Renda Brasil

Renda Brasil: após fala de Bolsonaro, Guedes disse ver ''barulheira''

Ministro da Economia disse que "cartão vermelho" para quem propusesse o Renda Brasil não foi um recado para ele feito pelo presidente Bolsonaro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Paulo Guedes diz ver “barulheira” sobre o Renda Brasil após fala de Bolsonaro sobre “cartão vermelho”
Paulo Guedes diz ver “barulheira” sobre o Renda Brasil após fala de Bolsonaro sobre “cartão vermelho” (Paulo Guedes )

Brasília

O ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de "barulheira" as discordâncias entre o presidente Jair Bolsonaro e integrantes da equipe econômica sobre meios de financiar o programa social Renda Brasil. O ministro também afirmou que não foi endereçado a ele o "cartão vermelho" citado pelo presidente.

Mais cedo ontem, Bolsonaro disse que "está proibido" dentro do governo falar do programa Renda Brasil. O programa chegou a ser discutido como um substituto do Bolsa Família.

No entanto, propostas de equipe econômica sobre cortes de gastos noutras áreas para financiar o Renda Brasil não agradaram ao presidente. Bolsonaro disse que o Bolsa Família vai continuar.

O presidente também criticou tentativas de se buscar receitas para o Renda Brasil a partir do congelamento de aposentadorias e pensões.

Em entrevista ao site G1, no último domingo, 13, o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, disse que essas medidas eram avaliadas pela equipe econômica. Outra alternativa era reduzir o valor do seguro-desemprego.

Bolsonaro chamou as medidas de "devaneio" e disse que daria um "cartão vermelho" a quem lhe apresentasse essas propostas.

Guedes falou sobre a situação em uma videoconferência sobre reformas e o futuro da economia brasileira após a pandemia.

"Hoje [terça-feira] teve essa barulheira toda. Estamos fazendo conexões de pontos que não estão conectados. São estudos que fazemos, estamos assessorando. Várias simulações e estudos são feitos. Tratamento seletivo da informação distorce tudo", afirmou Guedes.

O ministro disse ainda que conversou com o presidente na manhã desta terça-feira.

'Ilação'

Em sua fala, Guedes lembrou que o Renda Brasil aproveitaria a experiência do auxílio emergencial para continuar fazendo pagamentos a pessoas vulneráveis socialmente acima do valor do Bolsa Família. O auxílio, criado para ajudar trabalhadores durante a pandemia, será pago até o fim do ano.

O ministro disse que o governo estuda maneiras de fazer uma "aterrisagem" após o fim do auxílio emergencial. O termo se refere à necessidade de setores mais vulneráveis continuarem recebendo alguma ajuda pública.

Ele defendeu medidas de desindexação, com as quais o governo poderia fazer que benefícios atualmente pagos não sejam corrigidos, por exemplo, pelo salário mínimo.

Para Guedes, a desindexação deveria ser geral e, segundo ele, é uma "ilação" dizer que atingiria somente os benefícios para os mais pobres.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.