Estado Maior

Fatos e história

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

São Luís terá o maior número de candidatos da história das eleições na capital. Até a manhã de ontem, haviam 11 candidatos confirmados – mesmo número registrado em 2012.

No entanto, uma convenção que até então não estava anunciada, mudou o cenário. Entrou para a disputa o Apóstolo Sílvio Antônio, que teve o nome oficializado em convenção do PRTB ontem à tarde.

À coluna, Antônio garante que sua candidatura a prefeito de São Luís existe desde abril deste ano, entretanto, a pandemia do novo coronavírus fez com que ele e o PRTB deixassem o assunto reservado.

Ficou tão reservado, o que não deixa de ser estranho, que somente no último dia do prazo foi que o apóstolo ratificou sua entrada na disputa em São Luís.

Que assim seja, então. Independentemente disso, um fato é curioso em meio ao maior número de candidatos já registrados para a disputa da Prefeitura de São Luís: a ausência da figura feminina no pleito.

Das 12 candidaturas apresentadas ao eleitor, não há uma sequer encabeçada por mulher. Cenário que se repete depois de 12 anos. Em 2008, também não houve uma mulher na disputa majoritária.

Há outro fato mais curioso ainda em relação à história política e eleitoral da capital maranhense.

Em exatos 35 anos [de 1985 a 2020], apenas sete mulheres disputaram uma eleição para o comando do Palácio La Ravardière, sede administrativa do Executivo Municipal.

Tratam-se de Gardênia Gonçalves e Conceição Andrade, eleitas em 1985 e 1992, respectivamente, além de Antônia Sinhorinha, Helena Heluy, Eliziane Gama, Rose Sales e Cláudia Durans, estas, sem êxito.

Webinar
A Associação Nacional de Desembargadores (Andes) realiza hoje, às 17h, o webinar Desafios Atuais do Direito Penal e Processual Penal.

Estão confirmados como participantes, os desembargadores Marcelo Buhatem, presidente da Andes; José Froz Sobrinho, do TJMA, e Kátia Jangutta, do TJRJ, além do ministro do STJ, Sebastião Reis Júnior e do procurador Marcelo Rocha, do MPRJ.

Marcelo Buhatem é quem conduzirá as discussões.

Admitiu culpa
O pré-candidato a prefeito Duarte Júnior utilizou o seu perfil em rede social para fazer um pedido de desculpa em decorrência de aglomeração provocada durante convenção partidária.

Na mensagem, ele disse que as críticas às aglomerações não podem ser ignoradas por quem pretende ser prefeito da capital.

“Assumo a responsabilidade e me desculpo pelo ocorrido”, disse.

Sem posicionamento
Apesar de ter rodado o Maranhão ao lado de Josimar de Maranhãozinho para participar de convenções partidárias, Wellington do Curso ainda não se posicionou sobre a eleição de São Luís.

Em material institucional, o ex-pré-candidato a prefeito afirma que está ouvindo a população para decidir qual candidato apoiar.

Wellington teve candidatura barrada pelo comando municipal do PSDB, que decidiu apoiar Eduardo Braide.

Sem atividades
Senadores da República e deputados federais que integram a bancada maranhense no Congresso Nacional permanecem concentrados nas eleições municipais no estado.

Todos, sem exceção, participaram de convenções partidárias e reuniões com apoiadores nos seus respectivos municípios.

O trabalho regular na Câmara e no Senado, por outro lado, ficou em segundo plano.

Homenagem
A ex-governadora Roseana Sarney homenageou na última terça-feira, em seu perfil no Instagram, quando foi comemorado o Dia Internacional da Democracia, a figura de Leolinda de Figueiredo Daltro.

A homenageada foi fundadora do Partido Republicano Feminino em 1910, no Rio de Janeiro, e teve atuação fundamental para garantir o direito ao voto à mulher brasileira.

“Sua luta pela democracia não deve ser esquecida”, enfatizou Roseana.

DE OLHO

R$ 140 milhões é o valor da obra de prolongamento da Avenida Litorânea.

Ironia
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, endossou nas redes sociais críticas à denúncia de que ele estava sem máscara, aglomerado em uma convenção do PT na cidade de Coroatá, no fim de semana.

No Twitter, o advogado Márcio Endles, que é filiado ao PT, reclamou da cobertura do caso. “Esse VAR da galera contra o Carlos Lula tá demais, parece o VAR contra o Vasco”, reclamou.

Carlos Lula curtiu, dando ainda mais tom de ironia às críticas.

E MAIS

• A FMF discute internamente e trabalha na elaboração de um protocolo para encaminhar à Sedel um pedido de liberação nas praças esportivas maranhenses.

• Esquentou o clima entre o senador Weverton Rocha e o vice-governador Carlos Brandão, ambos interessados na disputa pelo Executivo Estadual em
2022.

• A Assembleia Legislativa segue com protocolo de restrição no acesso ao prédio do Legislativo por causa da pandemia da Covid-19. A imprensa ainda
não voltou à rotina de cobertura da Casa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.