Conflito

Polícia investiga possível "guerra" entre ciganos

Três ciganos foram presos este mês, residentes em Balsas (MA), Uruçui e Ribeiro Gonçalves (PI)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

As Policias do Maranhão e do Piauí investigam uma “guerra” entre ciganos e, somente neste mês, já ocorreram três prisões. Segundo a polícia, essa rivalidade começou desde o ano de 2007, no estado de Goiás, com mortes de ciganos.

Ainda de acordo com a polícia, no decorrer desta semana foram presos em flagrante os ciganos Tiago da Silva Queiroz e Joanilson Santos Feitosa, na cidade de Balsas, com arma de fogo e acusados de fazer parte dessa guerra. A polícia tomou conhecimento da situação após a circulação de vídeos em que os grupos rivais de ciganos trocam ameaças de morte.

Em um dos vídeos, um cigano aparece sequestrado em um veículo, de marca e placas não identificadas, sob a mira de uma arma de fogo. Essa vítima teria sido abordada na cidade piauiense de Ribeiro Gonçalves e sendo libertada em uma área de matagal, em Balsas.

Investigação
Durante a investigação, a polícia constatou que uma parte dos ciganos estava morando nas cidades de Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, extremo sul do Piauí, enquanto, os ciganos rivais residindo a pouco tempo na zona rural de Balsas.

O delegado da Polícia Civil do Piauí, Célio Campos, disse que na semana passada foi presa uma cigana, em Uruçuí."Eles descobriam que os seus rivais estavam em Uruçui, então, vieram para realizar homicídios, mas, a polícia ficou sabendo do caso. Os homens conseguiram fugir em direção ao mato e, apenas, uma cigana foi presa”, explicou Célio Campos.

Ainda de acordo com o delegado, a rivalidade entre os grupos de ciganos já dura mais de 10 anos e já resultou em diversos assassinatos. "A cigana disse que essa disputa existe desde o ano de 2007 e começou no estado do Goiás. O grupo rival teria matado a irmã dela e o cunhado como também há três meses assassinou o marido dela”, contou o delegado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.