Festa e foco!

Moto celebra 83 anos com "festa virtual" e de olho em decisão

Clube preparou um show com várias atrações e vai transmiti-lo pela internet, enquanto o time se prepara para enfrentar o São José

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Jogadores do Moto segue se preparando para pegar o São José
Jogadores do Moto segue se preparando para pegar o São José (GLEISINHO MOTO CLUB )

SÃO LUÍS - O Moto Club comemora 83 anos neste domingo,13, e a diretoria do clube preparou um show com várias atrações e vai transmiti-lo pela internet. O evento virtual pode ser acompanhado pelo canal do Moto Club no YouTube e também será retransmitido pela TV Guará, canal 23.A live começa às 17h do domingo e vai contar com a apresentação do jornalista e radialista Danilo Quixaba. A atriz Cíntia Pessoa participa do evento como repórter. Mesmo em clima de festa, o time segue focado para enfrentar o São José, nesta segunda-feira, 21, pela 2ª partida das semifinais do Estadual.

O técnico Dejair Ferreira, o preparador físico multicampeão Fábio Nogueira e uma torcedora símbolo do clube, que nos últimos anos também passou a integrar o quadro de funcionários, Dona Xuxa, também vão participar do evento. Ao longo da transmissão, o torcedor vai participar de sorteios de brindes oficiais do clube. E o clube vai começar a vender em sua loja física, na Galeria do Empreendedor, no centro de São Luís, o “Ingresso Comemorativo” referente aos 83 anos do clube.

Como o Moto não pode vender ingressos para o acesso do torcedor aos estádios durante esta pandemia, o clube disponibiliza esta peça que fica de recordação para o torcedor. Por apenas R$ 20, o motense garante mais esta peça para sua coleção rubro-negra.

História

O Moto Club de São Luís foi fundado na casa de número 486 da Rua da Paz, centro de São Luís, aonde muito tempo residiu César Alexandre Aboud, no dia 13 de setembro de 1937, com o nome de Ciclo Moto. O objetivo era participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto, foi no futebol que o Moto Club alcançou grande notoriedade. Em 1939 foi inaugurado o Estádio Santa Isabel, em homenagem a fábrica do industrial César Aboud. Com seu próprio estádio, pois o clube foi o único time do estado a ter um, conseguiu seus primeiros títulos e de forma incrível, pois foram sete títulos seguidos, os estaduais de 1944 a 1950, lembrados até hoje por seus torcedores da época, se tornando o único heptacampeão clássico do estado. Mas em 1972 o estádio foi demolido e em seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.

O apelido “Papão do Norte" surgiu em 1948, quando o Moto conquistou a Copa dos Campeões do Norte e venceu, em Belém, o Paysandu e o Fortaleza, ganhando assim o título. Há uma segunda versão que faz referência à 1946, quando o Rubro-Negro cedeu basicamente toda a base da seleção maranhense que chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções. Por causa desse fato, os jornais já se referiam ao clube pelo apelido de Papão do Norte. Note-se que até a década de 60 o Estado do Maranhão fazia parte da então região geográfica do Meio Norte.

O Escudo é o principal símbolo do Moto. Ele foi criado no formato de um brasão com o interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Papão se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futebol de Salão, entre outras.

Quando foi fundado em 13 de setembro de 1937, o uniforme adotado pelo Moto tinha cores branca e verde. Com a criação do departamento de futebol, em 1939, o time passou a adotar o uniforme com listras horizontais vermelhas e pretas. O uniforme reserva já foi branco com listra vermelha e preta verticais no lado esquerdo do peito e branco com listras horizontais vermelha e preta no centro. Atualmente, o uniforme n° 2 do Papão é todo branco com gola vermelha e listras nos ombros vermelha e preta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.