Avanço

Rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís apresenta crescimento histórico no Ideb

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica refletem os investimentos feitos pela gestão do prefeito Edivaldo na área ao longo dos últimos anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís apresenta crescimento histórico no Ideb
Rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís apresenta crescimento histórico no Ideb (Escola Municipal)

SÃO LUÍS - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado nesta semana, mostra que a rede municipal de educação da Prefeitura de São Luís garantiu melhorias importantes na área na capital. De acordo com o Ideb 2019, a capital maranhense atingiu a nota 5.1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos). Em 2013, quando o prefeito Edivaldo Holanda Junior assumiu, este índice era de 4,1. Este também é o maior crescimento de São Luís na série histórica do Ideb desde a criação do índice, em 2007 e é resultado dos investimentos do gestor na área.

"Com esse resultado, nós vislumbramos um futuro bem melhor do que o presente, uma vez que, tendo havido um maior crescimento nas séries iniciais, isto significa que, nos próximos anos, esses alunos constituirão os alunos das séries finais, onde chegarão com maior proficiência e, consequentemente, terão um desempenho melhor. É um resultado muito bom e resultado da gestão do prefeito Edivaldo", disse o secretário municipal de Educação, José Cursino Raposo.

Dados sobre estes avanços foram apontados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019), do Ministério da Educação. Os números mostram que a educação pública municipal de São Luís avançou no aprendizado de Língua Portuguesa nos anos iniciais (1º ao 5º anos) e finais (do 6º ao 9 º anos) do Ensino Fundamental. As médias de desempenho do Saeb, com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, compõem o Ideb, que apontou ainda o dado de 3,9 nos anos finais do Ensino Fundamental.

De acordo com os resultados divulgados pelo Saeb 2019, os estudantes da rede pública municipal de ensino de São Luís obtiveram crescimento na proficiência de Língua Portuguesa e Matemática na Escala de Proficiência do Saeb, que varia de 0 a 500. Ou seja, os alunos estão saindo dos anos iniciais com maior nível de aprendizado nas duas disciplinas.

Em Língua Portuguesa a rede municipal de ensino de São Luís saiu de 171,97 pontos em 2013 para 197,75 pontos em 2019, um crescimento de 25,83 pontos. Já em Matemática a pontuação era 181,15 em 2013 e chegou a 206,46 em 2019. O crescimento foi de 25,31 pontos.

Nos anos finais do Ensino Fundamental também houve um crescimento na proficiência em Língua Portuguesa na média da rede. Em 2013 eram de 230,87 pontos. Em 2019 o índice ficou em 242,43 pontos, crescimento de 11,56 pontos. Em Matemática o crescimento foi de 4,66 pontos no mesmo período, passando de 227,61 pontos em 2013 para 232,27 pontos em 2019.

AVANÇOS NA EDUCAÇÃO

Os índices são resultado das políticas públicas implantadas pelo município na área da Educação. Nessa perspectiva, com a elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação (Lei 6001/2015, de 9 de novembro de 2015), foi elaborado um planejamento para a década, com metas e estratégias que centralizam esforços para a melhoria dos indicadores de acesso, permanência e qualidade do ensino, constituindo-se ação estratégica o enfrentamento dos desafios revelados pelas avaliações sistêmicas municipais e nacionais.

Uma das ações da Prefeitura de São Luís diz respeito à implantação do programa Educar Mais baseado na consolidação de uma política pública educacional com foco em cinco pilares desenvolvidos de forma articulada: Sistema de Avaliação, Gestão, Formação Docente Continuada, Melhoria da Infraestrutura e Monitoramento e Acompanhamento do Programa.

Entre os avanços estão a reforma de unidades de ensino que ganharam salas de aula climatizadas. Além das reformas, o programa resultou na implantação do sistema de avaliação, denominado Simae. Através do sistema, a Semed obteve conhecimento científico sobre cada uma das salas de aulas e, individualmente, de cada aluno. A partir da avaliação das 15 habilidades que a criança tem que apreender até os 8 anos de idade, foi possível identificar o que ainda precisa ser melhorado. São habilidades fundamentais para o desenvolvimento da trajetória educacional. A Formação Docente Continuada também é um dos pilares do Educar Mais.

A secretária adjunta de Ensino da Semed, Maria de Jesus Gaspar Leite, frisa que esse crescimento é fruto de um trabalho de gestão feito entre 2013 e 2019, nas áreas de formação, avaliação, investimentos em infraestrutura e alimentação escolar, entre outros. "Inclusive na instituição de um sistema próprio de avaliação implantado na rede (Simae), por meio do qual os professores passam a observar os dados dessa avaliação para replanejar o trabalho pedagógico e melhorar o processo de aprendizagem. A rede de ensino municipal está sempre em movimento e o objetivo é garantir a aprendizagem de todos os estudantes, seguindo as orientações do prefeito e do secretário municipal de Educação", assinala Maria de Jesus Gaspar Leite.

Outras ações na área da educação contribuíram para as melhorias no ensino. Entre elas está a implantação do Sistema de Gestão Escolar - Sistema para Administração e Controle Escolar, com Diário on-line, matrícula on-line e controle escolar.

A valorização dos profissionais do magistério também foi fundamental neste processo. Foram implantados mais de 13 mil direitos estatutários entre progressões (horizontais e verticais), titulações, gratificações e aposentadorias. Além disso, a Prefeitura de São Luís paga piso salarial aos professores acima do nacional.

Também foi realizado concurso público para 822 vagas, entre cargos de docência, administrativo e técnicos, além de cadastro de reserva. Todos os aprovados bem como os candidatos que faziam parte do cadastro de reserva foram convocados, beneficiando os mais de 100 mil alunos que integram a rede municipal de ensino de São Luís.

Entre outras melhorias estão a cobertura integral dos estudantes que necessitam de apoio para seu deslocamento na zona rural por meio do programa de Transporte Escolar e a melhoria na qualidade da merenda escolar, implantando o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Com esse programa, foram incluídos no cardápio frutas, verduras e hortaliças da agricultura familiar. Medidas que garantem a presença dos alunos em sala de aula.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.