Pandemia

Covid-19 fez avanços globais de saúde recuarem décadas

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a pobreza extrema no mundo aumentou 7% e a cobertura de vacinas de rotina está caindo para níveis vistos pela última vez nos anos 1990

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Nível de pobreza aumentou no mundo com a pandemia da Covid-19
Nível de pobreza aumentou no mundo com a pandemia da Covid-19 (pobreza aumento / covid-19)

LONDRES - Os efeitos secundários da pandemia de coronavírus detiveram e reverteram os avanços globais de saúde, fazendo-os regredirem 25 anos e expondo milhões de pessoas ao risco de doenças mortais e da pobreza, alertou um relatório da Fundação Bill & Melinda Gates nesta terça-feira.

Por causa da Covid-19, a pobreza extrema aumentou 7%, e a cobertura de vacinas de rotina - uma boa medida indireta para avaliar como os sistemas de saúde estão funcionando - está caindo para níveis vistos pela última vez nos anos 1990, segundo o relatório.

“É um revés enorme”, disse Bill Gates, copresidente da entidade e filantropo e financiador destacado de saúde e desenvolvimento globais, em uma entrevista coletiva a respeito das conclusões do documento.
O relatório, que monitora o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) de reduzir a pobreza e melhorar a saúde, descobriu que no último ano o mundo regrediu em quase todos os indicadores.

ém da queda no índice de imunizações de rotina, que o relatório disse ter “feito o mundo regredir cerca de 25 anos em 25 semanas”, os níveis ascendentes de pobreza e o dano econômico da pandemia estão reforçando as desigualdades.

O relatório revelou que a pandemia tem um impacto desproporcional em mulheres, comunidades de minoria racial e étnica e em pessoas que vivem na pobreza extrema.

“Depois de 20 anos consecutivos de declínio da pobreza extrema, agora vemos uma reversão”, disse Mark Suzman, executivo-chefe da Fundação Gates, em uma entrevista à Reuters. “Vimos quase 40 milhões de pessoas serem arrastadas de volta à pobreza extrema. Isso é bem mais de 1 milhão por semana desde a chegada do vírus”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.