Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Doações de alimentos

Realizada no último domingo, direto do Rio Poty Hotel, a live “Rio Sunset” arrecadou alimentos para o Instituto Antônio Brunno. Durante toda a transmissão, que durou quase três horas, os artistas participantes, comandados pela dupla sertaneja Fernando e Franco, fizeram apelos para que as pessoas que assistiam de casa praticassem a solidariedade. Após a live a dupla se reuniu com amigos para jantar no Cabana do Sol.

A PRÓXIMA quarta-feira, a live semanal da Faculdade Florence, o “Florence Orante”, Canal Florescer, receberá o médico psiquiatra Ruy Palhano, para tratar do tema “Saúde mental e pandemia”. O convidado conversará com a mediadora da ação, secretária acadêmica Sandra Pinto, a respeito da importância de manter hábitos que permitam à mente manter a estabilidade em meio a esse momento desafiador. A live terá início às 12h e será transmitida por meio do Instagram da Florence: @florence_superior.
A PRÓXIMA quarta-feira, a live semanal da Faculdade Florence, o “Florence Orante”, Canal Florescer, receberá o médico psiquiatra Ruy Palhano, para tratar do tema “Saúde mental e pandemia”. O convidado conversará com a mediadora da ação, secretária acadêmica Sandra Pinto, a respeito da importância de manter hábitos que permitam à mente manter a estabilidade em meio a esse momento desafiador. A live terá início às 12h e será transmitida por meio do Instagram da Florence: @florence_superior.

Manguel em Lisboa
“Nas cerimônias de casamento na Argentina é costume dizer-se ao pai da noiva: ‘Não vais perder uma filha, vais ganhar um filho’. Hoje digo a mim mesmo: ‘Não vais perder uma biblioteca, vais ganhar uma cidade mágica. Obrigado”.
Foi com essas palavras que o escritor e bibliófilo argentino-canadense Alberto Manguel terminou o seu discurso na cerimônia de assinatura do protocolo de cessão e criação, em Lisboa, do Centro de Estudos da História da Leitura (CEHL), realizado no último sábado, na Feira do Livro da capital portuguesa.
Se por mais nada valesse assistir à cerimônia do acordo da doação do acervo de 40 mil obras desta biblioteca à cidade de Lisboa, onde Manguel passará a viver e a dirigir o CEHL – que terá acesso público no Palacete dos Marqueses de Pombal, na Rua das Janelas Verdes –, já teria valido pela cara de felicidade do escritor e bibliófilo de 72 anos.

Medalha Gullar
A Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política vai criar a medalha do mérito “Ferreira Gullar”. O anúncio foi feito pelo seu presidente, professor e advogado João Batista Ericeira, por ocasião da palestra realizada por Rossini Corrêa em alusão ao 90º aniversário de nascimento do nosso grande poeta e crítico literário, autor de “Poema Sujo”, considerada a “Canção do Exílio” pós-moderna.
Rossini evocou a importância de Gullar para as letras maranhenses e brasileiras. Seguiram-se os depoimentos da filha Luciana de Aragão Ferreira Gullar, das netas, de Joãozinho Ribeiro, Jhonatan Almada e de Miguel Conde, seu biógrafo.
Ao encerrar o evento, o presidente João Ericeira disse que Gullar não apenas reinventou o nome, a vida também, ao se descobrir poeta, artesão das palavras, sintetizando-a: “por que ela não basta é preciso reinventá-la pela arte, em que se fez exímio, nas modalidades plásticas, na pintura, e acima de tudo, na poesia e na prosa”.
A criação da medalha “Ferreira Gullar”, segundo Ericeira, visa incentivar as artes e preparar o seu centenário de nascimento pela Academia Maranhense de Cultura Jurídica, Social e Política.

Eneva & Fiema
Um encontro importante para a Fiema foi registrado na manhã de ontem, quando a diretoria da entidade recebeu, na Casa da Indústria Albano Franco, a visita do diretor-executivo de Relações Institucionais da Eneva Brasil.
Damian Popolo, que estava acompanhado da especialista em Relações Institucionais e Políticas Públicas, Aline Louise, e do analista de Políticas Públicas, Fernando Otaviano veio fazer o alinhamento institucional com a Fiema, visando o fortalecimento industrial do Maranhão e a sinergia entre os atores, que promovem um ambiente de relacionamento de negócios favorável, como a apresentação do projeto de micro geração distribuída e apoio ao programa Avança Maranhão.
Ressalte-se ainda que a Eneva – companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos – é uma das mantenedoras do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão (PDF-MA), gerido pela Federação.
A reunião contou também com a presença dos diretores da Fiema, Celso Gonçalo, Fernando Renner e Benedito Mendes.

TRIVIAL VARIADO

O Senado aprovou, esta semana, o projeto que cria o cadastro nacional de condenados por estupro. O texto aguarda sanção presidencial. No Maranhão, mais de 4 mil perfis já foram cadastrados.

A proposta é que o cadastro contenha características físicas, impressões digitais, perfil genético DNA, fotos e endereço residencial dos condenados.

São Luís está marcando 35 graus na sombra. É o período de transição entre a estação seca e a chuvosa, que deve começar a partir de outubro.

Motivo de polêmica nacional, muito explorada em especial pela oposição, a alta do preço do arroz já tem uma estratégia do Governo Federal. A ministra da Agricultura e Abastecimento, Tereza Cristina, detalhou as medidas do governo para normalizar a oferta e os preços do arroz.

O Tribunal de Contas da União arquivou a denúncia de que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub teria utilizado recursos públicos para deslocamentos de Brasília até sua residência em São Paulo quando ocupava o Ministério da Educação.

Para muitos empresários do setor de entretenimento, é uma incoerência do governo estadual manter fechados cinemas, teatros, estádios e proibir festas. É que o secretário de Saúde foi visto em aglomerações políticas.

O Tribunal de Justiça do Estado, por meio da Diretoria de Recursos Humanos, distribuiu, no dia 9 de setembro, blusas da Campanha Setembro Amarelo, com o slogan “Escolha Viver”, para a comunidade no terminal da Beira Mar, destinadas à prevenção do suicídio.

A ação foi organizada pela diretora de Recursos Humanos, Danielle Mesquita, pela coordenadora de Acompanhamento de Desenvolvimento na Carreira, Rita Nóvoa e pela chefe da Divisão Psicossocial, Joseana Lima.

Hoje é dia de festejar um amigo muito especial: o engenheiro e construtor Clorisval Gomes Pereira, que está mudando de idade. Ele que já passou da contagem dos oitenta anos, continua firme e forte no trabalho, dando consultoria na área de construção e outros projetos similares a algumas prefeituras maranhenses. Como é do grupo de risco, transferiu a comemoração para o próximo ano.

DE RELANCE

Um bom caráter
O sucesso não subiu à cabeça do ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que credita os êxitos do seu ministério ao presidente Jair Bolsonaro: “Primeiro, quem eu era antes do presidente Jair Bolsonaro? Ninguém. Então o presidente Bolsonaro apostou em mim, me deu condições de trabalhar. O Presidente me deu condições de trabalhar, de montar um time técnico”, avalia o ministro mais popular do governo.

Um bom caráter 2
Comandando o ministério responsável pelas grandes obras no País, Tarcísio de Freitas, falando ao Morning Show da Rádio Jovem Pan News, explicou a razão do sucesso: “primeiro, a coragem do presidente Bolsonaro, que fez este rompimento entregando a pasta da Infraestrutura uma gestão técnica. Rompimento com dificuldades. Se fosse qualquer outro candidato eleito, nós não teríamos essa condução extremamente técnica na Infraestrutura. Segundo, eu devo à minha equipe técnica. Isso nos dá liberdade para tomar as decisões corretas e para muitas vezes dizer não”.

Um bom caráter 3
Diferente do comportamento de outros ministros que saíram do governo atirando e fazendo denúncias contra o Presidente que neles confiou, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas dá um recado animador: “Gosto de ser técnico, gosto de trabalhar com os técnicos, gosto de fazer estrutura. Nós temos muito o que entregar ainda, e estamos focados nos nossos projetos”.

Tony Gordon no Quintalão
Dono de uma ótima voz e considerado uma referência atual do jazz, Tony Gordon estará de volta ao Bistrô Quintalão de quinta-feira até sábado, com três shows para celebrar os dois anos de um dos restaurantes mais badalados da Península da Ponta D´Areia. Para as três apresentações do vencedor do programa The Voice Brasil, foi preparado um cardápio especial para os apreciadores da combinação entre a boa música e a boa gastronomia.

Aposentadoria de Celso de Mello
Com sérios problemas de saúde, o ministro Celso de Mello, o mais antigo integrante do Supremo Tribunal Federal, completa 75 anos no dia 31 de outubro, e automaticamente deixa o STF. Nomeado pelo presidente José Sarney em 1989 para o cargo, foi indicado por seu padrinho, o saudoso jurista Saulo Ramos, que antes de morrer, fez a mais dura crítica ao afilhado, chamando-o em seu livro de memórias, O Código da Vida (pág. 170), de “juiz de m…”.

Collor e o CDC
Antes do Código de Defesa do Consumidor (CDC), as relações de consumo eram um caso de polícia. A afirmação é do senador Fernando Collor, que há 30 anos, quando ocupava a cadeira de presidente da República, sancionou a lei do CDC. Outros senadores também comemoraram o legado do código, agora “trintão”, criado para proteger consumidores de abusos de empresas.

Em Imperatriz
Em Imperatriz, o projeto Reciclar e Recriar será aberto ao público por meio de uma exposição de artesanato e arrecadação de sacolas plásticas. A ação é realizada pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) em parceria com o Shopping Imperial, e seguirá até dia 19 de setembro, na Praça de Eventos. Na exposição, os socioeducandos apresentam à sociedade obras na linha do artesanato, pintura e móveis, com diversas técnicas que valorizam a diversidade de cores, com criatividade e inovação.

Correios em greve. Você notou?
Nesta quinta-feira completará um mês a greve dos empregados dos Correios sem previsão de término. As partes aguardam o julgamento da ação do dissídio, marcada para 21 de setembro. O Sindicato reivindica, dentre outros benefícios que custam R$ 600 milhões à empresa, o “vale-peru” anual de R$ 1 mil. Os Correios têm uma folha salarial de R$ 12 bilhões.

Para escrever na pedra:
“A natureza lhe dá o rosto que você tem aos 20. A vida lhe desenha o rosto dos 30. Mas, aos 50, é você quem decide o rosto que quer ter”. De Coco Chanel, única estilista presente na lista das cem pessoas mais importantes da história do século XX

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.