Política

Eliziane Gama propõe CPI para investigar desmonte da política ambiental

Senadora culpa governo Jair Bolsonaro por queimadas e queda na preservação do meio ambiente

O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Senadora quer investigação parlamentar sobre casos ambientais
Senadora quer investigação parlamentar sobre casos ambientais (Eliziane Gama)

A senadora maranhense Eliziane Gama (Cidadania), apresentou requerimento para a instalação de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o desmonte da governança ambiental no âmbito do Poder Executivo e as queimadas na Amazônia e no Pantanal. Além de líder do partido, a senadora é coordenadora da Frente Ambientalista do Senado,

Eliziane afirma no pedido que o Brasil já foi reconhecido como um dos países que mais avançou no controle do desmatamento ao longo dos últimos anos, construindo um sólido e coerente arcabouço institucional na área ambiental que agora está sob ameaça.

“É estarrecedor testemunhar o quão rapidamente toda essa maturação socioambiental foi desconstruída pelo atual governo”, afirma a parlamentar.

Na próxima semana, Eliziane Gama vai aproveitar que os parlamentares voltam a Brasília para o sistema presencial de votação para conseguir as assinaturas necessárias a investigação.

“Sabemos que existe um fator de estiagem que agravou a situação das queimadas, mas precisamos investigar a ação humana e a responsabilidade do poder público nessa grande tragédia”, defende a parlamentar do Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.