Estrategia

Para "abafar" polêmica na saúde, Dino centra discurso na educação

Nas últimas aparições, em especial, nas redes sociais, o comunista priorizou a fala acerca dos bons resultados atingidos pelo Estado via Ideb

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(Caros Lula SES)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), utilizou, nas últimas horas, nova estratégia de discurso para tentar "abafar" a recente polêmica envolvendo o secretário de Saúde do Estado, Carlos Lula, que participou de evento político sem o uso de máscara e com aglomeração social no último sábado (12). Nas últimas aparições, em especial, nas redes sociais, o comunista priorizou a fala acerca dos bons resultados atingidos pelo Estado via Ideb.

Na manhã de ontem (16), em postagem em sua conta oficial no Twitter, o governador apenas se manifestou acerca da pauta educacional, sem mencionar o gestor da saúde. Apesar da omissão, Dino foi cobrado em sua própria conta para um parecer público sobre o tema que, até o fechamento desta edição, não ocorreu.

Sobre o Ideb, o governador parabenizou os gestores. Em um vídeo de aproximadamente três minutos, o comunista teceu elogios ao secretário de Educação do Estado, Felipe Camarão. “Nossa educação continua com a curva de crescimento, no que se refere a este indicador da nossa aprendizagem. Parabenizo em especial o secretário Felipe [Camarão]. Cumprimento os nossos estudantes, aos trabalhadores da educação em geral. Estamos no caminho certo, mantivemos a rede estadual como a terceira melhor do Nordeste”, frisou.

A omissão sobre o caso explicita o mal estar causado pelo gestor público da saúde diante de sua aparição em evento político no fim de semana, na cidade maranhense de Coroatá (MA). Na ocasião, Lula -que também é presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) esteve no palco dançando sem respeitar a distância mínima exigida entre pessoas.

A postura defensiva para tratar do caso envolvendo um gestor público da pasta contrasta com o caráter ofensivo dos comentários do governador quando se coloca no debate, por exemplo, de assuntos no âmbito federal. Horas antes de se manifestar acerca do Ideb, Dino citou o “Renda Brasil” e a discussão sobre a criação ou não do benefício.

Para o governador, a criação do benefício tornou-se uma “trapalhada”. Segundo o comunista, o país vive um “exotismo”, ou um presidencialismo sem “presidente”. As citações públicas de Flávio Dino acerca da importância da prevenção contra o coronavírus também estão menos frequentes.

Silêncio se estende à política

Devido aos vários candidatos para a majoritária na capital maranhense que compõem partidos da base do governo, até o momento, o gestor não se posicionou de forma aberta a favor de qualquer um dos pretendentes à chefia do Executivo. De acordo com interlocutores, dependendo do cenário de um eventual segundo turno, o gestor deverá subir ao palanque de quem apresentar mais ligações com o pensamento político do Governo.

Correlata

Carlos Lula diminui aparições nas redes sociais após polêmica

O secretário de Estado da Saúde , Carlos Lula, assim como o titular do Executivo - objetivando um natural esquecimento do tema - diminuiu suas aparições nas redes sociais. Em sua conta no Twitter, por exemplo, Lula trocou os alertas constantes relativos à importância do uso das máscaras pela fala seca e que anuncia apenas a publicação do boletim epidemiológico do coronavírus.

Nos bastidores, não se cogita a troca na pasta. O entendimento de interlocutores do Governo é que o saldo de Carlos Lula a frente da saúde é positivo. Lula vem enfrentando a pandemia mantendo articulação constante com o Governo Federal e postura ativa nas medidas diárias. Foi a partir dele que, de acordo com estudos, o cenário da doença no Maranhão vem regredindo.

Em nota, Lula afirmou que participou de evento de caráter pessoal. E que a retirada da máscara ocorreu apenas em momento específico.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.