Beleza

Que tal dar uma forcinha para os cabelos?

Confira cinco alimentos que vão ajudar na saúde dos fios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

SÃO LUÍS- Sol, praia, piscina, processos químicos e má alimentação acabam afetando os cabelos. Para quem gosta de manter os fios saudáveis e cheio de vida, alguns alimentos podem ajudar na saúde da fibra capilar. A nutricionista e professora do Centro Universitário Estácio São Luís, Monique Carvalho, destaca que um cardápio equilibrado e nutritivo vai deixar os fios brilhantes, leves e fortes.

Atenção, para dietas pobres em nutrientes, pois o risco é de deixar o cabelo com uma aparência sem vida, ressecado e quebradiço. “Conhecendo os melhores alimentos para o cabelo, é possível garantir a ingestão diária de micronutrientes para manter as madeixas bonitas e com saúde”, afirma a nutricionista.

Ela sugere a ingestão regular e adequada de bons alimentos para o cabelo, que contêm nutrientes adequados para o crescimento dos fios. Os principais são proteínas, ferro, vitamina C, ômega-3, vitamina A, zinco, selênio, biotina e vitamina E.

“São fundamentais para manter a estrutura que leva oxigênio e nutrientes às células do cabelo e do couro cabeludo: os vasos sanguíneos e as células do sangue. A deficiência desses nutrientes pode causar quebra, queda dos fios e até um crescimento mais lento. A vitamina C é ainda um importante antioxidante e atua ativamente na produção de colágeno, que fortalece os capilares”, atesta a especialista.

A nutróloga do Hapvida Saúde, Priscila Vidigal, aponta que há muitas queixas nos consultórios em relação à queda de cabelos, comprometendo a saúde capilar e para um diagnóstico adequado é necessário uma anamnese completa com avaliação de dietas restritivas, usos de medicamentos, prática de atividade física, suplementação, disponibilidade energética e a presença de doenças metabólicas que cursam com alterações hormonais. Além do nível de estresse de cada paciente que interfere na qualidade de vida de forma geral.

“Embora existam muitas causas descritas para queda de cabelo, é preciso entender que o cabelo é formado por água, aminoácidos, vitaminas, minerais, glicídeos e lipídios. Se a nossa nutrição está deficiente por alimentação inadequada ou por condições metabólicas que reduzam a absorção dos nutrientes, toda unidade folicular que compõe nosso cabelo irá sofrer”, pontua.

É necessário fazer uma investigação de cada caso de paciente, pois somente usar produtos cosméticos não poderão resolver a situação. “O tratamento do sintoma de queda de cabelo e outras condições capilares envolve o médico nutrólogo, além do dermatologista. Fazer questionamento sobre estilo de vida, realizar exames complementares para mensurar as carências de vitaminas, minerais e de macronutrientes com posterior suplementação é imprescindível para um tratamento resolutivo”, ressalta.

Para ajudar você no cardápio nutritivo e dar mais força aos seus cabelos. Indicamos cinco alimentos nutritivos para tornar o cabelo mais saudável e brilhante.

Uma alimentação balanceada pode trazer efeitos positivos para os cabelos
Uma alimentação balanceada pode trazer efeitos positivos para os cabelos

Ovos
Consumir ovos regularmente ajuda a manter
a saúde capilar. Não é de hoje que os ovos fazem parte de receitas caseiras de hidratação dos cabelos. Mas ingeri-lo também é benéfico: o alimento possui proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais como zinco, selênio e ferro. Juntos, esses nutrientes contribuem para o processo de formação capilar e multiplicação das células dos cabelos, deixando-os mais saudáveis. Comer alimentos ricos em proteína contribui para o crescimento do cabelo porque os folículos capilares são feitos principalmente desse nutriente.


Salmão

O salmão é fonte de proteína de altíssima qualidade, bom também pela sua ótima quantidade de ácido graxo ômega 3 e selênio. Juntos, protegem o couro cabeludo, melhoram a circulação e combatem inflamações. Carne vermelha e frango também são boas opções de proteína magra.

Batata-doce
Consumir batata-doce ajuda na saúde dos cabelos,
pois ela fornece um carboidrato de qualidade e ainda estoques de vitamina C e de biotina, que é um micronutriente que participa da formação dos fios de cabelo. O alimento também possui vitamina A, que ajuda a manter a saúde do cabelo e a acelerar o crescimento.


Cenoura
Ela oferece dois nutrientes: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres, diminui a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho. Já a vitamina A atua na saúde das células do couro cabeludo, nutrindo-as, e interfere na produção da oleosidade natural do fio.


Agrião
A hortaliça fornece a forma biodisponível do enxofre. O mineral é importante para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória,
o que ajuda a evitar a caspa.

Vitamina de mamão e aveia

Além, desses alimentos sugerimos uma receita super nutritiva com proteínas, ômega 3, zinco e vitamina A, que ajudam a fortalecer o cabelo, tornando-o menos quebradiço e mais brilhante. Experimente!

Ingredientes
200 ml de gelatina dissolvida
25 g de farelo de aveia
100 g de abacate
150 g de mamão
1 iogurte natural
1 castanha do Pará

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater bem.
Beber esta vitamina, no mínimo, uma vez por semana. Bom apetite!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.