRIVIAL VARIADO
As pesquisas começam sinalizar tendências. A Pesquisa Ibope, divulgada ontem, mostra que o candidato Eduardo Braide está na liderança, com 43% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Duarte Júnior, com 14%, Neto Evangelista com 10% e Bira do Pindaré com 5%.

O resultado aponta, ainda, Adriano Sarney com 4%, Carlos Madeira, Jeisael Marx e Rubens Pereira Jr com 2% e Franklin Douglas e Dr. Yglésio com 1%. Os
demais candidatos não pontuaram. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de setembro.

A Faculdade Florence abriu pré-inscrições para 2021.1, para os cursos de Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária.

Atleta da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca, Jânio Gonçalves conquistou o título de campeão da 1ª Live Maranhão/Piauí de Sinuca (2020. Disputada no domingo, no Golden Shopping Calhau, a decisão foi contra o atleta Fúlvio Amorim.

Pessoas com deficiência já podem fazer testes de coronavírus pelo sistema drive-thru, instalado no Hospital de Campanha em São Luís, no Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

DE RELANCE

Queimadas preocupantes
Na avaliação de especialistas, o ritmo das ações do governo federal para conter os incêndios indica demora e uma oferta de recursos e infraestrutura incompatíveis com o tamanho da devastação. Por outro lado, organizações não governamentais e voluntários agem para frear o avanço do fogo na região. Somente no Parque Estadual Encontro das Águas, que abriga grande concentração de onças-pintadas, a destruição alcançou 85% dos 108 mil hectares, segundo cálculos do Instituto Centro de Vida, que monitora queimadas no Brasil. Fundamental para a preservação do felino, a área atrai milhares de turistas ao Pantanal todos os anos.

Direito Notarial
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, marcou presença ontem na solenidade de abertura do primeiro curso de extensão em Direito Notarial e Registros Públicos, na modalidade presencial, para notários e registradores que assumiram recentemente, por meio de concurso, serventias extrajudiciais (cartórios) vagas no Maranhão. Coordenado pela Escola Superior da Magistratura, o curso vai até a próxima sexta-feira, com aulas presenciais no auditório do Fórum de São Luís, no Calhau.

Exposição em Brasília
“Brasília em Linhas” é a mais recente exposição do artista plástico Jailson Belfort. A mostra, composta de 60 obras (todas feitas apenas com canetas esferográficas), homenageia os 60 anos da Capital Federal e retrata seus principais monumentos e ícones. A exposição, com visitação de 25 de setembro de 2020 a março de 2021, também marca a reabertura do Espaço Oscar Niemeyer, que esteve fechado para reformas, e ainda a volta da visitação de museus no Distrito Federal, em horários e dias reduzidos.

Isenção de taxas
O governo estadual anunciou a isenção de taxas para abertura de novas empresas no estado, até o dia 19 de novembro. Além disso, haverá isenção do ICMS para insumos hospitalares e medicamentos utilizados no combate à Covid-19, até 31 de dezembro deste ano. As medidas provisórias 326 e 327 isentam o ICMS para doação de produtos como máscaras, álcool em gel, para uso nas eleições e, ainda, 111 produtos hospitalares, como medicamentos e insumos hospitalares.

Setembro Amarelo
A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão, em parceria com a Diretoria de Comunicação, iniciou o ciclo de lives em
alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A programação segue até sexta-feira, com a participação de convidados da área da saúde, especialistas no tema. Equipes também visitam setores da Casa, levando informações e acolhimento aos servidores sobre o assunto.

Carnaval em julho
O prefeito de Salvador, ACM Neto confirmou a mudança no calendário do Carnaval na capital da Bahia. A festa deverá acontecer por volta da segunda quinzena de julho de 2021. A decisão ocorreu após reunião com empresários do setor. Em documento obtido com exclusividade pelo Portal “Muita informação!”, Salvador poderá ter uma posição de protagonismo em relação às outras cidades ao optar pelo adiamento da festa.

Ciclo de palestras
No dia 22 de setembro, o 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS) realizará, em parceria com o Centro de Valorização da Vida e o grupo Universal Forças Policiais, da Igreja Universal do Reino de Deus, o segundo evento do ciclo de palestras sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida, em alusão à campanha do “Setembro Amarelo”. As palestras estão sendo ministradas com a finalidade de apresentar aos militares das Forças Armadas e das Forças
Auxiliares dados relativos ao suicídio no Brasil e no mundo, suas formas de prevenção e estratégias de valorização da
vida.

Para escrever na pedra:
“A maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo qual estaria pronto a morrer”. De Honoré de Balsac.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.