COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
O OCEANO de tristezas que a Covid-19 nos traz ganhou mais uma contribuição: levou ontem o venerável Frei Rogério Beltrami, no Sacro Convento do Carmo. Frei Rogério era um homem simples, apesar da imensa sabedoria. Laureado em Física, mestre em Teologia pela Universidade de Jerusalém e Sagradas Escrituras, exorcista, escritor, poeta, fransciscanamente pobre, deixou uma legião de amigos, entre os quais o jovem padre João Dias Rezende Filho, visto acima no primeiro ano de sacerdócio, há 7 anos, tomando a bênção ao seu amado e agora saudoso confessor
O OCEANO de tristezas que a Covid-19 nos traz ganhou mais uma contribuição: levou ontem o venerável Frei Rogério Beltrami, no Sacro Convento do Carmo. Frei Rogério era um homem simples, apesar da imensa sabedoria. Laureado em Física, mestre em Teologia pela Universidade de Jerusalém e Sagradas Escrituras, exorcista, escritor, poeta, fransciscanamente pobre, deixou uma legião de amigos, entre os quais o jovem padre João Dias Rezende Filho, visto acima no primeiro ano de sacerdócio, há 7 anos, tomando a bênção ao seu amado e agora saudoso confessor

Aglomerações
No último fim de semana, inúmeros partidos realizaram convenções partidárias para oficializar os nomes que concorrerão à Prefeitura de São Luís.
Os eventos que deveriam ter sido restritos, por conta da pandemia de Covid-19, registraram inúmeras aglomerações e vários flagrantes de desrespeito às normas sanitárias impostas por meio de decreto no Maranhão.
É bom que os candidatos saibam que eventos considerados de grande porte estão proibidos de ser realizados no estado.

Cenário econômico
A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus foi além da saúde e impactou todas as áreas da vida em sociedade. O cenário econômico, principalmente, foi um dos mais afetados perante as recomendações de distanciamento para a proteção da população.
Com a suspensão de parte das atividades comerciais e das aglomerações, profissionais autônomos e pequenas empresas foram gravemente prejudicados. O
assunto entrará na pauta da próxima edição do FaeneInn, evento online organizado pela Faculdade de Negócios Faene.

Sobre editais
Editais de cultura da Lei Aldir Blanc já podem ser consultados no site da Secretaria de Estado da Cultura.
São sete editais incluindo o do auxílio emergencial, chamado Renda Básica. A solicitação deste último já pode ser feita, por meio link https://auxilio.cultura.ma.gov.br/.
Além do auxílio emergencial, foram lançados os editais Conexão Cultural 3, Oficinas Artísticas, Fomento a Projetos Culturais, Fomento à Literatura, Artesanato e
Projetos Audiovisuais. A previsão é beneficiar cerca de 5 mil artistas.

Processo seletivo
Começaram as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o segundo semestre deste ano.
Ao todo, serão ofertadas cerca de 90 mil bolsas que não foram ocupadas no decorrer do processo seletivo regular.
A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

Processo seletivo 2
O prazo para inscrição termina em 30 de setembro e o estudante interessado deve acessar a página do Prouni na internet.
De acordo com o Ministério da Educação, nesta edição, o prazo de inscrição será único, tanto para candidatos não matriculados na instituição de ensino superior para a qual desejam se inscrever para disputar uma bolsa, como para candidatos já matriculados na mesma instituição para a qual
querem fazer a inscrição.

Salto no ensino médio
O ensino médio teve, em 2019, o maior salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica desde 2005. O Ideb é o principal indicador de qualidade da
educação brasileira. Apesar do avanço, no entanto, a etapa não alcançou a meta prevista para o ano. Os dados do Ideb foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

TRIVIAL VARIADO

A poucos dias da comemoração do Dia de São Francisco – protetor dos animais – , a 4 de outubro, os fiéis terão mais um motivo de alegrar-se com os amigos nos quais podem confiar: a lei será mais dura com quem os maltrata.

De um lado, protetores de animais, ONGs e grupos sociais organizados tendo o valor compaixão como princípio. De outro, os criminosos, pessoas ferozes cuja índole baseia-se na iniquidade.

Está sendo muita aplaudida a aprovação, em sessão remota, pelo Plenário do Senado do projeto de lei para aumentar as penas de quem maltrata cães e gatos, o PL 1.095/2019, aprovado pela Câmara no final do ano passado.

O presidente Jair Bolsonaro tem agora a oportunidade de sancionar a histórica lei, com aumento de 12 meses para um período de dois a cinco anos aos condenados por ferir, mutilar, sequestrar ou matar animais de rua ou domésticos.

Os parlamentares responsáveis pela iniciativa levaram em alta conta a importância do cuidado com os animais, na tentativa de inibir a truculência de pessoas incapazes de viver em sociedade por conta da má índole.

O líder pacifista Mahatma Gandhi foi citado na argumentação do PL: “A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser julgados pela forma como seus animais são tratados”.

Síndicos e responsáveis por condomínios, cuja obsessão chega ao extremo de produzirem campanhas publicitárias dirigidas aos moradores, defendendo
extermínio de cães e gatos por supostamente espalharem doenças, poderão agora responder criminalmente e ir para a cadeira por sua conduta perversa.

Está bem curioso o momento do noticiário da TV. Levando-se apenas em conta as notícias dos últimos dias, algumas posições foram definidas: Ana Maria Braga saiu da Globo e está em vias de acertar com o SBT ou Record; Sandra Annenberg também já se mandou da Globo e assinou com o SBT.

No “Roda Viva”, segunda-feira, respondendo pergunta da Joyce Pascowitch, sobre quem ele levaria para uma televisão, se fosse chamado para assumir a sua direção, o Boni respondeu Daniel Filho. De pronto.

Gal Costa completará 75 anos no dia 26 e a TNT já está anunciando a exibição do “Gal 75”, ao vivo e exclusivo, a partir das 22h, na TV e no YouTube do canal para toda a América Latina. O formato é o mesmo que foi desenvolvido para Caetano Veloso e Gilberto Gil.

DE RELANCE

Valorização do cliente
É cada vez maior a necessidade de conexão em tempo real entre todos. Seja para trabalhar, estudar ou para o lazer é imprescindível ter uma internet de boa
qualidade além da telefonia. E para quem busca esses serviços eis uma novidade: valorizar o cliente é um dos valores da TVN, operadora de Internet WI FI, TVHD, Telefonia e TVN Fibra. E por isso, agora em setembro, Mês do Cliente, a empresa está com a Campanha de Reconexão. Quem já foi cliente e quiser reativar algum serviço poderá fazer isso sem cobrança de taxa e mais facilidades na negociação.

Fichas sujas
O Maranhão possui 658 gestores com 1.338 contas julgadas irregulares, popularmente conhecidas como “fichas sujas”, de acordo com dados o Tribunal de Contas da União (TCU). O número de contas julgadas irregulares é maior que o número de administradores, porque há gestores com mais de uma conta irregular. Trata-se do estado do Brasil com mais administradores ou ex-administradores públicos nesta situação. O segundo colocado é São Paulo, com 599
gestores e 857 contas.

Máscaras na UFMA
Membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de 3º grau no Maranhão receberam das mãos do reitor e de sua equipe uma remessa de 700 máscaras que serão distribuídas aos servidores dos setores que retornaram às atividades presenciais nos campi da Universidade Federal do Maranhão. O reitor
também declarou que 300 testes sorológicos para testagem de covid-19 no Hospital Universitário também foram disponibilizados aos servidores, de modo a garantir a saúde dos colaboradores em atividade presencial na Universidade.

Agências reabertas
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomaram as atividades presenciais em todo o país. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente estão sendo realizados nas agências, incluindo, em alguns casos, a retomada da perícia médica previdenciária, que
ocorrerá apenas em unidades específicas. Pelo menos 600 agências estarão reabertas. O número representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde às maiores agências, ou seja, as que têm maior capacidade de atendimento.

Cheffe House em São Luís
Chegou a São Luís a Cheffe House, um moderno showroom com a pronta entrega de produtos como embalagens para comidas e bebidas; etiquetas, selos e lacres; sacolas e caixas; louças e panelas, produtos para bar, ingredientes para a fabricação de doces, comida japonesa, salgados, sorvetes, além de
fardamentos e maquinários industriais. A loja funciona na Av. Daniel de la Touche, na Cohama, e pertence aos sócios Alex e Graça Caldas e Cristiano Matos, do Grupo Macropack.

O auxílio e os MEIs
A retomada da economia, embora ainda tímida, devido aos baixos percentuais de crescimento, pode ser atribuída, em parte, ao auxílio emergencial concedido pelo governo federal a milhares de microempreendedores individuais (MEI) no Maranhão. Esta é a versão de economistas ao avaliar positivamente a ajuda,
mediada pelo Congresso Nacional, ao elevar dos R$ 200 propostos pelo Planalto para os R$ 600 repassados aos trabalhadores.

Para escrever na pedra:
“Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão”. De Schiller.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.