Eleições 2020

Em convenção, PSB oficializa candidatura de Bira do Pindaré à Prefeitura de São Luís

Socialista também apresentaram a candidata a vice-prefeita de chapa de Pindaré, a jornalista e professora Letícia Cardoso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Bira do Pindaré teve o nome oficializado em convenção, na tarde do sábado, 12
Bira do Pindaré teve o nome oficializado em convenção, na tarde do sábado, 12 (Bira do Pindaré)

São Luís - O PSB oficializou, no sábado, 12, o nome do deputado federal Bira do Pindaré a prefeito de São Luís. O socialista anunciou o nome de sua companheira de chapa. A professora do curso de Comunicação social da UFMA, Letícia Cardoso, como candidata a vice-prefeita na chapa de Bira.

Com o slogan “É mais São Luís! É outra história!”, a convenção do PSB respeitou todas as normas de saúde pública orientadas pela Organização Mundial de Saúde, mantendo o distanciamento social, aferição de temperatura, com todos presentes utilizando máscaras e álcool em gel disponível para todos.

Por conta da Pandemia da Covid-19, o evento aconteceu de forma virtual pelo Facebook e Youtube do partido, com link disponível no site do PSB São Luís - https://www.psbsaoluis.org.br/ e presencialmente no Espaço Orienta, Rua das Laranjeiras, Jardim Renascença.

O PSB também homologou, respeitando as paridades e as minorias, a candidatura de 40 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal. São 62% pretos e pretas, 30% mulheres, 5% LGBTQI+ que formam a chapa socialista e sonham em construir uma outra história em São Luís.

Sobre Leticia Carodoso, a candidata a vice-prefeita é militante dos movimentos sociais com forte atuação junto a cultura, a comunicação e na defesa de causas ligadas aos direitos humanos, feminismo e às minorias sociais. E ainda coureira do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, casada, mãe de um menino de 5 anos e está com 8 meses de gestação do segundo filho.

Lembranças

A festa da democracia terminou com as palavras muito emocionadas do Bira lembrando sua origem humilde e a chegada a São Luís aos dois anos de idade para morar na periferia. Seu primeiro endereço foi na Rua da Cerâmica, no bairro do João Paulo.

Ele agradeceu ao presidente estadual do PSB, Luciano Leitoa, pelo apoio dado em sua jornada política e na candidatura a prefeito de São Luís; o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, que afirmou que a candidatura do maranhense é uma prioridade; e todos e todas que trilham esse caminho com ele. Dentre outros, a Letícia Cardoso; a mãe dele, Helena Almeida; a esposa, Leide Sousa; e todos os pré-candidatos/as a vereador/a e lideranças comunitárias, sociais e sindicais;

Bira afirmou que sua candidatura é diferente das outras pois conhece a realidade do povo de perto, das dificuldades reais do dia-a-dia, a realidade de quem estudou em escola pública e utiliza o transporte público. “São Luís nunca teve um prefeito que saiu da periferia, que carrega as tradições do povo africano. Essa é a chance de ter”, destacou o socialista.

Por fim, ressaltou que seu objetivo como prefeito é fazer São Luís uma cidade mais humana, bela e justa. Garantiu que vai continuar fazendo campanha como sempre fez, com o pé no chão e caminhando pelas ruas e avenidas de São Luís. “Nossa campanha não é de filho, de neto, nem de Júnior. Nossa luta é do povo da periferia, dos movimentos sociais, do povo negro, das minorias. Dessa vez vou caminhar mais de 300km, do mesmo jeito de sempre, de porta em porta, com o carro de som pedindo humildemente o voto da consciência e do coração de cada um”, destacou Bira.

PLANO DE GOVERNO

O Plano de Governo da candidatura de Bira a prefeito de São Luís é fruto de uma construção coletiva e das reuniões virtuais e presenciais do Movimento ‘Pense São Luís’. Os 40 compromissos surgiram de todos os setores da sociedade e de todas as comunidades de São Luís.

O Plano de governo apresenta os programas: Escola Plena, Saúde Digna, Rua Digna Municipal, Passe Livre, Bilhete Único Integral, Ciclovias, Renda Mínima Municipal, Nossa Linda Juventude, Economia Solidária, Ceasa na Zona Rural, Feira Digna, Terminal de Integração na Área o Itaqui-Bacanga, Turismo Comunitário, Casa Digna, Arte Por Toda Parte, Esporte no Bairro, Qualificação Profissional, Programa Ganha Tempo, Parcerias Público-Comunitárias, Coleta Seletiva, Hospital Público Veterinário, Vidas Negras Importam, Combate à Corrupção e Plano Diretor que respeite o meio ambiente.

Mais

CANDIDATOS/AS A VEREADOR/A PELO PSB:

Bernardo Silva, Carlos Fragoso, Carlos Peixeiro, Didi Mourão, Dr. Zarcov Damasceno, Emílio Azevedo, Frazão Oliveira, Gerlandia, Giovana Cutrim, Glauce, Gregório Guimarães, Guilhon Filho, Jacqueline Leite, Jaime Durans, Jeovar, Jonas da Pesca, Josias Chumbinho, Lika Guterres, Luso, Manoel Henrique, Maria do Sá Viana, Marlon Botão, Nane da Feira, Nega, Nelson Andrade, Ozeas Santos , Professor Paulo Irapuã, Prof. Henrique Martins, Professora Cláudia Oliveira, Professora Eva, Rafael Silva, Regina Vila Lobão, Renata Pearce, Romulo Candeira Fernandes, Roosevelt Morais Jr, Silvio Cruz, Soeiro Vila Luizão, Sourak Borralho, Sousa Ferreira, Vitoria.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.