Artigo

Vende-se um colégio

Ceres Costa Fernandes/Mestra em Literatura e membro da Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

A placa diz: “Vende-se. A tratar com...”. Podemos nos informar com o corretor encarregado da venda. Já sabemos que se trata de um colégio, de tanto passar por ali e ver a movimentação saltitante de crianças de uniforme, mochilas às costas, acompanhadas de seus portadores, entrando e saindo às horas em que se deve entrar e sair de uma escola.

O corretor certamente informará dos metros quadrados do terreno, área construída ou não, da existência de quadras de esporte, uma piscina, o parquinho infantil com a sua indispensável caixa de areia, um auditório com cadeiras e um palco, salas e mais salas de tamanho mais ou menos igual e outras tantas coisas de ordem material componente de um imóvel que abrigou uma escola durante anos. Ele, o corretor, para valorizar a venda, poderá sugerir novos usos e destinações para o imóvel. Um clube, um edifício de escritórios ou até - pensado, mas não dito - um lugar, digamos, para abrigar negócios menos nobres. A escória do bicho gente também compra colégios.

Ora, fosse eu esse corretor, apresentaria ao cliente um imóvel com mais acessórios. É que, quando se compra um colégio, não se leva apenas o que foi arrolado acima. Com o parquinho, segue o prazer, desconhecido nas cidades de asfalto e cimento, de mãos pequenas e gordinhas a fazer bolinhos de terra e o inigualável friozinho na barriga da primeira descida de um escorregador. Acompanha a piscina um punhado de fortes emoções das que enchem o peito, quase a estourar de orgulho, como aquela do dia em que o instrutor de natação diz que já podemos deixar a bóia para os menores. E a ansiedade de chegar logo em casa e contar o feito, quanto vale?

Acresce, também, o valor do imóvel a inestimável descoberta das primeiras atrações amorosas, encobertas nos risos abafados das mocinhas tagarelando em grupos, através dos corredores, em cujas paredes rapazes tímidos se encostam, como quem não quer nada, só para vê-las passar.

Junto com o amplo auditório que tantas formaturas presenciou, o comprador levará, além do encantamento dos pais e avós, ainda a flutuar no ambiente, ante o talentoso rebento, o ar compenetrado dos egressos do jardim com o seu primeiro, mas definitivo, canudo, e de quebra o discurso emocionado, com o juramento tão sério, cheio de palavras difíceis, da menina, moça por um dia, no seu tão sonhado vestido de baile e brilho nos cabelos presos que se confunde com o brilho dos olhos de todos os Doutores do ABC.

Leva a despedida dos formandos do segundo grau, autografada nas camisas com os nomes de todos da turma que vai se dispersar, e as juras sinceras de amizade eterna, que breves anos se encarregarão de desmentir, tão diversos serão os caminhos. Quantos seguirão em busca de mais saber e quantos, menos favorecidos, na busca do trabalho imediato?

Quanto valerá a bagagem dos anos esperançosos de tantos jovens mestres, a buscar o aperfeiçoamento em cursos e seminários? Noites insones em planejamentos, recusa de festas e passeios, que o magistério absorve todo o tempo do mundo. Acrescente, senhor corretor, mais esse valor ao preço do imóvel.

Quando uma escola acaba, descaracterizam seu prédio ou até o implodem, para construir um edifício sobre as suas ruínas, uma lacuna se instala na historia de vida de uma criança, de um adolescente. Eles só se aperceberão disso muitos anos depois quando quiserem dizer a filhos e netos, Vejam, estudei ali. Parte do seu referencial de vivências se foi. Na sua historia faltará sempre um capítulo. Para conferir, reavivar os traços de seu perfil esmaecido, necessitará, de quando em vez, de uma conversa - tipo lembra? - com colegas cada vez mais difíceis de serem encontrados.

Um colégio está sendo vendido. Oxalá suas emoções, sonhos, saudades, despedidas, alegrias, estudos, amores sejam comprados junto com o imóvel e, em assim sendo, ali se instale outro colégio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.