Alana Karen Rodrigues, idealizadora do Instituto Diante de Todos

Projeto em favor da inclusão

Desenvolver habilidades funcionais e emocionais é desafio que a jovem decidiu encarar e já alcança bons resultados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Pedagoga Alana Karen Rodrigues no Instituto Diante de Todos
Pedagoga Alana Karen Rodrigues no Instituto Diante de Todos (a gente conta)

Ela é jovem, tem atitude e trabalha para um país com igualdade de oportunidades. A pedagoga e gestora escolar Alana Karen Rodrigues, idealizadora do Instituto Diante de Todos, tem feito a sua parte. Desde maio, a maranhense comanda um projeto inédito em São Luís e que tem tudo para crescer.

Trata-se de um clube de desenvolvimento e socialização de habilidades funcionais e emocionais que nasceu da ideia de oferecer um espaço para o desenvolvimento integral do indivíduo nos aspectos motor, intelectual, emocional e funcional, de maneira lúdica e acolhedora.

“Nós percebemos a necessidade de trabalhar com atividades que estimulem e desenvolvam habilidades voltadas para a arte, esporte, dança, teatro, música, tecnologia, atividades manuais, sensoriais e motoras, entre diversas outras. Cada espaço foi criado no intuito de proporcionar prazer e aconchego para os que aqui chegam, para que eles possam elevar a qualidade de vida, assim como gerar laços de amizade e companheirismo”, detalha, informando que as atividades acontecem na Avenida Sambaquis, no bairro Calhau.

O público-alvo do Instituto Diante de Todos são pessoas que buscam um espaço de estimulação e interação nas diversas áreas, independentemente da idade.

“Nossa expectativa é atender aos mais variados públicos e, assim, proporcionar uma integração completa, sempre intensificando a comunicação do corpo e das emoções”, frisa Alana Rodrigues, que também comanda uma escola inclusiva, por meio da qual trouxe a São Luís um projeto de musicoterapia, ponto de partida para a criação do instituto.

Atualmente atendendo 32 pessoas, o foco do projeto são pessoas com necessidades especiais, entre crianças, jovens e adultos. A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, entre terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, musicoterapeutas e educadores físicos.

“Meu desejo é expandir o projeto. Fazer com que o maior número de pessoas excluídas tenham mais oportunidades e, também, acreditem que elas são capazes também. Nós trabalhamos, ainda, as atividades funcionais, ou seja, preparamos as pessoas para o mercado de trabalho”, detalha, acrescentando que as pessoas que chegam ao Instituto passam por uma avaliação para que os profissionais verifiquem suas habilidades.

Na tarde deste sábado (19), conforme Alana Carvalho, os profissionais do Instituto Diante de Todos farão a primeira tarde de experiência para demonstrar como é desenvolvido o trabalho.

“Nós prestaremos todas as informações sobre como funcionam as nossas atividades, nas diversas áreas envolvidas. A nossa atuação, entre outras coisas, prima pela inclusão. O número de pessoas autistas no Maranhão, por exemplo, tem crescido bastante e precisamos atendê-los, bem como as suas famílias”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.