Por pouco

Ação preventiva evitou o repasse de R$ 17 milhões ao MA de forma irregular, aponta CGU

Recursos iram "cair" na conta de 57 municípios para a promoção da conservação, recuperação e uso racional dos recursos hídricos.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Cancelamento do repasse se deu após recomendações da CGU à Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental
Cancelamento do repasse se deu após recomendações da CGU à Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (CGU)

Levantamento feito pela CGU (Controladoria Geral da União) apontou que R$ 17 milhões por pouco não foram repassados a 57 municípios maranhenses de forma irregular. De acordo com o órgão, o cancelamento do repasse se deu após recomendações da CGU à Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental – gestora do Programa Nacional de Recursos Hídricos –, atualmente vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

A auditoria da CGU verificou direcionamento na celebração dos contratos com as cidades do Maranhão, além de ineficácia de tais contratos de repasse para a promoção da conservação, recuperação e uso racional dos recursos hídricos.

De acordo com as apurações da CGU, a escolha dos locais de intervenção da política pública se assentou em bases equivocadas, bem como o diagnóstico ambiental realizado a partir dos perímetros municipais revelou-se sem utilidade alguma para as políticas públicas de desenvolvimento social e de meio ambiente, saneamento e recursos hídricos.

Estas e outras informações mais detalhadas serão repassadas em coletiva a ser realizada nesta terça-feira (15), às 9h30, na sede da CGU na Avenida dos Holandeses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.