Eleições 2020

Mirante define plano de cobertura em São Luís e data de debate

Enviados de candidatos foram apresentados a projeto de cobertura convergente das mídias do grupo e aprovaram calendário de entrevistas

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Reunião)

A direção de jornalismo do Grupo Mirante apresentou ontem, em reunião com representantes de todos os candidatos a prefeito de São Luís, o plano de cobertura das Eleições 2020.

Com um projeto de mídia convergente – que inclui TV Mirante, rádios Mirante AM e FM, jornal O Estado e portais O Estado Online, Imirante.com e G1 Maranhão -, o grupo terá ampla cobertura do dia a dia dos candidatos, além de entrevistas e debates. Os postulantes aos cargos de vice-prefeito também serão entrevistados, pela Mirante AM.

O encontro serviu, ainda, para a confirmação da data do aguardado debate da TV Mirante: dia 12 de novembro, com a participação de candidatos filiados a partidos com representação no Congresso Nacional, e aqueles com mais de 5% de intenções de votos na pesquisa Ibope imediatamente anterior à data do programa.

Nessa primeira fase, foram apresentadas informações sobre a cobertura na capital, mas a disputa nos demais três municípios da Grande Ilha também será inserida no plano especial de divulgação da campanha.

“A cobertura vai ser muito mais integrada, os veículos se apoiando, os profissionais voltados para o mesmo objetivo, que é, primeiramente, artigo principal, levar a boa informação, informação de qualidade, para que o eleitor vote consciente. Mas também é um serviço para os candidatos: esses veículos se integram, e os candidatos podem fazer reverberar a voz deles, suas propostas, suas ideias, e assim estarão mais próximos da comunidade, sobretudo num momento de pandemia”, destacou o jornalista Clóvis Cabalau, que atua na coordenação da cobertura do processo eleitoral.

A cobertura especial do Grupo Mirante começa no dia 28 de setembro, com o início da divulgação da agenda diária dos candidatos, no JMTV 2, da TV Mirante. Como são 12 os candidatos, eles foram divididos em grupos de quatro, que terão, a cada três dias, suas ações divulgadas em vídeo. A cada rodada, os demais terão a agenda informada em notas. Essas agendas vão ao ar até o dia 11 de novembro, na semana do 1º turno.

Também na TV, as entrevistas serão realizadas na edição da tarde, o JMTV 1, entre os dias 26 de outubro e 7 de novembro. Sempre um candidato por dia, com duração de 15 minutos. O objetivo, nesse caso, é conhecer as propostas.

Os candidatos também serão entrevistados na Mirante FM, no horário do Jornal da Mira, entre 18 de setembro e 5 de outubro. Nesse caso, as entrevistas terão duração de 20 minutos, com apresentação e mediação de Clóvis Cabalau e Nyrod Weber, e temas livres, com participação de ouvintes.

Já a Rádio Mirante AM terá amplo destaque, com três rodadas de entrevistas: duas com os candidatos a prefeito – nos programas Ponto Final e Abrindo o Verbo – e uma com os candidatos a vice-prefeito, no Ponto Final. Com maior flexibilidade de horário, haverá sempre duas entrevistas por dia na rádio.

A primeira rodada com os candidatos a prefeito ocorrerá no Abrindo o Verbo, entre os dias 2 e 9 de outubro. No Ponto Final, eles serão entrevistados entre os dias 3 e 9 de outubro. Já os candidatos a vice serão entrevistados no Ponto Final entre 19 e 24 de outubro. Todas as entrevistas terão 30 min de duração.

“A gente quer cada vez mais ampliar [a cobertura das eleições] para que o eleitor conheça cada candidato, em cada município do Maranhão, e que ele possa, através das informações que a gente der, que ele conheça e que ele possa escolher bem cada representante”, comentou Eveline Cunha, chefe de redação da TV Mirante.

Imirante.com e O Estado juntos em sabatina e debate

Idealizada como novidade nas eleições de 2016 – e mantida com sucesso em 2018 com candidatos ao governo -, a sabatina dos candidatos a perfeito de São Luís realizada por O Estado ganha em 2020 parceria mais intensa do Imirante.com.

A série Sabatina O Estado/Imirante.com terá início no dia 5 de outubro, e vai até o dia 21 do mesmo mês, sempre das 10h às 11h, com transmissão ao vivo pelo site do jornal O Estado e pelo Imirante.com.

As entrevistas serão mediadas pela jornalista Carla Lima, editora de Política de O Estado, com a participação de jornalistas do Grupo Mirante convidados.

Além disso, o jornal O Estado também se juntará com parceiro num debate a ser coordenado pelo Imirante.com, no dia 20 de outubro, às 20h. A ideia inicial, ainda a ser debatida com partidos e coligações, é que nesse programa haja a participação de oito candidatos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.